Coaching para Concursos e OAB

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Depoimento do Aprovado: Victor Santos (Analista Judiciário - TRT 15)

Recentemente foi publicado o resultado do TRT 15/Campinas, com provas realizadas em Dezembro de 2013. As provas foram mais difícieis que o normal e muitos aprovados juravam de pé juntos que seriam reprovados.

Por isso, entrei em contato com alguns aprovados nas primeiras colocações (abaixo da 100a colocação) para que contassem um pouco sobre suas rotinas de estudos.

O nosso 1° entrevistado é Victor Santos, aprovado em 24° lugar para  Analista Judiciário – Área Judiciária.


1. Nome: Victor da Silva Santos

Natural de Fortaleza, Ceará. 25 anos, advogado.

2. Cargo em que foi aprovado, Concurso e Colocação?
Analista Judiciário – Área Judiciária. TRT 15ª/2014 – Pólo Jundiaí – 24° lugar.

3. Já havia sido aprovado anteriormente? Em que concurso? Sim, procurador do Município de Acopiara/CE, mas fiquei muito atrás na classificação, longe de obter qualquer chance de nomeação.

4. Há quanto tempo estuda para concursos?

Um pouco mais de um ano.

5. Tem dedicação exclusiva?
Sim. Minha profissão é o estudo. Todos os dias tenho que estudar pelo menos 8 horas, como se realmente fosse uma profissão. Claro que há dias em que é impossível estudar e essas horas se resumem a 5 ou 6. Tem dias que chegava a estudar 11, até 12, mas nunca além disso.

6. O que não pode faltar no seu local de estudo?

A lei seca. Por mais material que você possua, somente com a lei seca você é capaz de observar a gramática de como as bancas, principalmente FCC, costuma cobrar nas provas, sem ponto de vista ou interpretação da lei.  

7. Conte um pouco sobre sua rotina de estudos.

A rotina de estudos começa bem cedo, por volta das 7 da manhã já tenho tomado café-da-manhá e tomado aquele banho para acordar o corpo para a batalha. Logo que comecei a estudar, o período da manhã era dedicado às aulas no LFG, que considero bastante importante, haja vista ser um suporte para o concurseiro que está começando a caminhada.

Estudava a tarde a matéria dada pela manhã, lia a lei, estudava por doutrina e resolvia questões do site questõesdeconcurso, uma ferramenta fundamental na vida de qualquer concurseiro. Posteriormente, como meu foco era TRT e no LFG o curso continha matérias gerais, precisava fazer um curso voltado para o TRT. Foi quando em agosto de 2013, por dicas de concurseiros, adquiri o curso preparatório para o TRT do CERS on line, o qual gostei muito.

O curso on line é bom para aqueles que não dispõe de muito tempo ou que não querem perder tempo com o deslocamento, principalmente para aqueles que vivem nas capitais e às vésperas de uma Copa do Mundo. Porém, um alerta, o fato de poder assistir as aulas em casa ou em qualquer outro ambiente mais relaxado do que o comum que é a sala de aula, requer do candidato maior disciplina e atenção, caso contrário o concurseiro poderá se perder e relaxar na caminhada. Lembre-se, é preciso ter força, foco e fé. Terminado o curso do CERS, o qual vi e revi, é chegada a hora de estudar sozinho, rever os materiais agragados, os grifos feitos, as marcações e leis destacadas, sempre no mesmo ritmo, como se a prova fosse amanhã.

8. Aonde costuma estudar (biblioteca, em casa)? Sempre gostei e me acostume a estudar em casa, tenho um ambiente diferenciado para isso, com computador e demais livros necessários.

9. Quantas horas por dia dedica aos estudos?
A média são 8 horas, mas como foi dito, somos seres humanos e podemos ter contratempos, problemas familiares ou até de saúde mesmo. As vezes estudava 4, 5 horas. Tinha dias que nem conseguia estudar. Mas as vezes, em compensação, conseguia estudar 10 horas e, em raras oportunidades, até 12.

10. Segue planejamento de estudos?
Na verdade sou meio desorganizado. Estudo uma disciplina por dia e só assim consigo estudar bem. Caso queira estudar mais de uma, acabo me enrolando com horários e matérias. Cada um deve buscar um jeito com o qual se adapte e renda mais.

11. Faz cursinho? Online ou Presencial? Conte como estuda.
Hoje estudo sozinho, mas penso em comprar algumas matérias isoladas, principalmente depois que vou muito mal numa prova. Fiz dois cursos, LFG, telepresencial e CERS, on line.

12. Estuda por mapas mentais ou resumos? São elaborados por você?

Estudo sim, mas Deus não me abençoou com a capacidade de elaborar meus próprios. Faço resumos, mas mapas eu deixo para os gênios. Muito bom vê aqueles mapas bem feitinhos e de muita imaginação. Quem os faz merecia uma premiação, pois de fato são brilhantes e ajudam realmente no nosso caminho.

13. Qual é a sua maior dificuldade nesse período de preparação?
Motivação. Por diversas vezes pensamos em desistir, vemos o quão estão bem preparados os nossos concorrentes e achamos que nunca chegaremos ao nível deles. Isso é um engano, quem estuda diariamente, quem corre atrás, que busca, alcança. Deus tem um propósito para cada um de nós. Busque uma inspiração, um motivo dentro de si para buscar forças e tentar fazer sempre o melhor.

14. Qual a sua maior motivação?
Sem dúvidas alcançar sonhos. Melhorar a situação da minha família sem dúvidas é algo que sempre sonhei e isso me dá força para prosseguir e correr atrás.

15. Já passou por períodos de desânimo? Se sim, o que fazia para retomar os estudos?
Claro. Normal, aquele que não desanima nunca não é humano. Essa história de que homem não chora, isso é uma mentira muito grande. Choramos sim, e devemos fazer isso mesmo, pôr para fora toda a dor, aflição e desanimo. Depois é enxugar as lágrimas e persistir nos estudos. Para retornar aos estudos era bem difícil, tinha que me apegar a Deus, a família, aos amigos mais próximos e pensar num futuro melhor.

16. Já pensou em desistir?
Sim, algumas vezes. Principalmente quando não passei para um concurso de nível médio aqui da minha cidade. Embora eu odeie penal e processo penal profundamente, fiz a prova e dava como certa a minha aprovação. A queda foi feia, mas estamos aqui.

17. Tem alguma frase ou imagem que vc se inspirar nos momentos de cansaço? Qual é?
Só penso na minha mãe e em tudo que ela passou para que eu chegasse até aqui. Quando mais, o “tudo posso naquele que me fortalece”, sempre esteve presente.

18. Tem o apoio de sua família e amigos?
Sim, e sem dúvidas isso é um diferencial a favor ou contra. Não estamos sós no mundo, precisamos de pessoas que estejam na mesma sintonia, ali torcendo, compreendendo seu sofrimento e desabafo.

19. Costuma sair aos finais de semana após a publicação do edital?
Engraçado isso por quê nunca fui de estudar muito nos finais de semana e sempre disse que nunca faria isso. Uma coisa é certa, nunca diga nunca. Estudo nos finais de semana, com ou sem edital.

20. Pratica exercícios físicos?
Sim. Algo também imprescindível. Primeiro por que devemos cuidar da saúde, não importa o que fazemos, sem saúde não somos nada. Depois por que é importantíssimo ter como extravasar todo o estresse que carregamos. Nossa caminhada é árdua, portanto, devemos fazer algo para desopilar e, como não temos muito tempo, juntamos o útil ao agradável, desopilamos e cuidamos da saúde de uma vez só.

21. Usa as redes sociais no período pós edital?
Sim. Rede social não é mais só um mero instrumento de interação com o mundo, mas também uma ferramenta de estudos. Participo e observo em grupos voltados para concurso dicas, questões, materiais que sempre me foram muito úteis.Precisamos realmente abdicar de algumas coisas, mas não precisamos nos trancar numa redoma e esquecer o resto do mundo.

22. Acredita que as redes sociais contribuem com seus estudos?
Com toda certeza.

23. O que costuma fazer no dia anterior à prova?
Costumo fazer uma pequena revisão, mas não me canso muito. Umas 3 ou 4 horinhas, só para passar o nevorsismo, depois vou vê um bom filme ou assistir algum jogo de futebol.

24. Arrepende-se de algo que fez ou deixou de fazer durante sua preparação para concursos passados?

Não. Tudo serve para o amadurecimento, tanto como pessoa, como profissional do estudo. Não há uma receita certa para passar, há coisas que inevitavelmente ou você faz ou não tem jeito, mas cada um faz da forma que lhe convém.

25. Pretende continuar estudando para concursos? Se sim, qual cargo?
Por questões pessoais, sempre tive um sonho de ser Juiz do Trabalho. Não sei se esse é realmente o lugar que chegarei ou se Deus tem outros planos para mim, mas o fato é que continuarei estudando, até mesmo por que vai ter TRT no meu Estado e desse eu não posso tá fora, não é mesmo ?! rsrsrs

26. Deixe um recado aos concurseiros
Meu recado é de apoio e incentivo a todos aqueles que estão começando ou pensam em desistir: Força, a caminhada é longa, mas o objetivo é certo e palpável, basta querer. Deixo aqui uma pequena oração para os dias difíceis:

- Senhor, Deus, criador do céu e da terra. Poderoso é o vosso nome, grande é vossa misericórdia! Em nome do vosso filho, JESUS CRISTO, recorro a vós neste momento, para pedir bênçãos para minha vida. Que a luz divina incida sobre mim. Com a vossa mão retirai todo o mal, todos os problemas e todos os perigos que estejam ao meu redor. Que as forças negativas que me abatem e me entristecem se desfaçam ao sopro da vossa benção. O vosso poder destrua todas as barreiras que impedem o meu progresso. E do céu, vossas virtudes penetrem no meu ser dando paz, saúde e prosperidade. Senhor abra os meus caminhos. Que os meus passos sejam dirigidos por vós para que não tropece na caminhada da vida. Meu viver, meu lar, meu trabalho, sejam por vós abençoados. Entrego-me em vossas mãos poderosas, na certeza de que tudo vou alcançar. Agradeço em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santos. Amém.

-> Quer participar da coluna depoimento do aprovado? Deixe nos comentários seu e-mail e cargo em que foi aprovado que entrarei em contato via e-mail! ;)


16 comentários:

  1. Parabéns pela aprovação e também pela experiência que nos passou! Sem dúvida isso ajuda muito aos que trilham o mesmo caminho, obrigado de coração!

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei a entrevista, parabéns ao colega. Passei em vigésimo segundo lugar no trt15 no polo de Piracicaba, alem de gostar da região foi estratégia para diminuir a concorrência. Já tinha sido aprovado no TJ - SP como escrevente, mas na prova de digitação fui reprovado. Parabéns pelo blog. gustavocarmo21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns,linda sua trajetória de estudos! Que oração linda! Que Deus te conceda outras vitórias!

    ResponderExcluir
  4. oi pessoal, estou me preparando para o próximo concurso para escrevente tj sp, e ler um testemunho deste me faz repensar sobre muitas coisas e ter a certeza de que tudo é possível para aquele que cre. Não posso deixar de dizer que quero morrer quando estudo matemática kkk abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Puxa! Pensei que eu fosse a única advogada que estivesse tentando entrar em concursos públicos que exigem somente segundo grau. Fiquei feliz!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Victor pela aprovação.Se puder, conte-nos com foi o estudo para a prova discursiva neste certame.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!! Adorei o depoimento, principalmente pela sua demonstração de fé! Acredito que fazer concurso é um ato de fé, acreditar que será alcançado. Só com ajuda de Deus, para conseguirmos tal feito, pois sozinhos não somos nada. Parabéns, você merece!

    ResponderExcluir
  8. Muito Bom, Parabéns.
    Obrigado pelas palavras extraordinárias!
    At Leonardo.

    ResponderExcluir
  9. posso fazer uma pergunta? nenhum intento de polemizar, só simplesmente gostaria de ter esclarecida uma dúvida: quem trabalha e, obviamente por essa razão não dispõe de 8 horas diárias para estudar (e trabalhando de carga horaria plena, mormente sendo mulher e além disso, tendo família para cuidar, nem 2 horas diárias de estudo é possível alcançar), será que passar em concursos públicos tornar-se pura utopia ou existem concretas possibilidades de alcançar esse objetivo mesmo no meio de tantas dificuldades? só para saber, não polemizar. entretanto, parabéns a Victor Santos, é de conforto saber que no Brasil há muitos crentes que se lembram de Deus ante de tudo (sou estrangeira e posso assegurar que no meu país de origem a realidade é bem diferente, não é por casualidade que chamam Europa de post-cristiana, infelizmente). lana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com certeza há possibilidades. Exigirá mais dedicação e esforço, mas com certeza é possível.
      abs

      Excluir
    2. É possível sim, pode demorar um pouco mais, mas é super possível. Assista os vídeos do William Douglas, ele é juiz, cristão e tem livros sobre como passar em concurso, uma benção!

      Excluir
  10. Alem de lindo, nordestino e ama a Deus? PERFEITOOOOO!!!
    Manda ver ai nestes paulistas!! Vitor, sou sua fã e obrigada pelas dicas, pela linda oração e por todo exemplo de dedicação que será seguido por nos concurseiros, com certeza.

    Parabéns gatão!!!

    ResponderExcluir
  11. Meus parabéns! Que Deus continue a te abençoar!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis