Alavanque os seus estudos!

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

7 dicas para evitar a procrastinação

O costume de sempre deixar as coisas para depois pode ser um grande inimigo para os bons resultados dos estudos. Aqui estão dicas para reduzir os seus danos.
Você é do tipo que enrola o máximo que pode para iniciar alguma atividade? Tem um termo que resume bem esse perfil: procrastinação. A palavra é estranha, não dá para negar, mas o costume de sempre deixar as coisas para depois pode ser um grande inimigo de bons resultados nos estudos.

Se a tendência de postergar tarefas faz parte da sua rotina, fique tranquilo: há sempre como mudar os hábitos. Basta querer e ter força de vontade. Para facilitar essa mudança, conheça sete dicas para evitar a procrastinação.

1. Dividir as tarefas em pequenos períodos de tempo

O conteúdo todo de um trabalho acadêmico, por exemplo, pode representar um esforço sem fim, mas qual a necessidade de executar tudo de uma só vez? Se você não deixou para a última hora, ainda existe a possibilidade de dividir as tarefas em pequenos períodos de tempo.

Se você dedicar uma hora do seu dia para parte do conteúdo e tentar concluí-lo em outro horário, irá perceber que a atividade nem é tão pesada assim e que poderia ter liquidado as obrigações de estudos há um bom tempo.

2. Elimine as distrações convidativas

São grandes as chances de perder “o fio da meada” quando você decide parar alguma atividade para papear nas redes sociais ou ver aquele vídeo que seu amigo te enviou. Enquanto estiver fazendo um trabalho da faculdade ou estudando para a prova, o ideal é tirar o celular de perto e fechar Facebook e Instagram.

3. Encontre alguém para te incentivar

Muitos estudantes sentem-se desmotivados em estudar ou produzir trabalhos da faculdade sem que alguém o esteja “vigiando”.

Em outras palavras: chame um amigo para te incentivar com as tarefas acadêmicas. Quando o foco é dividido com outra pessoa, a procrastinação nem costuma “dar as caras”.

4. Dê uma recompensa a si mesmo

Nada como um prêmio de incentivo. Determinar uma recompensa para si mesmo pode ser uma estratégia interessante para evitar a procrastinação.

5. Foque no bem-estar ao concluir a tarefa

É impagável a sensação de missão cumprida ao finalizar uma atividade. Uma dica para vencer a procrastinação é focar no bem-estar que você vai desfrutar ao ver que seu trabalho está concluído.

6. Pense no futuro para poupar correria

Quando bater aquela vontade de deixar as coisas para depois, pense no futuro e como será corrido (e sofrido) fazer um trabalho durante a madrugada para entregar nas primeiras horas da manhã, por exemplo.

7. Mude o ambiente para ‘enganar’ a rotina

Algo simples e que tem chances de funcionar muito bem: mudar o ambiente de estudo pode dar mais ânimo para executar as tarefas. Trocar a mesa de lugar ou estudar na cozinha são alguns exemplos.

Fonte:universia

 Precisando de ajuda para organizar seus estudos? 
Como o Aprimora Coaching pode te ajudar? 
- Organização; 
- Planejamento; 
- Cumprimento de metas; 
- Fixação de cronograma completo com teoria, revisão, questões; 
- Motivação; 
- Autoconhecimento; 
- Controle da Ansiedade. 

Informações: contato@aprimoracoaching.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis