A Concurseira Dedicada faz por você!!
A nossa entrevistada da semana é Carla Vanessa, aprovada em diversos concursos.
1- Nome
Carla Vanessa Vieira Monteiro Vasconcelos
2- Área de formação
Direito
3- Cargo em que foi aprovado
Analista Judiciário TRT01
4- Já havia sido aprovado anteriormente? Em que concurso?
Sim, o primeiro concurso que obtive aprovação foi IBGE, logo após passei para os CORREIOS, no cargo de atendente comercial, e a seguir para os seguintes tribunais: TRF1, TRF2, TRT2 e TRT3. Trabalhei um ano e três meses como analista do TRT2 até que pedi exoneração para aguardar minha nomeação no TRT01.
5- Quanto tempo demorou a ser nomeado?
Por volta de um ano após a homologação do concurso do TRT02 e ainda aguardando nomeação no TRT01 que deverá ocorrer no próximo mês.
6- O que sentiu ao saber da aprovação?
Muito alívio e gratidão a Deus por ter me permitido passar em um dos concursos dos meus sonhos. Eu já era analista, mas em outro Estado. Passar pro TRT01 e ter a chance de voltar para a casa foi uma emoção indescritível, só queria agradecer a Deus pela graça de ter recompensado meu esforço.
7- Pretende continuar estudando para concursos? Para qual cargo?
Sim, sigo estudando para prestar o concurso da Magistratura do Trabalho.
8- Há quanto tempo estudava para concursos?
Aproximadamente dois anos para analista.
9- Quantas horas por dia dedicava aos estudos?
Praticamente o dia todo, pois não trabalhava. Quando assumi no TRT02, passei a estudar, em média, 4 horas por dia e, aproximadamente, de 6 a 8 horas nos finais de semana.
10- Tinha dedicação exclusiva?
A princípio sim, mas quando fui nomeada no TRT02, tive que conciliar trabalho, estudo e academia.
11- Fez planejamento de estudos?
Sim, tinha quantidade de horas e matérias determinadas a serem estudadas por dia.
12- Estudava quantas matérias por dia?
No começo estudava 3 matérias por dia, pois tinha mais tempo e não conseguia ficar 8, 9 horas estudando o mesmo assunto, quando comecei a trabalhar, passei a estudar uma matéria por dia.
13- Fez cursinho? Online ou Presencial?
Fiz cursos online, entre eles CERS, EVP e Ponto dos Concursos e um curso presencial de Português.
14- Fazia turma intensiva ou regular?
Buscava fazer os cursos intensivos para tribunais.
15- Estudava por mapas mentais ou resumos? Eram elaborados por você?
Nunca fiz resumos. Preferia marcar as partes do textos que achava mais importantes e depois voltava relendo somente o que tinha marcado, servia como um resumo pra mim. Mapas mentais foram de grande utilidade.
16- Qual foi sua maior dificuldade durante o período de preparação?
Acordar às 2 horas da manhã para estudar até antes de ir trabalhar e a falta de tempo por causa do trabalho.
17- Passou por períodos de desânimo? Se sim, o que fazia para retomar os estudos?
No começo sim. Após a publicação dos gabaritos das provas que não tinha me saído bem eu ficava realmente desanimada, mas no dia seguinte eu já estava estudando para o próximo concurso. Mas após a primeira nomeação vi que era capaz, que passar em concurso não é impossível, e a partir de então passei a estabelecer metas cada vez mais desafiadoras e conseguir resultados cada vez melhores.
18- Chegou a pensar em desistir?
Nunca!!!
19- Tinha o apoio de sua família e amigos?
Tinha total apoio da família e amigos. Minha mãe sempre me ajudou quando não podia comprar livros e pagar cursos e meu marido sempre confiou muito no meu potencial. Sigo estudando para realizar um sonho que além de meu é do meu avô, de ter uma neta Juíza do Trabalho.
20- Costumava sair aos finais de semana?
Não gostava muito de sair, no máximo um cineminha, uma churrascaria. Mas aproveitava as noites de sábado e domingo para relaxar e curtir o marido e a família.
21- Praticava exercícios físicos?
Sim, sempre!! Fazia musculação em média 4x por semana e corridinhas leves, geralmente após o trabalho.
22- Usava as redes sociais no período pós edital?
Não. Nunca tive facebook. Não sou contra quem tem, mas me disperso muito com redes sociais e eu tinha que fazer valer o pouco tempo que tinha para estudar.
23- O que costumava fazer no dia anterior à prova?
Geralmente tirava o dia anterior para relaxar, pois se estudasse ficaria mais angustiada e mais nervosa.
24- Arrepende-se de algo que fez ou deixou de fazer durante sua preparação?
Pela falta de experiência e por não ter amigos já aprovados, cometi vários erros. Comecei estudando por materiais ruins, fracos, até descobrir os melhores cursos, os melhores livros, o que levou um tempo razoável. Estudei por apostilas superficiais, por doutrinas enormes, o que hoje não faria novamente. Se pudesse voltar no tempo, já começaria estudando por livros voltados para concurso público e fazendo os cursos que julguei essenciais para minha aprovação.
25- Deixe um recado aos concurseiros
Uma coisa que sempre falo para os meus amigos que ainda estão na jornada para obtenção do primeiro cargo público é para confiarem em seu potencial. Não tenham medo da concorrência. Não procurem comparações com outros candidatos. Busquem sempre a superação a cada dia. Aproveitem e desfrutem da felicidade que pode ser encontrada no caminho, da satisfação de se descobrir cada dia melhor, cada vez mais perto do seu sonho. Façam o melhor que puderem, o que tiver ao alcance de vocês. Durmam um pouco menos, acordem um pouco mais cedo, sacrifiquem um pouco do seu final de semana, porque no final, vai valer a pena!!!
-> Quer participar da coluna depoimento do aprovado? Deixe nos comentários seu e-mail e cargo em que foi aprovado que entrarei em contato via e-mail! ;)
Olá, gostaria de trocar email com a Carla Vanessa, também trabalho, estudo e faço academia, e estou com uma enorme dificuldade em conciliar os horários. Gostaria de conversar com vc, e pegar algumas dicas. Se possível, me manda um email (bruna.novaes@2cta.eb.mil.br). OBrigada e parabéns!!!!!
ResponderExcluirDeborah boa tarde! É a primeira vez que comento no seu blog (sou fã!) e gostaria de te agradecer por sempre buscar esses depoimentos de pessoas já aprovadas em concursos públicos - como é bom reler as entrevistas nos nossos momentos de desânimo não é mesmo?
ResponderExcluirSe possível, depois da prova do TRT2 desse fim de semana, será que você poderia, por favor, perguntar para a Carla sobre permuta entre TRTs? Ela comentou que prestou a prova do RJ depois de já ter passado em SP, mas não seria possível permutar com alguém de lá?
Tenho amigos que me disseram que é muito mais fácil "pedir pra voltar pra SP do que pedir pra sair", mas sempre achei essa informação meio lenda urbana rsrs...
Obrigada pela ajuda e que Deus te abençoe!
Marcela
olá Carla,muito obrigada por compartilhar suas dicas,gostaria de saber quais livros vc indicaria para quem sonha em ser analista judiciario do TRT???por favor essa é minha dúvida.Obrigada pela ajuda e que Deus te abençoe!
ResponderExcluirCarla, muito obrigada pelas dicas! É muito bom ter uma pessoa como referencial e que já superou os desafios de passar num concurso do nível do TRT. No item 13 você falou que fez alguns cursinhos on line como CERS, EPV e Ponto dos Concursos... Eu já fiz CERS para me preparar para OAB e gostei muito! Qual desses cursinhos on line você recomenda mais, tendo como foco o concurso de analista do TRT? Qual você sentiu que deu mais resultados? Obrigada! Sucesso para você!
ResponderExcluirMuito legal. Mais uma história de quem luta por um objetivo e o consegue. Não tenho dúvidas de que é só persistir que se chega lá. Meus parabéns!!!
ResponderExcluir