
O nível de atenção varia de pessoa para pessoa, mas esta é uma habilidade que pode ser estimulada por todos com exercícios para o cérebro.
6 dicas para manter o foco
Confira abaixo dicas de exercícios rápidos e práticos para estimular o equilíbrio e controle dos pensamentos, fortalecendo e maximizando sua capacidade de manter o foco:
Planeje seu dia
O planejamento é sempre o primeiro passo para qualquer atividade: liste todos os afazeres para que suas ações sejam bem norteadas no decorrer do dia.
Embora realizar várias tarefas ao mesmo passe a impressão de bom aproveitamento do tempo, o ideal é se dedicar a uma tarefa por vez. Esta atitude aumenta o nível de qualidade das atividades, e permite que cada tarefa seja finalizada mais rapidamente.
Inicie por nível de complexidade
Comece suas atividades pelas as mais difíceis e complexas, que exigem maior esforço e energia, e se livre rapidamente das preocupações maiores. Essa é uma estratégia que beneficia diretamente seu equilíbrio emocional, evitando que você fique estressado, ansioso e desgastado.
Defina horários para questões pessoais
É essencial equilibrar os compromissos profissionais e pessoais. Isso porque sua vida é composta por carreira, família, amigos, saúde, bem estar, entre outros aspectos. Considerando que a maior parte do dia é tomada pelo trabalho, estabeleça horários específicos para cuidar de sua vida pessoal: agendar o médico, pagar contas, checar e-mails, etc.
Lembre-se de seu objetivo
O dia a dia costuma ser tão corrido que é comum se esquecer do propósito e do sentido das atividades realizadas. Não se deixe cair no piloto automático, e sempre reflita sobre suas metas e objetivos para que não perca o foco.
Faça pausas para respirar
A moderação é sempre a medida certa para atingir um estado de desempenho pleno em qualquer atividade. Trabalhar muitas horas seguidas não significa ser produtivo, pelo contrário: você ficará desgastado, cansado, e o nível desempenho cairá substancialmente.
Lembre-se de que quantidade não é qualidade. Faça pequenas pausas a cada duas horas de trabalho, permitindo-se cinco minutos de dispersão e relaxamento. Durante o período de duas horas de trabalho, esteja totalmente focado.
Ouça na essência
É comum se perder em pensamentos sobre as pendências e problemas. Entretanto, a divagação pode fazer com que você perca importantes momentos de interação e deixe de vivenciar o momento presente.
Sempre ouça e respeite o que o outro está falando, disponibilizando-se integralmente aos relacionamentos. Deixe o celular de lado, olhe nos olhos e se interesse pela história do outro. Isso é estar focado no aqui e agora.
Fonte: ibccoaching.com.br
Como o Aprimora Coaching pode te ajudar?
- Organização;
- Planejamento;
- Cumprimento de metas;
- Fixação de cronograma completo com teoria, revisão, questões;
- Motivação;
- Autoconhecimento;
- Controle da Ansiedade.
Informações: contato@aprimoracoaching.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)