Coaching para Concursos e OAB

quarta-feira, 5 de março de 2014

Depoimento do Aprovado: Guilherme Ercolani (1o Lugar em Técnico Judiciário TRT 15)

Bom dia/tarde/noite “concurseiros” de plantão. Meu nome é Guilherme Rangel Ercolani, tenho 22 anos. Fui aprovado em 1º lugar no TRT15 para Técnico Judiciário – Área Administrativa (no polo de Sorocaba). Anteriormente a essa classificação consegui a aprovação em outros TRT’s, como o da 12ª e da 18ª, mas em posições menos expressivas (200º-300º).

Estudo para concurso há 16 meses, nesse tempo fiz 6 concursos (todos em 2013). Para tanto, minha dedicação é exclusiva e a rotina de estudos foi e continua intensa, já que me formo no fim desse ano em Direito e pretendo seguir com os estudos para Analista Judiciário.

Selecionei algumas dicas para compartilhar com vocês, porque entendo que a melhor forma de aprendizado e crescimento pessoal/profissional ocorre nos momentos em que podemos ajudar, mesmo que minimamente, os que têm o mesmo sonho do que o nosso (nesse caso o de ser servidor público).

Ressalta-se que não há fórmula mágica, cada um pode e deve criar a que se adéque melhor ao seu estilo, porém, compartilharei a minha com vocês...
  •  Local de Estudos:
Dica 1: Manter a mesa organizada e com todos os materiais que vai utilizar, assim evitamos as paradas desnecessárias que prejudicam o foco nos estudos;

Dica 2: Leve algo para beber e para dar alguma beliscadinha, assim o tempo útil de estudos aumenta, uma vez que só precisará levantar para ir ao banheiro ou reabastecer o “estoque”;

Dica 3: Não estudar muito tempo sem paradas, 5 minutinhos de pausa (seja para seguir a dica 2 ou simplesmente para dar uma espairecida) farão o estudo render muito mais;

Dica 4: (Essa é particularíssima). Música erudita ajuda muito na concentração e evita que os ruídos exteriores te distraiam.
  • Tempo de Estudo:
Dica 1: Não se prenda a números. Tempo de estudo não é sinônimo de qualidade. Preocupe-se com o que chamo de “tempo útil”. Mas o que seria isso? Separe o cálculo assim:

- Quanto tempo gastei na doutrina da matéria que estudei hoje?

- Quanto tempo fazendo exercícios nessa doutrina?

- Exclua os tempos de descanso (mesmo as pequenas pausas)

Dica 2: (Essa também é particular). Eu estudo 5-7 horas líquidas nos dias de semana (mesmo feriados, férias etc) e de 3-5 nos fins de semana. Afinal, ninguém é de ferro. E prefiro estudar de manha e a tarde.

Dica 3: Não deixe as atividades de lazer, elas são potencialmente inspiradoras nas horas difíceis, além de que faz muito bem para a saúde (sempre é bom manter o corpo saudável e forte, pois o concurso não é só prova mental, mas também física).
  • Planejamento de estudos
Dica 1: Elabore “mini metas”. Mas como elaborá-las? Posso dar um exemplo pessoal:

- Segunda-Feira: Direito do Trabalho - Estudar princípios e fontes do Direito do Trabalho e fazer exercícios. Estudar sujeitos do contrato do trabalho e fazer exercícios. Estudar suspensão e interrupção do contrato de trabalho e fazer exercícios. Estudar rescisão do contrato de trabalho e fazer exercícios.

Cumprindo pequenas metas no mantemos motivados!

Dica 2: Elabore metas a médio prazo: “Terminar tal matéria em tanto tempo”. “Acertar número X de questões no concurso”. “Ficar na classificação Y” “Ter a redação corrigida”. “Tirar tanto na redação”.

Dica 3: Cuidado com as metas a longo prazo. Não dê prazo determinado para passar em concurso, porque não é fácil lidar com as frustrações.

Dica 4: Teste se o seu estudo renderá mais estudando uma matéria até esgotá-la ou se estudar uma em cada dia. Questão de gosto.

Dica 5: Estabeleça uma rotina que se adéque ao tempo que tem disponível para os estudos. E sim, fique com peso na consciência se, porventura, estudar menos do que o planejado (e compense depois). Assim você conseguirá estudar cada vez mais sem cansar.

Dica 6: Evite pular dias de estudos. Se estiver cansado faça um pouco exercícios de alguma matéria que goste ou algo assim, o importante é acostumar a mente a sempre estar resgatando as informações necessárias para que se passe em um concurso público. Assim o conhecimento virá à tona na prova – os famosos “brancos” diminuem consideravelmente (experiência própria).
  • Material de Estudo
Dica 1: Faça um cursinho presencial. Mas por que presencial? Assim você se obrigará a sair de casa para estudar, além de compartilhar seu sonho com colegas na mesma ou em situação pior, o que é bem motivador.

Dica 2: Preste atenção na aula e anote tudo, assim poderá utilizar o material em casa (evitando a compra de materiais avulsos).

Dica 3: Complemente a aula com doutrinas se achar que ela não é suficiente.

Dica 4: Comprar matérias isoladas (após ter feito a dica 1) online para complementar os conteúdos que tem menos afinidade é uma boa alternativa.

Dica 5: Compre um livro de exercícios comentados! Eles são completamente essenciais, assim você de adéqua ao estilo da banca e também se atenta ao que mais é cobrado.

Dica 6: Faça simulados com provas antigas (mas não se engane, não vale ver a prova antes ou conferir o gabarito antes de fazer todas as questões). A pior coisa é se enganar, pois a queda será grande.
  • Motivação
Dica 1: Persiga o seu sonho. 99% das pessoas desejam o teu fracasso. Apegue-se à família (seja ela de sangue ou aquela que escolhemos – os poucos e verdadeiros amigos), só eles podem te oferecer apoio e motivação sinceros.

Dica 2: As frustrações são inevitáveis, não se desanime! Desistir nas adversidades realmente é bem mais fácil, mas não há recompensa. Cabe a você escolher.

Dica 3: (Dica Pessoal) Não passei na maioria dos concursos que fiz até conquistar a primeira colocação. Não vi meu nome na lista de aprovados ou ele estava bem lá embaixo, realmente não é fácil. Sofria muito no dia da frustração, mas no próximo já pensava “eu vou passar, nem que eu caia mais 100 tombos iguais a esse – não irei desistir”!

Dica 4: Nada mais motivador do que participar de grupos online de concurso público, neles compartilhamos experiências e materiais. É impressionante a união dos “concurseiros”.
  • Lazer
Dica 1: Faça exercícios físicos;

Dica 2: Não deixe de sair, mas não dá pra ser todo fim de semana também. Saiba dosar as coisas.

Dica 3: Sim, a maioria dos seu “amigos” vai deixar de te procurar, mas não se preocupe, quando passar eles voltam.

Dica 4: (Dica pessoal). Sempre fui muito festeiro, mas a busca pelo tão sonhado cargo público é bem maior do que qualquer desejo imediato.
  • Semana e dia anterior à prova. O que fazer?
Dica 1: Exercícios na última semana são uma ótima ferramenta, visto que a banca costuma repeti-los nos certames.

Dica 2: Não estude mais ou menos tempo. Não mude sua rotina.

Dica 3: No dia anterior a prova descanse, mas dê uma leve olhadinha em coisas que tem dificuldade, mas sem estresse (coisa de 1 horinha). Isso ajuda a manter a confiança.

Dica 4: Organize-se para ir fazer a prova, sempre com antecedência. Evite estresse desnecessário que prejudique seu desempenho (já basta a tensão da prova).
  •  Recado Final
“A vitória não é atributo dos mais fortes, mas sim daqueles que a perseguem por mais tempo”. Começo com essa singela frase com o intuito de dizer a vocês que a maior virtude de um “concurseiro” é a persistência; sucesso e persistência estão entrelaçados. O maior erro é acreditar que a natureza é a culpada por deixar alguém mais ou menos inteligente – isso só depende de você. Creio que o maior conselho que posso dar a vocês é o de nunca deixarem de acreditar em seu potencial.

Não se esqueça que aqueles que têm sucesso em suas carreiras, geralmente, fracassaram anteriormente e aprenderam com seus erros. E existe melhor forma de se aprender? Errar não é uma punição, é uma nova chance de acertar (mas não cometa o mesmo erro, só aprendemos com os novos erros). Não tenha medo de errar!

O Ser Humano tem medo do que não conhece e não controla, por isso é mais fácil não mergulhar de cabeça nesses ambientes desconhecidos. Todavia, as maiores conquistas e descobertas da Humanidade foram daqueles que tiveram a coragem de arriscar. Não, a analogia não é exagerada, cada pessoa é um mundo, tão incompreensível e complexo quanto aquele em que vivemos, portanto, valorize suas conquistas como se fossem únicas!

Aliás, não se preocupem como aquelas frases que todo “concurseiro” já ouviu ao menos uma vez: “mas você só estuda?” ou “ainda não passou em nenhum concurso? A sobrinha da tia da amiga da prima da vizinha passou estudando só três meses”....mantenha a calma e responda “passarei e faremos um churrasco para comemorar, e, inclusive, a sobrinha da tia da amiga da prima da vizinha está convidada”!

Assim, persista nos dias em que está cansado – estude. Persista nos dias em que está triste – estude. Persista quando tudo está dando errado – estude. Persista quando disserem que você não vai conseguir – estude. Persista quando fracassar – estude. Persista quando nem você mais acreditar que é capaz – estude, estude, persista, persista...passe!


8 comentários:

  1. Nossa!!!! Além de uma super ajuda, um exemplo de humildade, pois compartilhar com tanto detalhe sua receita de sucesso é sim uma forma de ser humilde.
    As dicas foram essenciais para mim!
    Muito obrigada e mais sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Texto inspirador e lúcido de quem chegou lá!Parabéns! Obrigada Guilherme pelo Help!

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores depoimentos que vi aqui no blog! Parabéns para Deborah e para o Guilherme! Com certeza, ele fará parte do meu mural a partir de hoje!

    ResponderExcluir
  4. Que depoimento maravilhoso!!! Muito inspirador, Guilherme! Já está nos meus links favoritos rsrs Parabéns pela aprovação!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pessoal! Fico feliz em poder dar essa pequena contribuição! Espero que possam compartilhar suas vitórias posteriormente também! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Guilherme! Com certeza seguirei suas dicas pois almejo aprovação no TRT-CE.

    ResponderExcluir
  7. Guilherme, muito bacana o seu depoimento. Realmente é muito motivador. Valeu por compartilhar conosco. Parabéns pela conquista! Gostaria de lhe perguntar uma coisa: Nos seus estudos, você priorizava a leitura da "lei seca" tanto quanto o estudo da doutrina? E quantas questões você acertou?

    Agradeço de imediato. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis