Coaching para Concursos e OAB

terça-feira, 25 de março de 2014

Planejamento de Estudos: Débora Milani (Magistratura Estadual do PR)

Olá concurseiros!! Acompanho assiduamente o Blog da Concurseira Dedicada e fiquei feliz em poder colaborar de alguma forma para o estudo de vocês, compartilhando o meu planejamento.

Como vocês poderão notar, o estudo está distribuindo nos turnos da manhã, tarde e noite, o que significa que eu tenho dedicação exclusiva. Pois bem. Até o início desse ano eu trabalhava como assessora do Ministério Público em uma cidade que fica há 30 km do município em que resido. Minha jornada era de oito horas diárias, mas como havia muito trabalho eu geralmente chegava antes e consumia boa parte do meu horário de almoço trabalhando.

Como eu não podia voltar para casa almoçar, acabava comendo qualquer coisa dentro do carro mesmo, enquanto estudava, pois à noite eu não queria desperdiçar meu tempo com algo que não fosse o meu filho. A propósito, tenho um filho lindo de um ano e dois meses. Enfim, como o trabalho exigia bastante, e eu não podia abdicar da convivência com meu filho em prol de concursos, eu resolvi largar meu trabalho, me dedicar aos estudos durante o dia e ao meu filho e meu marido no período da noite. Claro que não foi uma decisão fácil. O nosso orçamento diminuiu consideravelmente e vamos ter que nos adaptar a ele, mas tudo por uma boa causa.

Outro aspecto a ser ressaltado é o fato de que eu vou iniciar a execução desse cronograma na metade do mês de março, quando terminarão minhas “férias”. Tirei um tempo para mim e para minha família depois de 7 anos sem saber o que era descanso. Dessa forma, pode ser que eu faça algumas alterações para me adaptar melhor, mas acredito que essa seja a forma ideal para mim.

Bem, ultrapassadas essas questões, destaco que o edital da Magistratura/PR de 2013 serviu de base para que eu elaborasse esse cronograma, observando especialmente os grupos das matérias, o grau de dificuldade que elas apresentam para mim, bem como a densidade do conteúdo.

Por exemplo: Direito Penal e Processo Penal são matérias que tenho afinidade e estudo bastante. Além disso, elas possuem bastante conteúdo. Direito Eleitoral, por outro lado, apresenta “pouco” conteúdo e está no mesmo grupo de Penal e Processo Penal. Dessa forma, dedico mais horários/horários maiores para as duas primeiras matérias, e menos horários/horários mais curtos para a última.

Por fim, ressalto que meu estudo de forma intensiva está começando agora, de modo que – inicialmente – estudarei várias matérias por dia, enquanto estiver estudando apenas teoria, sem resolução de questões. As disciplinas, nesse momento, foram divididas em duas semanas, exatamente para que fossem distribuídas com a observância rigorosa dos critérios que citei acima. Em um segundo momento, depois de já ter estudado a teoria (por meio de cadernos digitados de um amigo que cursou LFG e já passou no concurso desejado), passarei a estudar a mesma disciplina mais horas – um turno inteiro – dividindo-o em duas etapas: primeiro reviso a teoria, depois resolvo questões sobre a matéria, conforme vocês podem observar nos meus cronogramas, os quais rendem aproximadamente 8 horas de estudo por dia, aspecto que será intensificado quando da publicação do próximo edital da magistratura/PR.

Espero ter ajudado e boa sorte!

Planejamento de estudos Magistratura - primeiro semestre de 2014:



* No primeiro semestre, o estudo consistirá basicamente na leitura do material do LFG, lendo os respectivos artigos na lei seca tirando dúvidas nos livros.

Planejamento de estudos Magistratura - último semestre de 2014:




* Depois de concluídas todas as apostilas, o estudo passará a consistir nas aulas de cursinho (online), complementando o material do LFG, lendo as remissões à lei seca. No último trimestre do ano, basicamente a resolução de questões, sem consulta. Depois de resolvidas as questões, verificar qual foi o aproveitamento e analisar cada assertiva (porque está errada ou certa – com consulta).

BLOCO I
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito do Consumidor;
Direito da Criança e do Adolescente.

BLOCO II
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Constitucional;
Direito Eleitoral.

BLOCO III
Direito Empresarial;
Direito Tributário;
Direito Ambiental;
Direito Administrativo.

BLOCO IV
Juizados Especiais;
Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça do Paraná.
Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná.

- Quer participar do projeto? Mande também seu planejamento de estudos para: dedicadaconcurseira@gmail.com com uma foto do seu cronograma (mensal ou semana) e explicação de sua rotina! =)



11 comentários:

  1. ótimo esse planejamento de estudo. já iniciei o meu e vou utilizar a sua tabela Débora. mas
    o que me preocupa são os 3 anos de atividade jurídica pois acabei de me formar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polyana, estou no mesmo dilema que você, os três anos de atividade jurídica! Não sei como fazer!!!

      Excluir
    2. eu já passei por isso, sugiro irem estudando mesmo assim, quando terminarem a prática dos 3 anos, já vão estar mais preparadas. Eu fiquei naquela de "vou esperar completar os 3 anos" e agora me sinto começando do O.

      Excluir
  2. Estou amando esse tipo de post!! Espero que venham muito mais outros.

    ResponderExcluir
  3. william douglas propõe estudar mais as matérias que tem dificuldade ou gosta menos.... as que vc tem mais facilidade requer menos tempo. boa sorte!!! força, fé e foco!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizar o Blog, está bem alto astral e super interessante. Adorei a troca de figurinhas do planejamento, bem como, do rodízio sobre o que estudar e como estudar, bem útil.

    ResponderExcluir
  5. O problema é quem trabalha o dia todo e até agora não encontrei um quadro de horários legal. Já tentei estudar de madrugada com horário de inicio às 2 da manha até às 5 horas, porque tenho que estar na empresa 8 da manhã e saio as 18h. Na terceira semana dormi no volante... é mole! Se alguém tem alguma dica agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Também trabalho esse horário! Tive que me conscientizar de que o horário é precário! Organizei meus horários levando em conta a faxina na casa, o banho no cachorro e outras atividades como os exercicios fisicos! Estudo segunda, quarta e sexta estudo obrigatoriamente e sem falta! Terça e quinta faço audiencias de noite e trabalho duas horas a mais o que complica pra delimitar o estudo, então, como a noite já fica comprometida aproveito esses dias para fazer as tarefas de casa... ! sabado e domingo estudo o que posssoo e aproveito para fazer um descanso! (Concurseira Sine Die)

      Excluir
  6. Olá... preciso de um guia com as leis especiais para leitura nos concurso para magis... vc teria? Obrigada desde já! ótimo blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Não estuda no sábado e nem no domingo? Este período é o diferencial para a aprovação, podendo, inclusive encurtá-lo, pois a maioria dos concorrente relutam em estudar no final de semana.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis