Coaching para Concursos e OAB

segunda-feira, 24 de março de 2014

Como escolher o concurso mais adequado para seu perfil

Neste post, Lia Salgado fala sobre o que os candidatos devem levar em consideração antes de tentar uma vaga em um concurso público.

"Alguns fatores são essenciais para decidir se um concurso vale ou não a pena. É muito importante ter clareza das condições do concurso para evitar frustrações desnecessárias.", alerta Lia.


Atividade
Lia lembra que aquela será a atividade que o candidato vai exercer pelo resto da vida ou até que ele decida fazer um novo concurso. Portanto, não adianta somente achar o salário atrativo e não ter a menor compatibilidade com o trabalho. "Será um sofrimento diário", ressalta a especialista.

Ela sugere que o candidato imagine como será sua reação ao ter que acordar para trabalhar todos os dias para ver se a atividade é algo que se encaixa, minimamente, no seu perfil. Se a resposta for negativa, a solução é buscar por um outro tipo de concurso.

Local das vagas
Algumas pessoas buscam a oportunidade de sair da cidade onde moram, e o concurso pode ser uma boa opção. Por outro lado, há quem não queira, ou não possa, mudar de cidades por motivos familiares.

Assim, é muito importante observar para onde são as vagas oferecidas no edital. Nesse sentido, é preciso verificar se o concurso é federal, estadual ou municipal, porque isso vai limitar a área de lotação, ou seja, onde você vai ter de trabalhar. "Muitas vezes o edital não define o local das vagas e isso só será determinado depois", completa.

Lia lembra que concursos federais podem oferecer vagas em todo o país, concursos estaduais ficam restritos ao estado que está realizando o concurso e concursos municipais só podem oferecer vagas naquela cidade.

Em alguns casos é possível aceitar a vaga oferecida e depois pedir remoção, sempre dentro da área abrangida pelo concurso. Em geral, é obrigatório permanecer na primeira lotação pelo menos por dois ou três anos.

Alguns concursos, como da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, permitem que o candidato escolha a região da vaga.

Salário
Há muitas diferenças entre trabalhar na administração pública e na iniciativa privada. Na administração pública, os profissionais vão encontrar segurança e remuneração mais elevada. Por outro lado, o salário inicial não costuma ser significativamente alterado no decorrer da carreira. O máximo que se tem é uma subida gradual na remuneração se houver um bom plano de cargos e salários.

"É importante observar se o salário atende às expectativas do candidato, porque não há possibilidade de depois negociar com o patrão", ressalta Lia.

A especialista lembra que os candidatos podem seguir por dois caminhos. O primeiro seria tentar apenas concursos que ofereçam uma boa remuneração, mesmo que a aprovação demore um pouco mais. Já a outra opção seria fazer um concurso intermediário para garantir o sustento básico imediato e depois, com mais tranquilidade, retomar os estudos para um cargo com melhor remuneração.

Disciplinas
Desistir de um tipo de concurso porque ele cobra uma disciplina que é considerada o ponto fraco do candidato não é uma boa opção, já que isso reduz o leque de oportunidades.

"Além disso, as disciplinas são ministradas nos cursos considerando que o aluno está partindo do zero e certamente será capaz de aprender", afirma a colunista.

Requisitos
Quando o edital for publicado é importante que o candidato leia atentamente os requisitos necessários e ver se preenche todos eles.

A comprovação dos requisitos só acontece no momento da posse ou contratação, ou seja, o candidato não está impedido de fazer um concurso que exija uma determinada escolaridade que ele ainda não tenha concluído. "O candidato só terá que torcer para ser convocado depois que tiver com o diploma na mão", diz Lia.

Fonte: G1 - Por: Lia Salgado

Um comentário:

  1. Gostei das dicas. Muitas pessoas tem um único objetivo: passar em concursos, mas não podemos esquecer que cada pessoa tem um perfil e nem sempre se sentirão realizadas em toda e qualquer função.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis