Coaching para Concursos e OAB

sábado, 8 de março de 2014

Planejamento de estudos: Rita Pessoa

Iniciamos hoje o nosso projeto de planejamento de estudos.

Como funciona: Sabendo que muitos têm dúvidas sobre como montar o seu próprio planejamento de estudos pedi aos concurseiros que me enviassem os seus, contando um pouco de sua rotina, para que pudessemos compartilhá-lo com outras pessoas. Possibilitando, assim, auxiliar e inspirar os que estão com dúvidas.

Vale lembrar que o planejamento é algo pessoal e deve ser adequado a sua rotina e forma de estudo! Vamos lá?

Este planeamento é da Rita Pessoa:

Por algum tempo, fiz meu cronograma todo no computador e muitas vezes aconteciam imprevistos e eu tinha que alterar toda a minha semana de estudos e isso me frustrava, então para evitar esse sentimento ruim de frustração, preferi passar a preenchê-la a lápis, para então poder alterá-la caso necessite e dessa forma funcionou bem melhor.

Eu trabalho o dia todo no TJ, tenho um filho de 9 anos e cuido na casa, além de fazer pós graduação às terças, quintas e sábados. Além disso, tenho que encaixar os exercícios físicos no meu dia a dia, uma vez que tenho tendência a engordar e se não faço exercícios sinto dores na coluna por conta do longo período do dia em que passo sentada no micro. Eu tenho uma GRANDE dificuldade em estudar a noite, sempre tive, desde criança sempre preferi estudar pela manhã e não ligo de acordar cedo, mas sei que a grande maioria das pessoas prefere justamente o contrário, aí você pode adaptar esse quadro de estudo às suas necessidades e ao seu relógio biológico. Uma das coisas que aprendi ao longo desse tempo estudando é que não devemos brigar com o nosso corpo, pois ele inevitavelmente irá reagir, então o melhor a fazer é tratá-lo bem, por isso acabo sempre estudando bem cedo, porque a noite sei que não “ funciono” muito bem ... Vou explicar adiante como faço e cada um adapta conforme suas necessidades.

Acordo às 4:00h da manhã de segunda a sexta, levanto, tomo café e começo a estudar às 4:30H. Estudo 4H por dia, a não ser depois do edital, que aumento essa carga horária para 6 H.

Então estudo de 4:30 às 6:30, paro 30 minutos para um intervalo porque tenho que acordar meu filho e mandá-lo na perua para a escola. Recomeço às 7:00 e vou até às 9:00H. Paro, tomo banho e vou trabalhar.

No período da manhã então estudo 4H e divido esse tempo em 2 matérias porque acho que mais do que isso não dá para ver muita coisa. Nesse período da manhã estudo somente teoria. Costumo dividir assim:

- Segunda : Constit e Admin ( as matérias mais chatas pra mim coloco logo na segunda que é o dia em que estou mais descansada)
- Terça: Civil e Proc Civil
- Quarta : Previdenciário e Português
- Sexta: Matemática e Raciocínio Lógico

No período da noite, faço pós em processo civil terça e quinta e segunda, quarta e sexta academia. Se estou animada, ainda assisto alguma vídeo aula no período de 21:00 às 22:30H no máximo, mas só quando não estou muito cansada mesmo, já que terei que acordar no dia seguinte às 4:00H novamente.

No sábado, tiro a manhã para resolver as coisas que preciso, como mercado, levar meu filho na natação, fazer unha( que não abro mão), etc ... Almoço e estudo umas 6H aproximadamente fazendo apenas exercícios das matérias que estudei durante a semana, como uma forma de revisão, pois do contrário inevitavelmente todo o conteúdo com certeza será esquecido. No domingo acordo e tiro duas horinhas para fazer redação( farei isso a partir de agora ), pois tem sido cada vez mais importante essa matéria. Aí tiro o dia pra mim e para minha família.

Quando em algum desses dias acontece um imprevisto, o tempo que deixei de estudar me comprometo a estudar no final de semana para repor as horas perdidas e como não quero perder as horas de descanso do final de semana, faço de tudo para não deixar nada atrapalhar meu cronograma de estudos durante a semana, mas às vezes realmente é inevitável. Nos feriados, tento imprimir o mesmo ritmo dos finais de semana.

É isso pessoal, espero que tenha ajudado e qualquer dúvida me perguntem através do facebook.

Ah, esqueci de falar acima que estudo para analista judiciário do TRT, por isso as matérias específicas, mas aí é só vocês alterarem para as matérias de cada cargo em específico. Optei por não estudar administração pública e regimento interno porque no caso de administração pública somente alguns TRTs cobram e regimento interno aguardo o edital para ver se realmente vai cair e aí então estudo, já que a matéria é pequena e pura decoreba. Resolvi estudar matemática e raciocínio lógico porque é meu fraco e cada TRT cobra uma das duas disciplinas, então estudando as duas me sinto mais segura. Importante ressaltar que este cronograma eu uso somente antes do edital. Depois que o edital é publicado aí o ideal é que sejam feitas apenas revisões em cima de todo o conteúdo estudado. Ainda não consegui estudar todo o conteúdo, porque voltei a estudar em agosto do ano passado e logo depois tivemos dois grandes editais, TRT15 E TRT2 e isso bagunçou toda a minha vida, mas a partir de amanhã volto a fazer esse cronograma.

Boa sorte a todos e um grande abraço.

- Quer participar do projeto? Mande também seu planejamento de estudos para: dedicadaconcurseira@gmail.com com uma foto do seu cronograma (mensal ou semana) e explicação de sua rotina! =)


2 comentários:

  1. Adorei! Tento sempre fazer um cronograma, mas nunca consigo, pq tenho uma menina de 3 anos que é muito ativa, tagarela e não me deixa quieta! kkkkk Aproveito o horário que ela vai para escola, mas nem sempre consigo.
    Gostei da ideia de levantar mega cedo, vou tentar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Colega! Sou também escrevente no TJSP e tenho uma filha de 9 anos. Resolvi voltar à academia e fazer pós este ano e estou achando dificil conciliar estudar para concursos. Mas vi que é possível. Você está de parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis