Coaching para Concursos e OAB

segunda-feira, 17 de março de 2014

Depoimento do Aprocado: Fernanda Torres (2° lugar para Oficial de Justiça TRT 15/2014)

Pessoal, antes de passar as dicas de concurseira ressalto que cada pessoa tem suas limitações e
qualidades, então cada um deve absorver aquilo que achar que é válido para si!!!

Primeiro vou contar um pouco da minha trajetória e ao longo do texto vou colando as dicas coloridas e numeradas.

Quando entrei na faculdade ficava um pouco perdida com tantas opções profissionais possíveis no Direito. Com o tempo os estágios me deram experiência para ver aquilo que queria e especialmente o que eu não queria.


Minha primeira decisão foi rejeitar o setor privado, porque é um meio com princípios primordiais dos quais não compartilho: lucro e exploração das pessoas. Sei que existem exceções, mas são raríssimas. Ademais, sinto que preciso servir a finalidades públicas, às pessoas, e não para enriquecer alguém ou uma empresa.

Partindo dessa premissa, decidi ser funcionária pública!! Nesse ponto acho muito importante quem está estudando entender que não podemos escolher uma profissão só com base no salário, este é importante, mas não o principal.

Quem gosta da atividade jurídica, existem funções maravilhosas, nas quais dá pra fazer seu trabalho com dignidade e respeito pelo próximo. Temos a chance de trabalhar no judiciário, no executivo e no legislativo.

Encontre aquele que você mais se identifica e lute pelo cargo, essa motivação para além do salário é fundamental para a preparação e também para depois da posse, você ser uma pessoa realizada. Tem muita gente que entra em depressão depois que passa!!! Façam uma escolha consciente.

Dica 1: Escolha um cargo público que você se identifica como profissional, não escolha a profissão só pelo salário.

Dica 2: Se planeje para ter tempo e dinheiro para estudar, mais na frente vou descrever como fiz isso.

Dica 3: Depois de escolher o concurso, tenha FOCO, por experiência própria, perdi muito tempo de estudo porque fazia um monte de concurso sem correlação.

Nesse ponto pra mim foi crucial escolher a banca, cada uma trabalha de uma forma e consequentemente o estudo é diferente. Quando estudava pra FCC e fazia concurso cespe e ia mal, ficava deprimida!!! Isso foi um erro!!!! Não devemos fazer concursos que não estamos nos preparando, esses só desmotivam agente!!! Então escolha a banca e faça os concursos parecidos daquela banca. É certo que algumas bancas são muito parecidas, então é claro que essas você pode investir. E também devemos ficar atentos às mudanças de estilo da banca, por exemplo, a FCC está cada vez mais parecida com cespe.

Dica 4: Não tenha medo do fracasso, ir mal faz parte do nosso crescimento, dá experiência. É fundamental, tentar todos os concursos parecidos, mesmo que você não cumpra todo edital, vá tentando, pra ganhar experiência de prova. E sempre pense é uma experiência, não tenha medo do resultado, e nem do que os outros vão falar.

Nesse ponto vou descrever minha longa trajetória, que incluiu muitas notas ruins, mas no final deu tudo certo, hehehehe!!! Otimismo sempre!!!!!!

Pessoal, comecei no meu oitavo período de faculdade, antes disso tinha me decidido pelo concurso, só não sabia ao exato qual, então desde o segundo período da faculdade, fiz vários estágios e ia juntando grana, para poder chegar ao oitavo e ter dinheiro o suficiente para ficar dedicada aos concursos. Como meus pais não tinham largueza financeira pra me bancar tive que fazer minhas economias, mas eles sempre me ajudavam como podiam.

Segue meus concursos e evolução:

a- Meu primeiro concurso foi TRF 1 - 2011, minas gerais, para cidade de Ipatinga, fiz pra técnico e ajaj: fiz 78% em ambas, fiquei em 21 para ajaj e 52 para técnico.

Erros na preparação: estudo corrido de poucos meses, e de longas horas diárias. Isso definitivamente não dá certo. Pra passar em concurso a preparação deve ser de longo prazo e com planejamento adequado de horas, não se mate várias horas por dia, porque depois de um tempo não rendemos mais.

b- Depois mudei de ideia e comecei para ojaf: fiz dois para o nordeste: trt 20 e trf 5 em ambos fiz 80% e somente no TRf 5, fiquei em 90, no outro nem tive redação corrigida fiquei em 110 e eram 100 redações

c- Depois fiz TRF 2 fiz 67%, horrível!!!!!

d- Depois fiz TRE SP fiz 75% fiquei em 525 e seriam só 500 redações corrigidas

e- Fiz MPE de minas fiquei 12 para o interior, sem chance de ser chamada

f- Nesse ano de 2013, foi maratona, começando com o pior de todos, CNJ, banca cespe, sem comentários 50%

g- Depois TJDFT, cespe, d novo bati com a cara no chão, heheheh, 50%.

h- TRE MG, 85%, colocação aproximadamente 400

i- Assembleia do Maranhão, salário de 18mil, trabalho de 4h diárias, 85%, 6 lugar

j- TRT 18, 86%, nem tive redação corrigida, nível alto do pessoal.

k- Assembleia de Natal, salário de 20mil, trabalho mt bom, 92% na objetiva de 70 na redação, fiquei em 20

l- TRT 5, 86%, fiquei longe, mas mt longe, rendimento altíssimo desse concurso

m- CAU BR – aprovada em primeiro 87% na objetiva e 9,85 na redação, analista de relações legislativas

n- TRT 15 87% na objetiva, aprovada em 2 lugar.

Resumindo, meu rendimento evoluiu de 78% para 87%, oscilando, entre esses dois, pra mais ou pra menos. Depois de um tempo o rendimento estabiliza, e tudo depende da prova.

Agora vou dar dicas práticas para o estudo:

Dica 5: Quando comecei estava muito crua, sem saber por onde começar, então comprei todas as sinopses e fui fazer resumo da sinopse e da lei, até hoje uso esses resumos. Atenção eu me preparei para FCC. Pra quem tá no início é ótimo, pois a sinopse é mt básica.

Dica 6: Depois de já entender melhor as matérias, comecei a ler cadernos de aulas de cursinho, não acho que seja essencial, na verdade acho que se perde muito tempo com eles. Acho que a melhor estratégia é ler essas aulas ou as aulas de pdf, só de matérias das quais você não domina ou está começando a aprender.

Dica 7: O que mudou meu rendimento, foi fazer exercício, isso foi essencial e só percebi isso nesse ano de 2013. O site questõesdeconcurso é fundamental na vida de todo concurseiro. Assim eu lia meu resumo da sinopse, ou qualquer outro livro que vc achar melhor, e logo em seguida fazia todos os exercícios do tema no site. Fazendo os exercícios no computador eu ficava com word aberto pra copiar e colar as questões que achava importante ler na véspera da prova. Assim eu fazia um resumo de questões que abordavam temas que não estavam no meu resumo e as pegadinhas recorrente da banca.

Dica 8: Tempo de Estudo: Durante a faculdade e logo depois de formar entrei para uma pesquisa e também dava aula, nesse período, não me dedicava muito, pois tinha que compatibilizar com várias coisas. O ideal é ficar com dedicação exclusiva, mas se você não pode, não significa que não vai conseguir, só terá maiores limitações, tipo estudar muito final de semana. Assim, percebi notável diferença nos meus rendimentos depois que parei tudo para estudar, isso aconteceu em julho do ano passado quando me mudei de cidade. O meu estudo de dedicação exclusiva, começou com grandes dificuldades de rendimento, no início estudava 4 horas por dia, aos poucos passei pra 6 e hoje consigo fazer 8h. Encarei o meu estudo como um trabalho, assim tinha que estudar o máximo de 8h e no mínimo 6h. Para controlar meus estudos usei o site caminho dos concursos que me ajudava a controlar o tempo. Como disse no início custei a aumentar o tempo, mas aos poucos agente consegue. Pra chegar em 8h demorei 2 meses.

Dica 9: Estudava de segunda a sexta, e final de semana só véspera de concurso. Feriado eu estudava, perdi 3 carnavais, não é mole não. Hehehehe

Dica 10: Planejamento é tudo: faça um cronograma viável e cumpra ele diariamente, isso é muito motivador, ver que vc cumpriu sua meta do dia. Essa motivação diária é essencial pra gente não perder a cabeça, porque quando estudamos muito ficamos estressados.

Dica 11: Não vire noite, não deixe de dormir, coma bem e faça atividade física. Galera o foco é passar e não ficar doente. Precisamos estar saudáveis pra fazer boa prova.

Dica 12: Tenha atividades de relaxamento nas horas vagas, correr, nadar, ver filmes, encontrar família e amigos, mas lembre-se, só depois de cumprida a meta diária e a meta semanal

Dica 13: Não tome energético na véspera, ele pode te deixar mais ansioso.

Dica 14: Tenha o facebook como um aliado, entre em grupos, compartilhe experiência e material, fiz muitas amizades boas com concurseiros como eu, um ajuda muito o outro. Seja solidário sempre.

Dica 15: vá no pós prova- pra quem não conhece é uma festa organizada por concurseiros depois da prova, é uma oportunidade de descansar a cabeça e fazer muitas amizades fantásticas.

Meu primeiro pós prova foi no TRT 18, fui com uma amiga de BH, lá conheci Mariana e Aline, duas amigas que vem me ajudando muito, quando fui pra Natal, fazer concurso, aline foi maravilhosa, me buscou no areporto, me levou pra passear, e me levou e buscou na prova. Esse suporte emocional foi essencial para o meu rendimento de 92%. Depois na Bahia fiquei no mesmo hotel com a Luciana e com a Mariana, nós juntas saímos pra lanchar e pra ir pra prova. Essencial tem boa companhia nessa horas. Depois agente mantém contato pelo face, onde agente troca experiência e compartilha tudo de concurso.

Dica 16: nas viagens compre passagem com antecendencia, pra isso participe dos grupos no face porque tem um pessoal muito bem informado que fica sabendo antes quando será a prova. Aí faça a reserva no hotel no booking com possibilidade de cancelamento grátis, assim vc garante uma vaga e caso desista é tranquilo de cancelar.

Dica 17: não seja apegado a lugares, o Brasil é lindo, tem cidades maravilhosas, e com dinheiro vc terá como visitar os familiares depois. E o melhor não pense que o lugar que você mora é o melhor do mundo, pois pode ter certeza que existem cidades melhores, por experiência própria, achava que Brasília era horrível e hoje moro aqui e amo esse lugar.

Dica 18: Se a família te apoia, desabafe com eles, compartilhe suas angústias. Se a família não apoia, se apegue aos amigos e principalmente aqueles que estão passando pelo mesmo que vc. Tenha amigos concurseiros

Dica 19: Leia dicas de estudo, me ajudou muito.

Dica 20, só assista vídeo aulas ou curso presencial, se vc tiver dificuldades de se disciplinar ou de concentração. As aulas perdem muito tempo, por isso acho que são boas só pra quem está começando e precisa dessa preparação, ou pra quem não consegue estudar sozinho ou lendo.

Dica 21, faça muita revisão, no mínimo uma semana antes da prova, eu lia meus resumos de exercícios

Dica 22, faça revisão de véspera é essencial

Dica 23, estudei muito pouco português, mas isso depende de cada um, se tem dificuldades estude, pois fará diferença na redação

Dica 24, treinar redação, inclusive se for de tema específico, na prova, coloca tudo que você lembrar, não fique com medo de colocar porque você não tem certeza, a banca vai procurar as palavras chaves do espelho, coloque tudo.

Dica 25: fazer a prova: primeiro faço conhecimentos específicos começando por aquilo que mais sei, depois faço português e por ultimo raciocínio lógico. E por fim deixo uma hora e meia pra redação e passar gabarito

Dica 26: estude raciocínio lógico pelo material do estratégia, muito bom

Dica 27: sempre leia a lei seca, tenha um código sempre atualizado.

Dica 28: não economize com concurso, não importa o preço da passagem, é uma chance, vc não está jogando dinheiro fora, é investimento.

Dica 29: seja sempre grato, por ser determinado e esforçado, não fique se lamentando ou sendo pessimista, isso é ruim pra vc e pra quem está a sua volta.

Dica 30: Se planeje, cumpra suas metas, passe e comemore, e depois viva plenamente.

Espero ter ajudado, como disse antes, absorva aquilo que achar válido pra vc!!!! Qualquer detalhe maior ou dúvida só me mandar msg (facebook).

Tenho como meta viver com amor, disciplina, coragem, alegria e fé, com essas 5 coisas é impossível dar errado.

Abração e boa sorte a todos.
Fernanda Carolina Torres, aprovada em segundo para OJAF, no TRT 15, são josé do rio preto e primeira colocada no CAU- BR.

10 comentários:

  1. Depoimento maravilhoso!
    Parabéns. ..

    ResponderExcluir
  2. Adorei o depoimento! Obrigada por todas as dicas!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, gostei muito do seu depoimento! Parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores depoimentos. Muito motivador, vindo de uma pessoa de alma muito generosa e humilde. Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  5. é gratificante ver os depoimentos......... parabens

    ResponderExcluir
  6. Bacana... espero um dia poder passar minhas experiências nesse caminho.

    ResponderExcluir
  7. Fernanda, seu depoimento foi o que mais gostei de ler por aqui. Muito sincero... Senti como se estivesse conversando com vc pessoalmente... rsrsrs... Obrigada por compartilhar suas experiências. Parabéns pelas conquistas! Felicidades!

    ResponderExcluir
  8. Show de bola. Ainda quero vencer como vc. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Fernanda, primeiramente meus parabéns pelas grandes conquistas! Seu depoimento foi o melhor entre tantos lugares q já vi. Obg pelas dicas.

    ResponderExcluir
  10. - mandou bem no depoimento msm! show

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis