Alavanque os seus estudos!

sábado, 28 de julho de 2018

8 formas para você se concentrar na hora de estudar

Todo estudante que está prestes a fazer uma prova importante, sabe da necessidade de estar bem afiado nos estudos, não é mesmo? Por outro lado, existe a dificuldade de concentração onde todos se perguntam, como se concentrar na hora de estudar?

Essa é uma questão que tem um peso muito grande na hora de fazer uma prova, afinal, sem estudo não existe chance de passar. Se você é dessas pessoas que deixa de estudar quando a luz de notificação do smartphone acende, está no lugar certo.

Está com dificuldades para encontrar a melhor forma de estudar? Então conheça 8 formas para você se concentrar na hora de estudar. Aprenda a manter o contato ideal com o material de estudo e esteja realmente preparado, confira!

A importância da concentração na hora de estudar

Você está em busca de passar em um vestibular, concurso público ou mesmo em uma prova de proficiência que irá garantir um trabalho no exterior? Então você vai precisar de estudo e mais estudo, afinal, todas são provas complexas, não é mesmo?

A maioria dos estudantes apresentam dificuldades quando o assunto é se concentrar na hora de estudar. Um dos fatores que mais influencia nesse momento é sem dúvidas, a tecnologia.

Para muitos especialistas, a tecnologia é o maior empecilho para quem busca se empenhar nos estudos. Em contrapartida, quando utilizamos a tecnologia em benefício dos estudos como um aplicativo de memorização ou ferramenta de organização, aí sim é vantagem para quem estuda.

Portanto, faça diferente. Desligue tudo o que pode dispersar sua atenção, pois, você até pode passar o dia inteiro estudando, mas se não tiver concentrado é o mesmo que olhar para uma página em branco o dia todo.

Fizemos um apanhado com 8 formas eficientes de se concentrar nos estudos, tudo para proporcionar a atenção que o estudo merece e mais ainda, te ajudar a ir bem nas provas e concursos que pretende prestar, confira!


1 – Tenha seu momento de lazer antes de começar os estudos


Sabe quando você acabou de começar os estudos e já dá aquela vontade de ver as novidades nas redes sociais ou atualizar o noticiário da manhã? A verdade é que essas coisas podem ser mais estimulantes que enfiar a cara nos livros antes de tudo, não é mesmo?

Experimente então, tirar alguns minutos antes de começar a estudar, exemplo: uns 15 minutos. Nesse tempo você dá uma checada nas redes sociais, e-mails, notícias, revistas online e onde mais você sentir necessidade de ter aquele momento de lazer.

Essa simples artimanha pode, por incrível que pareça, saciar momentaneamente sua necessidade e agitação. Mas cuidado para não transformar esses 15 minutos em uma hora, por exemplo, você precisa estar focado é nos estudos. Assim que acabar esse tempo, coloque como meta estudar pelo menos uma matéria.

2 – Estipule o tempo de estudo em blocos

Sabia que não adianta nada seguir o exemplo de alguns estudantes que dizem conseguir estudar por 12 horas seguidas? Além de não aproveitar o conteúdo do estudo, certamente a exaustão vai aparecer e o estudo pode ficar maçante.

Sem contar que estudar por tanto tempo assim cansa muito o cérebro e chegará um momento em que você não estará retendo mais informação nenhuma.

O indicado é dividir o tempo de estudo em pequenas frações ou blocos de 30 a 40 minutos. Dessa forma, você consegue se concentrar na hora de estudar, não se cansa, sacia momentos de lazer e realmente absorve todo o conhecimento necessário para passar na prova.


3 – Faça utilização de palavras-chave


Uma técnica que você pode colocar em prática para reforçar a divisão do tempo de estudo, é dividir também o conteúdo a ser estudado. Assim, quando for fazer os resumos, evite criar frases inteiras ou mesmo parágrafos, pois você acaba se dispersando.

O ideal é trabalhar em cima de palavras-chave, pois dessa maneira você se sente estimulado a pensar em todo o contexto daquela palavra. Você trabalha o cérebro, o mantém ocupado e fica protegido contra distrações.

Uma boa ideia para organizar tudo isso é preparar mapas mentais com um verdadeiro brainstorming de tudo o que você está estudando.


4 – De que forma você aprende melhor?


Você já parou para pensar em qual é a melhor forma de estudo para você? Você se dá melhor com estímulos visuais ou com a memorização nos estudos? Já experimentou estudar por meio de áudio das aulas vistas?

É importante conhecer seu perfil mental e adequar o estudo para essa determinada característica. Nesse momento é válido criar mapas visuais do material estudado, gravar uma aula dada por você e escutá-la depois, assistir vídeos explicativos no YouTube, podcasts, etc.
Tudo que fizer para facilitar seu aprendizado é importante para se concentrar na hora de estudar.


5 – Pratique ao invés de apenas ler


Saber a teoria sobre aquilo que estuda é muito importante, mas não é a única coisa que você deve focar. Isso porque, quanto mais tempo você passar em cima dos livros sem praticar esse conhecimento mais desmotivado você pode ficar.

O recomendado é tornar o estudo mais dinâmico, ou seja, aprenda de forma geral o conteúdo e já parta para a resolução de exercícios. Assim, você encurta o tempo de leitura, que é uma das partes mais maçantes do estudo e pratica de verdade.

O resultado é que você acaba por fixar as teorias e conceitos baseados nos erros que cometer e isso torna a experiência mais educativa e dinâmica.


6 – Retorne ao conteúdo recém aprendido

Conforme progredir com o estudo, faça pequenas anotações dos principais pontos sobre o que acabou de ler. Seja um rascunho ou mesmo uma gravação de voz onde você identifica os pontos mais relevantes.

A cada meia-hora crie esse material de apoio, você vai perceber o ganho na produtividade nos estudos, menos riscos de dispersão e melhor fixação do conteúdo. Ao final do expediente de estudos, retome cada um dos pontos marcados e perceba que está mais por dentro do que estudou.


7 – Se programe e cumpra seus horários

O que acontece com muitos estudantes que não conseguem se concentrar na hora de estudar, é não ter uma programação a ser seguida. Dessa forma, o estudo acaba se perdendo por não seguir uma orientação adequada.

Elabore um planejamento de estudos onde você vai estipular as matérias que serão abordadas e o tempo que vai levar em cada uma. Seja um fiscal para você mesmo e procure cumprir cada uma das metas estipuladas para o dia de estudo.

Para estimular seus estudos crie um checklist onde você irá riscar cada uma das atividades finalizadas, isso gera uma sensação de conclusão e realização, que pode ser muito positivo para o quadro geral dos seus estudos.


8 – Mantenha a ansiedade na coleira

Essa é uma das maiores vilãs na hora de estudar, mas existem técnicas para evitar que isso aconteça com você. Você já pensou em utilizar cronogramas e agendas para priorizar cada uma de suas tarefas?

Um ponto negativo que acompanha a ansiedade e a desmotivação é não conseguir elencar as prioridades no estudo. Quando você coloca tudo em ordem, você consegue visualizar o que precisa ser feito. Assim fica mais fácil manter o foco e alcançar suas principais metas.

Esperamos ter mostrado algumas formas eficazes de aplicar aos estudos, para que assim você consiga se concentrar na hora de estudar. Afinal de contas, é necessário estar realmente presente na hora de estudar e isso exige concentração total.

Fonte: canaldoensino.com.br

 Precisando de ajuda para organizar seus estudos? 
Como o Aprimora Coaching pode te ajudar? 
- Organização; 
- Planejamento; 
- Cumprimento de metas; 
- Fixação de cronograma completo com teoria, revisão, questões; 
- Motivação; 
- Autoconhecimento; 
- Controle da Ansiedade. 

Informações: contato@aprimoracoaching.com
                  Chat: www.aprimoraonline.com.br
      Whatsapp: bit.ly/falecomaprimora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis