Coaching para Concursos e OAB

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Falando Sério - Por Lia Salgado

Tenho pensado muito sobre as dificuldades dos concurseiros. Antigamente, o que mais aparecia eram dificuldades na compreensão das matérias, falta de dinheiro, falta de tempo. Ultimamente, tenho percebido um fato novo: a quantidade de pessoas que simplesmente não consegue estudar. Perdem-se na hora de acordar ou passam horas se “atualizando nas redes sociais”, ou passeando pela Internet à procura de materiais e são “fisgadas” por vídeos motivacionais e cursos com técnicas infalíveis. Enganam-se que estão envolvidas com o estudo, mas na verdade estão apenas perdendo um tempo precioso, que fará muita falta quando o edital sair (e na hora da prova).

O que dizer? O que dizer? O que pode tocar profundamente alguém que deseja ser aprovado, mas não se move verdadeiramente para que isso aconteça?

Eu sei que muitas vezes você até acha que está estudando o que pode. Eu estou sendo exigente. Estou mesmo. Mas o mundo também é. Milhares de pessoas vão fazer a mesma prova que você. E muitas delas se prepararam a sério.


Sabe? Talvez seja cedo para você. Quem sabe você ainda seja muito jovem e não esteja tão convencido(a) de que o concurso público seja a melhor opção de trabalho. Talvez você tenha uma condição de vida estável e não precise muito – isso não é problema algum. Talvez ainda seja suficiente um emprego aqui e outro ali, com salário razoável, se você não tem grandes necessidades financeiras por enquanto. Ok. Então, talvez seja melhor abandonar mesmo o projeto e curtir a vida. Estou falando sério. É mais coerente do que viver se culpando, se cobrando porque acha que deveria estar estudando. Mais tarde, se for o caso, você volta. As portas estarão sempre abertas.

Mas se você não tem alternativa financeira, não tem família que dê suporte ou tem clareza de que esta é uma excelente escolha para a sua vida profissional e realmente deseja trabalhar com a segurança de um bom salário, e ainda assim não consegue aproveitar integralmente o número de horas de que dispõe para estudar sem distrações, alguma coisa séria precisa ser feita. Agora.

Há soluções criativas que podem ajudar você a cumprir os horários. Por exemplo, se você tivesse um emprego, não estaria lá na hora certa? O estudo é o seu emprego no momento. Outra opção é marcar com algum amigo(a) para estudar na biblioteca. O compromisso com alguém também ajuda a sermos mais responsáveis. E, como essas, há diversas alternativas para que você se comprometa. Mas você precisa querer.

E não estamos falando apenas de concurso público. Isso serve para qualquer projeto de vida, dos menores aos grandiosos.

Acreditar que as coisas vão se resolver por um passe de mágica ou sorte é não ter os pés no chão.

Conheço muitas histórias de pessoas que venceram superando obstáculos inimagináveis. Em todas elas havia uma característica em comum: as pessoas batalharam incansavelmente, mesmo que em alguns momentos a situação fosse desesperadora. Tentaram um caminho, outro e outro, até conseguirem. Essas são as pessoas que vencem, que superam, que constroem histórias de vida que gostamos de ouvir. Elas não são mais fortes, mais capazes ou melhores do que você. Apenas, sabiam que precisavam se dedicar para conquistar o que desejavam. E foram até o fim.

Muita gente gostaria de ser um servidor público, ter um bom salário, segurança, qualidade de vida. Alguns, quando ouvem falar da quantidade de matérias a serem estudadas, nem tentam. Você resolveu iniciar o projeto. Mas está mesmo investindo a sua vida nele?

Por: Lia Salagado - http://www.liasalgado.com.br/


Precisando de ajuda para organizar seus estudos?
Como o Coaching Aprovação pode te ajudar?
- Organização;
- Planejamento;
- Cumprimento de metas;
- Fixação de cronograma completo com teoria, revisão, questões;
- Motivação;
- Autoconhecimento;
- Controle da Ansiedade.

Informações: coachingaprovacao@gmail.com







Um comentário:

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis