Coaching para Concursos e OAB

terça-feira, 24 de junho de 2014

Prova Comentada: Direito do Trabalho e Processo do Trabalho - PFN - 2012

Concurseiros,
a pedido do Blog o Prof. Fagner Sandes corrigiu as questões do último concurso da PFN - Banca Esaf.

Bons estudos!

95- Marque a opção que não está de acordo com as orientações jurisprudenciais e súmulas do Tribunal Superior do Trabalho.
a) Diante da inexistência de previsão legal específica, o contrato de empreitada de construção civil entre o dono da obra e o empreiteiro não enseja responsabilidade solidária ou subsidiária nas obrigações trabalhistas contraídas pelo empreiteiro, salvo sendo o dono da obra uma empresa construtora ou incorporadora.

b) Não são convalidados os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausência de concurso público, quando celebrado originalmente com ente da Administração Pública Indireta, continua a existir após ulterior privatização do ente.

c) Preenchidos os requisitos do art. 3o da CLT, é legítimo o reconhecimento de relação de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar.

d) A responsabilidade subsidiária dos entes da Administração Pública direta e indireta em contratos de prestação de serviços não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada.

e) Percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação, tendo em vista o princípio da estabilidade financeira.

COMENTÁRIOS:
(A) Previsão da OJ 191 do TST;
(B) Na verdade a Súmula 430 do TST dispõe que “convalidam-se os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausência de concurso público, quando celebrado originalmente com ente da Administração Pública Indireta, continua a existir após a sua privatização.
(C) Redação da Súmula 386 do TST;
(D) Com efeito a redação do item V da Súmula 331 do TST dispõe que para haver responsabilidade dos entes da Administração não basta o mero inadimplemento por parte da empregadora, sendo necessário ficar evidenciada a conduta culposa da Administração, em especial na fiscalização do cumprimento das obrigações legais e contratuais da prestadora de serviço como empregadora.
(E) Conforme redação do item I da Súmula 372 do TST. . Gabarito letra B.

96- Marque a opção que não está de acordo com as orientações jurisprudenciais e súmulas do Tribunal Superior do Trabalho.

a) Compete à Justiça do Trabalho a execução, de ofício, da contribuição referente ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT), que tem natureza de contribuição para a seguridade social, pois se destina ao financiamento de benefícios relativos à incapacidade do empregado decorrente de infortúnio no trabalho.

b) O recolhimento do valor da multa imposta por litigância de má-fé, nos termos do art. 18 do CPC, não é pressuposto objetivo para interposição dos recursos de natureza trabalhista.

c) Nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, a admissibilidade de recurso de revista está limitada à demonstração de violação direta a dispositivo da Constituição Federal, contrariedade à Súmula ou Orientação Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho.

d) O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.

e) A competência da Justiça do Trabalho, quanto à execução das contribuições previdenciárias, limita-se às sentenças condenatórias em pecúnia que proferir e aos valores, objeto de acordo homologado, que integrem o salário de contribuição.

COMENTÁRIOS:
(A) Previsão da OJ 414 da SDI-1 do TST.
(B) Nos termos da OJ 409 da SDI-1 do TST.
(C) Não cabe recurso de revista no procedimento sumaríssimo por violação a orientação jurisprudencial do TST, haja vista o disposto na Súmula 442 do TST.
(D) De acordo com a Súmula 425 do TST.
(E). Conforme parte final do item I da Súmula 368 do TST. Gabarito letra C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis