Coaching para Concursos e OAB

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Como distribuir as matérias durante a semana de estudo?

É consenso que uma preparação produtiva para concursos públicos requer o planejamento da rotina e um quadro de horários com a indicação das matérias a serem estudadas a cada período. Mas parece que, quando chega a hora de distribuir as disciplinas, o candidato se sente perdido, e isso emperra todo o processo. Talvez por isso a gente receba tantos pedidos de organização de quadro de estudo.

A tarefa de distribuição de matérias não é tão complicada, mas alguns cuidados devem ser observados. De modo geral, se você está só estudando, as disciplinas serão vistas pela manhã e à tarde. Se você também trabalha, o estudo deve ficar para o turno da noite. O estudo no fim de semana depende de alguns fatores (aulas, por exemplo) e deve ser decidido caso a caso.

Veja a seguir pontos importantes a serem considerados:

1 - Quantos períodos de estudo você tem na semana?
Se for manhã e tarde, por exemplo, seriam 10 (2ª a 6ª) mais 2 no sábado. Se for somente a noite, temos 5 (2ª a 6ª) mais 2 ou 3 no fim de semana, conforme a possibilidade e empenho do candidato.

2 - Quantas disciplinas você precisa estudar no momento?
Isso varia se o candidato está estudando somente as básicas (sem edital) ou também específicas (perto de algum edital). E também se altera conforme a preparação vai avançando.

3 - São mais períodos de estudo ou mais matérias?
O primeiro caso é ótimo, porque você pode "dobrar" alguma disciplina e, desta forma, estudar aquela mais difícil ou mais longa em dois períodos, deixando todas no mesmo nível de conhecimento.

O segundo caso também é fácil de resolver: a distribuição vai considerar os períodos de duas semanas. Com isso, você deve cair no caso 1 (sobrar períodos) e vai poder "dobrar" uma ou mais matérias.

4 – Colocar uma matéria em cada período de estudo?
Aqui vale o cuidado de colocar as matérias que o candidato considera mais difíceis nos melhores dias e horários da semana. Isso torna a tarefa mais leve. E, sempre que possível, alternar matérias de exatas (matemática e estatística, por exemplo), com as de linguística (português e direito, entre outras).

5 – Quando fazer ajustes?
O quadro de horários deve ser reexaminado a cada fim de mês, levando em conta a necessidade de inclusão ou exclusão de disciplinas, ajustes de horários e outros fatores. Essa atualização é essencial para que você mantenha a qualidade do estudo.

Observações finais:

a) Mesmo que o número de disciplinas e períodos de estudo seja o mesmo, se houver muita disparidade entre as matérias (algumas muito complexas ou muito longas), é interessante usar o recurso de considerar duas semanas, para poder fazer uma distribuição desigual: mais tempo para as mais longas, mais complexas ou que valerão mais pontos na prova.

b) Se você estiver frequentando um curso presencial, é provável que comece a ter aulas de algumas disciplinas e só quando as primeiras forem concluídas as outras matérias serão iniciadas. Se é esta a sua situação, aproveite para estudar muito bem cada matéria, assim que começarem as aulas, porque haverá mais tempo disponível e menos disciplinas.

Dessa forma, quando acabar o conteúdo no curso, você já terá adquirido bom conhecimento da matéria. Isso vai permitir que você diminua o tempo dedicado àquelas disciplinas na semana para incluir as novas na sua programação. Mas é preciso continuar estudando todas, até a aprovação, para não esquecer o que já tinha sido estudado.

c) A parte mais importante do planejamento é o refinamento final – pode ser que ainda falte algum período na semana para encaixar uma disciplina. A solução é criar mais um período de estudo – um turno na manhã de domingo, uma ou mais noites para quem só estudava manhã e tarde (3ª e 5ª, por exemplo). Sempre com cuidado para não invadir horário de sono e não criar uma rotina impossível de ser suportada.

Tudo isso dá algum trabalho, mas a cada novo mês se torna mais simples executá-lo. E é muito bacana olhar o quadro e perceber que o estudo está bem organizado, com todas as matérias incluídas de forma equilibrada. Depois é só cumprir.

Fonte: Lia Salgado - G1.
 
 
 

2 comentários:

  1. Gostei muito e parabéns Deboral Cal!

    ResponderExcluir
  2. Alguma sugestão para OAB, tenho disponibilidade a noite seg a sexta e fds integral.
    Adorei seu blog, vou visitar sempre:)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis