Coaching para Concursos e OAB

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Como manter o ritmo de estudos com as festas de fim de ano

Vai chegando final de ano e os concurseiros já começam a querer diminuir os estudos. Muitos já estão cansados da rotina pesada de estudos durante o ano ou até mesmo por conta das comemorações de final de ano, que são muitas.

Acontece que a cada dia que você deixa de estudar mais difícil se torna readquirir o ritmo de estudos. É impressionante, segundo estudos, nosso cérebro leva aproximadamente 21 dias para se adaptar a rotina de estudos, mas basta 1 diazinho sem estudar que o rendimento no dia seguinte já não é o mesmo. Por isso, é importante que você não pare.

Sei que nessa época muitos recebem visitas de parentes, a família está de férias, a casa fica mais cheia que o normal e parece que tudo te direciona a parar de estudar, dar uma pausa. Mas vamos ser racionais? São 15 dias aproximadamente de festas, incluindo semana de natal e ano novo, isso sem contar nos concurseiros que no início de Dezembro já pararam de estudar e se contentam a começar a planejar o novo ano. Será que você realmente pode se dar a esse luxo?

Há diversas situações a serem consideradas, eu sei. Vou tentar aqui abordar algumas, mas o meu objetivo principal é motivar vocês a serem resilientes e não se darem por vencidos diante das adversidades.


Para concurseiros com edital aberto ou prestes a ser publicado, você tem um motivo mais do que perfeito para não perder o ritmo. Sua prova está ai, batendo na sua porta e você vai deixar essa oportunidade passar? São 15 dias! Imagine se a data da prova fosse publicada e, posteriormente, o edital retificado antecipando a prova em 15 dias. Você ficaria bem chateado né? Ficaria pensando o quanto poderia se dedicar e aproveitar esses 15 dias. Então porque você quer se “presentear” com 15 dias de recesso?

Caso esteja muito difícil conciliar os estudos, festas, família em casa, compra de presentes etc, indico que ao menos a revisão e as questões você não deixe de fazer. Você não estará evoluindo nos temas do edital, mas estará consolidando o conhecimento já adquirido e isso será muito benéfico para quando você regressar com a sua carga horária normal de estudos. Se mesmo assim estiver pesado, foque seus esforços em revisar. A maioria dos concurseiros não costuma fazer revisão e esse é um ótimo momento de inicia-la. Encare como se fosse uma retrospectiva dos seus estudos de 2015.

Para você que está focado, mantendo seus estudos, parabéns. De toda forma, acho importante que tenha um período de confraternização com a família. Muitos acham que não podem participar da comemoração de natal e ano novo para ficar estudando. Na verdade, não é bem assim, você não pode parar de estudar completamente, mas um pouco de lazer é super importante para que você relaxe e volte até com mais gás para os estudos. De nada adianta estudar sofrendo por que gostaria de estar com a família e estar com a família pensando que deveria estar estudando. Entregue-se de cabeça ao momento. Isso diminuirá a pressão e ansiedade.

Então, dia 24 estude na parte da manhã, mesmo que uma revisão rápida. Dia 25 almoce com a família, ria, se divirta, aproveite e no final da tarde continue revisando mais um pouco. O mesmo no dia 31, estude durante o dia, afinal os eventos são à noite, e no dia 1° estude mais no final da tarde, de forma mais leve, revisando por exemplo aquela matéria que você gosta. Você perceberá como os dias seguintes serão de menos pressão e você ficará feliz com sua postura perante às festa. Terá sua confiança aumentada e não perderá o ritmo. Tudo na vida é questão de moderação! Se você se levar sempre ao extremo, seja aproveitando demais ou estudando demais, seu corpo e mente sentirão os efeitos danosos e isso será revertido em sintomas como ansiedade, autocobrança, insatisfação, triste. Tudo aquilo que precisamos evitar ao máximo.

E, Deborah, como faço com aqueles parentes que adoram perguntar se já passei, contar que o primo da amiga da vizinha já passou em 3 e eu ainda não passei em nenhum? Sinceramente, ignore. Sei que dói, incomoda, principalmente porque isso reflete diretamente na cobrança que você mesmo se impõe, nas dúvidas que você tem. Contudo, no final das contas, o que importa mesmo, é o que você está fazendo hoje para que amanhã você esteja mais próximo da realização do seu sonho. Quando você sabe que vem fazendo um bom trabalho, se dedicando e dando o seu melhor, esses comentários passam a te afetar menos. E muitas vezes, nem todos que fazem esse tipo de pergunta querem realmente te alfinetar, as vezes estão apenas realmente tentando se aproximar de você e mostrar preocupação. Eu sei que não são todos, mas releve, com um sorriso no rosto e tranquilidade de que você vem dando o seu melhor. E se você não estiver dando o seu melhor? E se esses comentários te afetam porque realmente você não está estudando da maneira que deveria? Encare como um incentivo para mudar o que precisa ser alterado.


Feliz Natal e um 2016 repleto de realizações!!


Precisando de ajuda para organizar seus estudos?
Como o Coaching Aprovação pode te ajudar?
- Organização;
- Planejamento;
- Cumprimento de metas;
- Fixação de cronograma completo com teoria, revisão, questões;
- Motivação;
- Autoconhecimento;
- Controle da Ansiedade.

Informações: coachingaprovacao@gmail.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis