Coaching para Concursos e OAB

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Depoimento do Aprovado: Júlia Baptistuta (aprovada para Analista Judiciário TRT 15)

Oi, meu nome é Júlia Garcia Baptistuta. Sou de Uberaba/MG e fiz faculdade de Direito na UNIUBE. Fui classificada em 48º lugar no concurso de analista judiciário, área judiciária do TRT da 15ª região - Polo: Ribeirão. Esse foi meu primeiro concurso para analista do TRT. Tenho 22 anos, acabei de me formar (final de 2013), mas já vinha me preparando para Direito do Trabalho e Processo do Trabalho desde que resolvi escolher essas matérias para a segunda fase da OAB.

Antes de prestar analista TRT da 15ª região, que foi meu segundo concurso, prestei Escrevente do TJ/SP em 2012. Fiquei classificada em 51º lugar, mas ainda não fui chamada. Na época que prestei para o cargo de escrevente fiquei cerca de um mês e meio estudando de 3 a 4 horas por dia. Entretanto, estudo efetivamente pra concurso público desde outubro de 2013, quando saiu o edital do TRT da 15ª região, e com dedicação exclusiva.


Eu gosto de variar meu local de estudo. Tem dia que acho mais prático estudar em casa pela facilidade de ter todos os meus materiais a minha disposição. Quando vou pra biblioteca fico mais limitada, mas sem dúvidas é o lugar onde eu tenho maior rendimento e menos distrações. No meu local de estudo não pode faltar marca texto! É um vício. Simplesmente não consigo ler nada sem marca texto! Meus livros são todos coloridos, grifados e anotados (desde a faculdade tenho essa mania).

Eu estudo de 4 a 5 horas por dia. Não tenho um planejamento pré-definido, mas tenho o hábito de traçar metas. Por exemplo, não passo para outra matéria enquanto não chegar a determinado ponto da que eu estou estudando.

Gosto de ler a matéria em pelo menos uns 3 materiais diferentes e depois faço o meu próprio resumo com o que achei mais importante em cada. Mas isso leva tempo, então não dá pra fazer na véspera dos concursos. O ideal é fazer isso com antecedência, e nas matérias em que se tem maior dificuldade.

Nesse concurso do TRT 15, comprei um caderno com várias matérias. Imprimi o conteúdo programático do edital, recortei cada matéria separada, e colei no caderno. Então, fui estudando o edital na ordem e, em cada tópico, eu escrevia aquilo que era mais importante na matéria. Aquilo que eu não poderia esquecer na hora da prova. Eu fiquei muito satisfeita com esse método. Na semana da véspera, separei um dia por matéria pra revisar e destaquei com asteriscos os pontos mais importantes dentro do meu caderno. Os pontos destacados seriam os que eu deveria revisar no sábado antes do concurso. Ao contrário do que muitos dizem, acho essencial estudar um dia antes da prova. Todas as provas importantes que fiz até hoje (Escrevente TJSP, OAB, e AJAJ TRT 15 e TRT 2) eu estudei um dia antes e acertei questões por esse motivo.

Separei algumas fotos do meu caderno pra vocês verem:

OBS: Não menosprezo nenhuma parte da matéria. Por mais que já tenha lido mil vezes, nunca é demais ler de novo e fixar mais ainda. Se formos deixando de lado sempre aquilo que “já sabemos”, um dia podemos acabar esquecendo e errar uma questão considerada fácil.


OBS: Em algumas matérias eu não tive tempo suficiente pra escrever os artigos mais importantes no caderno, então eu tirei cópia do Vade Mecum e colei no caderno, destacando os principais com o marca texto. O que eu acho bacana do caderno é você reunir tudo aquilo que é mais importante pra você para o concurso em um só lugar, sem precisar ficar indo e voltando em mil cadernos e resumos diferentes uma semana antes da prova, que (em minha opinião) é justamente o momento mais importante de revisão!

Hoje faço cursinho no Damásio pra magistratura do trabalho, que é o meu objetivo final, mas meu dia a dia de estudos é todo voltado, por enquanto, para o cargo de analista do TRT. No primeiro semestre do ano passado fiz o cursinho pra analista do TRT, também no Damásio. Fiz durante o nono período da faculdade, na época que eu estava estudando pra OAB, e foi uma ótima experiência. Hoje o principal material que uso pra estudar foi o que eu adquiri nesse cursinho, além de sinopses (adorei o da juspodvm) e resolução de questões. Uso doutrina mais aprofundada apenas quando tenho dificuldade ou curiosidade no assunto.

Acho que uma grande dificuldade no período de preparação é ter disciplina, já que estudar pra concurso requer dedicação e abdicação. Esse é um problema que lido ainda e tento melhorar a cada dia. Não deixo de sair nos finais de semana nem de entrar em redes sociais, mesmo quando o edital já saiu. Penso que sabendo se planejar e se organizar, dá para conciliar os estudos com outros compromissos. Mas, claro, tem que ter equilíbrio. Não dá pra ir a uma balada no sábado e querer acordar cedo e com disposição pra estudar no domingo! Os seus programas também têm que se adaptar ao seu novo estilo de vida.

Gosto muito de redes sociais pra me comunicar com outros concurseiros e me manter atualizada, mas nunca utilizei como forma de estudo. Já tentei, mas não consigo estudar pelo computador. Gosto de papel, caneta e marca texto! Hahaha. No entanto, acredito que as redes sociais são de grande valia para aqueles que se adaptaram. Existem vários grupos específicos de concursos onde as pessoas trocam ideias sobre questões, provas, materiais, etc, o que deve trazer grandes benefícios aos candidatos. O ideal é tentar vários métodos e utilizar aquele que rende mais pra você!

Outra situação bastante difícil enfrentada ocorre quando não nos saímos tão bem em alguma prova. Dá até vontade de desistir. O correto, nessas horas, é tirar essa situação como uma forma de ganhar mais energia para os estudos!

Pessoal, a mensagem que deixo pra todos é que sempre tenham muita paixão pelo direito e curiosidade nos estudos. Assim tudo se tornará muito mais prazeroso e o objetivo será alcançado o quanto antes! Não vamos nunca desistir dos nossos sonhos! O meu é ser Juíza do Trabalho e não vou desistir enquanto não conseguir! Aquilo que queremos e que depende de nós, com muita dedicação e paciência, nosso será! Não existem pessoas melhores ou piores; existem aqueles que se preparam melhor. Havendo persistência, o tempo trará!

-> Quer participar da coluna depoimento do aprovado? Deixe nos comentários seu e-mail e cargo em que foi aprovado que entrarei em contato via e-mail! ;)




7 comentários:

  1. Nossa vc conseguiu tudo tao rápido, parabéns. Eu tenho a mesma idade que vc e quero as as mesmas coisas que vc (passar na OAB agora, depois pra analista de algum concurso e futuramente magistratura do trabalho). Eu estou no 9 período, mas sempre tive a ideia de que o tempo de estudo necessário para se passar em um bom concurso seria bem maior, achava que seria impossível conseguir estudando a curto prazo. Mas com seu exemplo vejo que o tempo nao foi tao relevante assim, vc estudou poucos meses para conseguir. Eu comecei estudar há umas 3 semanas para a primeira fase da OAB em abril, espero ter a mesma capacidade que vc e aproveitar esse conhecimento da OAB pra passar em algum concurso este ano ainda.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Júlia :D também fui aprovada, só que para técnico do TRT15, mas ainda não é hora de falar disso.

    Boa sorte na caminhada rumo à magistratura!

    Abçs, Karine.

    ResponderExcluir
  3. Achei de grande valia a aprovada postar a sua forma de estudar principalmente, postando as fotos do material. Muito legal. Desejo que seus sonhos se realizem logo e parabéns pela força de vontade. Também estou nesse barco. Fui aprovada no exame de ordem (IX) uma das mais difíceis e busca aprovação em concurso, também na área do Trabalho. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. thais

    Adorei o seu depoimento, não sou de ficar lendo depoimentos e blogs, mas o seu não sei porque comecei a ler e nossa estou impressionada com a sua determinação e forca de vontade! você e muito nova e no entanto já foi aprovada em dois concursos e na oab, parabéns! hoje eu trabalho na caixa econômica, também prestei concurso, não tao difícil quanto estes, mas pretendo no futuro prestar outros concursos. vou experimentar o método do caderno com as partes do edital colados nele! abracoss e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. thais

    eu comentei anteriormente mas apagou tudo!! bom só queria dizer que adorei seu depoimento, vou levar como uma lição de vida e vou testar esse método do caderno com as partes do edital! eh muito bom saber que a juventude não esta tão perdida e que existem pessoas dedicadas e determinadas que nem você! parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. thais

    eu comentei anteriormente mas apagou tudo!! bom só queria dizer que adorei seu depoimento, vou levar como uma lição de vida e vou testar esse método do caderno com as partes do edital! eh muito bom saber que a juventude não esta tão perdida e que existem pessoas dedicadas e determinadas que nem você! parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Julia parabéns! Muito sucesso na sua caminhada! Gostaria muito de saber quais autores e livros utilizou como material de apoio para aprofundar o que foi preciso. Se puder enviar meu contato é edilagoes@yahoo.com.br, obrigada, Edila.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis