Coaching para Concursos e OAB

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Os Concursos Mais Promissores da Área Jurídica em 2015

O Judiciário brasileiro está sufocado com inúmeras demandas. São juízes que acumulam duas a três varas judiciais, carência de pessoal de apoio e estrutura precária nos órgãos de primeira instância. Embora o Novo Código de Processo Civil esteja prestes a ser aprovado em caráter final no Senado Federal, acredito que suas transformações podem apagar um incêndio, mas não reformar um prédio.

Com o novo “CPC”, o número de recursos vai diminuir e os juízes de primeiro grau estarão mais vinculados às decisões de segundo grau, numa dinâmica que se alimenta da inspiração do precedente, típica de sistemas estrangeiros da “Common Law”, como ocorre nos EUA. Isto vai trazer mais celeridade aos processos, mais não resolve o problema atual. Por isso, aposto em muitos concursos da esfera judicial, tanto para técnicos, analistas, oficiais de justiça ou magistrados.

O preparo para cargos de nível médio é baseado na perfeição de acertos. Conta menos a profundidade das questões, mas sim a capacidade de o candidato saber toda a lei seca que cai no concurso. Recomendo um estudo por meio de manuais de Direito, que devem ser acompanhados com a leitura repetida dos diplomas legais. Para saber se vai passar na prova, o candidato não deve economizar no estudo prático: pode escolher questões de concursos passados e tentar acertar tudo. Quanto mais próximo dos 100% de aproveitamento, mais chances de passar.

Já nas provas que exigem curso superior, uma leitura de vários autores em cada disciplina é necessária. Para o cargo de juiz, ainda é necessário um grande conhecimento jurisprudencial, posicionamento de tribunais superiores e do próprio tribunal almejado e o treinamento de elaboração de sentença.

Outra aposta forte é a Defensoria Pública, que vergonhosamente ainda se encontra desaparelhada por todo o Brasil. Esta carreira deve abrir muitas oportunidades nos diversos estados da Federação. Neste caso, o foco dos candidatos deve ser o que mais é exigido no trabalho desta instituição, o conhecimento de Direito de Família, Direitos Reais, Direito Penal, Direito Processual Civil e Direito Processual Penal.

Agora, basta escolher o cargo e iniciar os estudos.

Fonte: Blog do QC Concursos - Por Fernando Bentes, diretor do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis