Coaching para Concursos e OAB

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Depoimento do Aprovado: Danielle Torres (Advogada do BNDES)

1- Nome:
Danielle Portes Torres

2- Área de formação
Direito

3- Cargo em que foi aprovado
Advogada do BNDES

4- Já havia sido aprovado anteriormente? Em que concurso?
Sim. Enquanto cursava a faculdade, passei para técnico administrativo do BNDES.
Após formada, fui passando para alguns concursos de nível superior (Petrobras, CEF, INPI, dentre outros), mas sem ter sido efetivamente convocada já que todos eram concursos para formação de cadastro de reserva.

5- Quanto tempo demorou a ser nomeado?
O concurso foi homologado em junho e em setembro já fui contratada.

6- O que sentiu ao saber da aprovação?
Sensação de alívio e de “dever cumprido”.

7- Pretende continuar estudando para concursos? Para qual cargo?
Não.

8- Há quanto tempo estudava para concursos?
Levei quase 3 anos após formada. Porém, acho que apenas mais para o final estava  efetivamente estudando para concurso, com foco. No início apenas assistia aulas (presenciais e virtuais) mas não tinha disciplina de resolução de questões, leitura complementar de informativos e revisão de conteúdo.

9- Quantas horas por dia dedicava aos estudos?
Por trabalhar e estudar, apenas de noite me dedicava aos estudos, porém sem desrespeitar meus limites e prezando pelo sono.Quando saiu o edital que realmente me interessava, passei a aproveitar também os finais de semana com bastante intensidade. Antes usava apenas algumas horas do
final de semana para assistir aulas.

10- Tinha dedicação exclusiva?
Não. Cumpria jornada de trabalho até às 18h, de segunda a sexta.

11- Fez planejamento de estudos?
Apenas quando saiu o edital. Antes da prova, pude tirar 30 dias de férias e fiz um quadro de planejamento com as matérias que deveriam ser estudadas.
Ao final do dia, programava um determinado número de questões (objetivas e discursivas) que deveriam ser resolvidas antes de finalizar o dia de estudos.

12- Estudava quantas matérias por dia?
No máximo 3. Porém acabava revisando muitas matérias quando fazia e refazia provas antigas da mesma banca examinadora.

13- Fez cursinho? Online ou Presencial?

Ambos.

14- Fazia turma intensiva ou regular?
Cheguei a fazer uma turma regular, mas o aproveitamento foi baixo. Apenas algumas matérias proporcionaram um bom conhecimento.
A turma intensiva, quando os professores realmente estudam a banca, vale mais a pena, salvo se o candidato tiver um certo déficit de formação ou está parado há um bom tempo.

15- Estudava por mapas mentais ou resumos? Eram elaborados por você?
Sempre gostei de fazer resumos, mas o tempo não deixava. Poucas vezes acabei fazendo.

16- Qual foi sua maior dificuldade durante o período de preparação?
Adquirir disciplina e rotina de estudos.

17- Passou por períodos de desânimo? Se sim, o que fazia para retomar os estudos?
Muitas vezes acabamos nos questionando se realmente estamos no caminho certo. Acredito que seja normal passar por tais momentos. O errado é parar de estudar. Tem que se manter perseverante, sem pensar em causas e consequências. Estudar como se fosse um “remédio”.

18- Chegou a pensar em desistir?
Não

19- Tinha o apoio de sua família e amigos?
Sempre tive total apoio da família, amigos, namorado e colegas de trabalho. Isso é fundamental. Porém, o candidato tem que ter muito cuidado para não se abalar com certos  comentários. Muitas vezes nos deparamos com pessoas (inclusive familiares e amigos) que não compreendem os sacrifícios exigidos na preparação para um concurso público. São pessoas que acreditam que basta ler uma apostilinha de banca de jornal, se inscrever e fazer a prova que “já está dentro”. Na maioria do casos nem é maldade, é ignorância mesmo. Muitos não tem a mínima noção do que realmente é um concurso público.
A preparação psicológica é tão importante quanto a intelectual!

20- Costumava sair aos finais de semana?Sim, mas apenas para cinemas, restaurantes, festinha de amigos. Raramente eram noitadas e shows.

21- Praticava exercícios físicos?
Não. Acreditava que não tinha tempo para isso e que se acordasse mais cedo para praticar exercícios estaria diminuindo meu sono e me desgastando. Hoje vejo que foi uma bobagem. Tratava-se apenas de falta de vontade mesmo.
Uma rotina de exercícios físicos 3 vezes na semana é algo que faz bem para o corpo e para a mente. Mas acredito que deve haver um equilíbrio, afinal a prioridade no momento é outra (passar!).

22- Usava as redes sociais no período pós edital?
Sim! Os fóruns sempre foram muito úteis, desde a fase de estudo até o pós-prova (sobretudo quando se necessita fazer recursos contra gabaritos equivocados). Acabei conhecendo pessoas bem legais em grupos de aprovados também.

23- O que costumava fazer no dia anterior à prova?
Nunca tive um ritual específico, mas sempre é bom sair para um passeio agradável, distrair um pouco a mente após já ter deixado todos os documentos e objetos organizados.

24- Arrepende-se de algo que fez ou deixou de fazer durante sua preparação?

Tenho uma ponta de arrependimento de não ter sido disciplinada desde o início, não ter estabelecido uma rotina de estudos em casa. Isso é extremamente fundamental! Porém, acredito que tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito para Deus. Os planos Dele podem não ser como os nossos, mas com certeza são os melhores!

25- Deixe um recado aos concurseiros

A análise da banca com a resolução de questões anteriores é uma dica super importante! Faça e refaça questões! Aos poucos você consegue captar as pegadinhas e verdadeiros objetivos de cada questão. Fica tudo mais claro a partir disso! A preparação para concursos é um caminho com altos e baixos. Se o resultado de uma prova te decepcionou, no dia seguinte erga a cabeça e retome os estudos. Não há
tempo para lamúrias. Perseverança sempre!


Um comentário:

  1. Ola dra.

    Se possível, gostaria que disponibilizasse a bibliografia que vc utilizou/recomenda...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis