Coaching para Concursos e OAB

terça-feira, 15 de março de 2016

Saiba como é aplicado o coaching para concursos


Olá Pessoal!
Vou postar aqui, na íntegra, a entrevista que dei ao Blog da Folha Dirigida sobre o Coaching.

A matéria que foi ao ar na última quinta feira continha um resumo do que eu disse. Aqui embaixo vcs poderão ler tudinho! ;)

1) Explique um pouco a atividade do Coaching para concursos (o que é, o que faz, funções do coach).
O Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento humano. Através dele ajudamos pessoas a alcançarem objetivos, sejam eles quais forem. No mundo dos concursos sua aplicação vai muito além da aprovação em si, como muitos pensam. Ela é importante? Sem dúvida, e é nosso objetivo final. Contudo, antes de chegarmos ao topo precisamos vencer outros obstáculos.

A grande maioria dos concurseiros procura o processo de Coaching para adquirir disciplina, organizar os estudos, criar um método, estabelecer foco e o principal pedido: estabelecer um cronograma de estudos. Ocorre que muitas vezes seus principais obstáculos são resultado de um emocional fraco. Desta forma, muitos precisam, juntamente com as técnicas de estudo, da aplicação de técnicas de Coaching para diminuir a ansiedade, melhorar a autoestima, vencer o desânimo, preguiça e em alguns casos, inclusive, a depressão. Não se trata de um trabalho motivacional apenas, mas principalmente de descoberta e autoconhecimento.


2) Há um tipo específico de candidato que procura esse serviço? Ou a procura é geral?
Não há um padrão, tenho Coachees que estão iniciando a preparação para concursos e outros que estão estudando há alguns anos sem obter resultados satisfatórios e não conseguem identificar suas dificuldades. Muitos estudam, estudam e mesmo assim não conseguem ver evolução nas provas.

3) Como coach, como você realiza o planejamento estratégico de estudo (o que avalia no candidato, o que leva em consideração para fazer o plano de treinamento)?
No momento de elaborar o planejamento estratégico levo em consideração a rotina, histórico e perfil do concurseiro. Aplico um simulado para observar o rendimento individual em cada matéria que será cobrada em seu concurso para conseguir entender e visualizar os pontos que precisamos dar maior atenção durante o período inicial do Coaching. Novos simulados são aplicados no decorrer do Coaching para que seja possível perceber a evolução e fazermos as modificações necessárias nos estudos.

É importante ressaltar que cada Coachee é único, cada um possui uma realidade e dificuldade, por isso o planejamento de estudos também o é. No momento de eleger a carga horária diária de estudo observo, por exemplo, quantas horas o Coachee já estuda normalmente, pois de nada adianta ele ter 8 horas disponíveis, mas render apenas 3 horas e eu montar um cronograma de 8 horas. A carga horária deve ser aumentada gradativamente para que não haja frustração por descumprimento de metas. Costumo dizer que um planejamento viável é muito mais importante do que um com uma carga horária grande. A qualidade sempre é mais importante do que a quantidade.

4) Como funciona a disponibilidade do coach (o serviço tem data e hora marcada ou isso é flexível)?

Inicialmente temos uma entrevista pelo Skype com o objetivo de conhecer o Coachee, sua rotina de estudos, analisar seu perfil, verificar material de estudo, explicar a metodologia e começar a traçar as metas.

Após, nosso atendimento segue através do Whatsapp individualizado. O contato com o Coach é ilimitado, o Coachee pode mandar mensagem quantas vezes quiser e a qualquer dia. Temos um horário específico para respostas, que não ultrapassa 24h. A grande maioria das conversas acontecem por áudio, o que torna o coach e Coachee muito mais próximos e facilita o acompanhamento emocional e da rotina de estudos.

5) Qual o custo aproximado?
Varia. Temos planos mensais, trimestrais, semestrais e anuais.

6) O Coaching pode ser individual ou em grupo? Quais as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um?
Ele pode ser individual ou em grupo. No Coaching Aprovação prezamos pela individualidade dos nossos Coachees. Assim, todo o nosso atendimento é individualizado, focado nas necessidades e realidade de cada um. Contudo, temos também, de forma complementar, grupos no Facebook aonde postamos recados gerais, exercícios de Coaching, vídeos exclusivos e os Coachees podem interagir entre si e com o Coach.

7) Na era digital, há muitos adeptos do Coaching pela internet? Qual a proporção entre o treinamento online e presencial?
Atualmente o meu Coaching é 100% online, o que é vantajoso pois me possibilita a ajudar mais pessoas porque não tenho o limite territorial. Tenho Coachees do Pará e Rio Grande do Sul, por exemplo.
Mas em breve lançaremos presencial no RJ.

8) Além da orientação, o coach oferece ferramentas/material de apoio? Quais?
Utilizo ferramentas de Coaching e PNL (Programação Neurolinguística) para trabalhar o emocional de cada um. Já na área de estudos, oriento o Coachee quanto a materiais que podem ser utilizados nos estudos, específicos para seu concurso e cargo.

9) Atende via WhatsApp e e-mail? Com que frequência?
Nosso atendimento por WhatsApp é ilimitado. O Coachee pode mandar mensagem quantas vezes quiser e a qualquer dia diretamente para o Coach. As respostas são enviadas em horário comercial e não ultrapassam 24h. A grande maioria das mensagens são através de áudio, o que torna o Coach e Coachee muito mais próximos e facilita o acompanhamento emocional e da rotina de estudos. Muitas vezes, se estamos online e o Coachee envia-nos uma pergunta respondemos imediatamente e permanece uma conversa em tempo real.

10) Pode-se enxergar a relação entre coach e candidato como uma parceria? Os dois podem criar uma amizade, como alunos com professores?
Sim, a parceria e sintonia entre Coach e Coachee é extremamente importante para a evolução do processo. Quanto mais à vontade o Coachee se sentir mais conseguiremos explorar suas dificuldades, pois ele estará mais aberto a expor suas limitações.

11) O quando o fator emocional é tratado no Coaching? Qual a importância disso e como é trabalhado?
Em nosso Coaching trabalhamos tanto o lado emocional, quanto as técnicas de estudos. Acreditamos que de nada adianta um concurseiro saber como estudar, possui bons materiais, mas não ter equilíbrio emocional. Desta forma, trabalhamos a inteligência emocional de cada Coachee individualmente, de acordo com a necessidade de cada um com técnicas de Coaching e PNL (Programação Neurolinguística). Comparando o concurseiro a um maratonista: de nada adianta o atleta se preparar fisicamente com afinco para a prova e deixar de lado a preparação emocional. Se seu emocional não estiver forte, pode colocar tudo a perder.

12) A procura por esse serviço é grande? Há fila de espera?
Sim, a procura está grande e temos filas de espera para até 1 mês.

13) Que tipo de profissional pode ser coach? É preciso uma formação específica?
Qualquer pessoa pode se tornar um Coach, para isso é preciso passar por um curso de formação em Coaching e ter vocação para ajudar pessoas, acima de tudo. 
Para atuar na área de concurso é importante que o Coach conheça o mundo dos concursos, as necessidades dos concurseiros e, no caso de conjugar com o Mentoring (auxiliando também com técnicas de estudo), que tenha experiência e conhecimento suficiente para adaptar as técnicas de estudo a cada perfil de estudante. Não há, por exemplo, a necessidade de ser servidor ou aprovado, o Coach precisa ter domínio sobre as técnicas e especificidades de aprendizagem, por que  cada Coachee deve ser tratado de uma forma única, não há como generalizar, os métodos de estudos devem ser aplicados de acordo com o perfil de cada um. O fato de alguém ter sido aprovado demonstra apenas que ele descobriu a melhor forma para ele estudar, mas não garante, por si só, que saberá moldar a metodologia e técnica a cada perfil de concurseiro.

14) Quando o objetivo principal é alcançado (passar no concurso), o aluno tende a largar o Coaching, certo? Ou existe uma fase antes disse que o candidato pode ‘receber alta’ e seguir sozinho nos estudos?
O processo de Coaching tem como objetivo auxiliar na evolução do Coachee para que ele atinja seu objetivo, que no caso do concurso é a aprovação. Ele não necessariamente dura até a aprovação. Há Coachees, por exemplo, que em 3 meses conseguimos ajuda-los a atingir o equilíbrio emocional e a ensiná-los a como estudar, organizar-se. Assim, ele pode encerrar o processo do Coaching antes de ser aprovado, pois agora pode trilhar sozinho o seu caminho até a aprovação. Outros já precisam de um tempo maior de acompanhamento de por exemplo 1 ano. O período depende muito do histórico e das particularidades de cada um.

15) O que você sente ao ver pessoas conseguirem alcançar seus objetivos com sua ajuda?
A sensação é maravilhosa! Fico radiante! Sinto como se a aprovação fosse minha. Nesse momento é que a vocação do Coach fica mais evidente. Ajudar as pessoas a conquistar seus objetivos é uma sensação indescritível. Mas acima de tudo é importante ressaltar que a vitória é mérito principalmente do Coachee, pois se ele não tivesse se esforçado, seguido as instruções, vencido seus obstáculos, desafios e superado suas metas o meu trabalho teria sido em vão.




 Precisando de ajuda para organizar seus estudos? 
Como o Aprimora Coaching pode te ajudar? 
- Organização; 
- Planejamento; 
- Cumprimento de metas; 
- Fixação de cronograma completo com teoria, revisão, questões; 
- Motivação; 
- Autoconhecimento; 
- Controle da Ansiedade. 

Informações: contato@aprimoracoaching.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis