Coaching para Concursos e OAB

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Como economizar sem prejudicar a qualidade de sua preparação para concursos


Quem não sonha com uma boa remuneração atrelada à estabilidade financeira? A certeza de que até sua aposentadoria aquele valor está garantido leva um número cada vez maior de pessoas a se preparar para concursos públicos. A questão é como fazer isso sem gastar muito dinheiro, mas com a qualidade necessária para a aprovação.

Para auxiliar aqueles que estão se planejando os concursos públicos de 2015, preparei uma série de dicas com o objetivo de escutar com muita economia!

1. Saber o que quer ajuda (e muito!) a economizar tempo e dinheiro
Provavelmente você já deve ter definido que você quer mesmo é ser funcionário público. Tudo bem, mas qual é o cargo dos seus sonhos? Ou, pelo menos, qual é o concurso para o qual possui maiores chances de passar? É fundamental que se tome essa decisão o quanto antes, pois o concursando que não sabe muito bem qual concurso quer prestar, tende a perder muito tempo e dinheiro comprando material, apostilas e pagando inscrições de concursos para os quais nem se preparou bem. Assim, o primeiro passo para um planejamento é definir qual será o seu foco em 2015. Você já possui uma boa base e agora vai se dedicar para um tipo de concurso específico? Então identifique suas fraquezas e carências e veja o que é necessário para supri-las.

Agora, se o seu caso é daquele que irá iniciar seus estudos em 2015, então comece devagar. Saiba que precisará estudar as matérias do concurso que escolher, antes mesmo de sair o edital, para chegar na prova com boas chances de passar. Por conta disso é importante ter o quanto antes o objetivo traçado (é policial que quer ser? Ou é um técnico judiciário?), pois sabendo qual será o seu concurso, você poderá escolher desde já qual turma ou apostila te atende melhor, não gastando dinheiro, por exemplo, com turmas regulares muito longas que possuem disciplinas que nem caem na sua prova.


2. Com cuidado e atenção, a internet pode ser uma grande aliada
Hoje em dia possuímos muitos blogs de concursandos e professores com conteúdo atualizado, de qualidade e inteiramente gratuito! Veja com quem já está se preparando há mais tempo e veja quais são os melhores para a área de seu concurso. Esses sites costumam fornecer dicas em posts e vídeos com os temas mais atuais e tudo de graça. Sem falar em algumas promoções e descontos especiais. Dessa forma você vai conseguir se manter atualizado e estudar sem gastar nada, mas é preciso disciplina! A tentação de abrir várias abas é grande.


3. Economizando na preparação online e presencial

Cursos online geram menos gastos, seja com transporte, alimentação e tempo, costumando ser mais baratos que os respectivos presenciais. Se você possui a disciplina necessária, pode ser uma boa pedida se preparar com cursos na modalidade à distância. Fique antenado para as promoções que os cursos costumam fazer em datas comemorativas, como as de finais-de-ano. Você pode economizar muito dinheiro aqui!

Os cursos presenciais, quando já lançado o edital, tem por costume promover aulões gratuitos beneficentes. Normalmente eles convidam os principais professores para dar aquelas dicas mais quentes durante um sábado inteiro. Fique então de olho nos principais cursos de sua área e não perca essa oportunidade!

4. Economize com livros e apostilas

O mercado para concursos possui hoje um vasto catálogo de livros e apostilas de qualidade, mas que demandam um investimento alto em alguns casos. Uma solução é comprar só aqueles livros das matérias que você tem mais dificuldade e consultar na biblioteca os demais. Muitos professores nos seus sites disponibilizam gratuitamente apostilas e material de qualidade para seus alunos. Garimpar esse conteúdo é uma ótima dica! Agora, se você possui um colega cuidadoso, dividir os livros também é uma boa opção.

Com relação às disciplinas que não se sujeitam a muitas mudanças, pode ser uma boa opção de economia pegar emprestado livros de até dois anos atrás. Cuidado só com os livros de direito, estes são mais perigosos, pois desatualizam com extrema rapidez.

5. Vida social, mas com moderação
Ao tomar a decisão de estudar para concurso inevitavelmente você diminuirá suas saídas para noitadas, praia, etc. Isso ajudará a economizar para que invista em material. Encare esta nova rotina como uma forma de economizar não só tempo e energias, mas também recursos financeiros.

6. Cuidado com a barato que sai caro
Economizar é sempre bom e, como disse acima, hoje temos muitas opções de materiais gratuitos na internet. Claro é que nem tudo dá para pegar de graça, então segure a tentação de comprar a apostila com mais páginas e que é a mais barata, pois não necessariamente esta será a melhor. Se informe antes com seu professor ou em grupos na internet para saber se vale a pena.

7. Pesquise para gastar menos

Muitos sites hoje que oferecem serviços de resoluções de questões ou acompanhamento de jurisprudência possuem modalidade de conta gratuita. É uma ótima forma de economizar e ter acesso a material de qualidade! Além disso, os tribunais superiores, como o TST, STF e STJ disponibilizam em seus sites revistas, apostilas e manuais que auxiliam em muito os candidatos. Fica a dica!

Bons estudos!
Fonte: Blog QConcursos - Pro: Prof. Marcello Leal  

2 comentários:

  1. Quantas dicas valiosas! Vou recomendar ao meu sobrinho. Ele já faz um curso presencial, vou sugerir também um curso ead gratuito e algumas outras dicas, que acredito aumentarem a possibilidade de ser aprovado.

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas , afinal, quando se tem muitos problemas financeiros se concentrar nos estudos fica mais difícil.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis