Coaching para Concursos e OAB

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Resenha de Livro: Constituição Federal Anotada - Banca Cespe


Constituição Federal - Anotada pelas Bancas Examinadoras - CESPE
3ª Edição revista, atualizada e reformulada
Série Constituição e Códigos Anotados
Autores: Weslei Machado - Marcos Carvalhedo
Coordenadores: Vicente Paulo - Marcelo Alexandrino


Não conhecia o livro e fiquei bastante satisfeita com a quantidade de informação que esta Constituição anotada possui. Além disso, possibilita leitura rápida, sendo ótima para uma boa revisão, inclusive por conta da tipografia e diagramação utilizada na obra.


O livro é exatamente o que se propõe: uma Constituição Anotada. Isto é, apresenta o artigo, logo abaixo: Súmulas, Jurisprudências dos Tribunais Superiores e legislação extravagante referentes a ele.

Ao final de cada artigo há assertivas de prova Cespe (C ou E) de diversos cargos: Defensor, Analista, Técnico, Procurador, com o objetivo de demonstrar de forma mais efetiva como esta banca explora cada tema em prova.

É importante frisar que as assertivas de provas são de provas cobradas entre 2007 e 2013, portanto, bastante atuais.

O gabarito das questões encontram-se ao final do livro. Este recurso facilita o estudos dos concurseiros curiosos, que acabam “colando” a resposta quando o gabarito está próximo a questão e de fácil visualização.

As questões, que somam mais de 2.200 assertivas, não são comentadas, pois foram incluídas justamente ao final de cada artigo, quando já foi possível estudar a letra de lei e jurisprudência relacionada. Entretanto, não acredito que este fator dificulte o estudo, pois todo conhecimento necessário para a resolução das questões encontra-se exposto algumas folhas antes.

Além desses recursos, abaixo de cada artigo, inciso ou parágrafo, sempre que necessário, os autores apresentam comentários da Doutrina e notas remissivas, deixando o estudo ainda mais completo.

Destaca-se que toda a exposição de entendimento doutrinário sempre levará em conta o entendimento da Banca CESPE sobre determinado tema. Portanto, caso Autor A tenha entendimento diverso do Autor B, mas a Banca CESPE já tenha cobrado por diversas vezes o entendimento do Autor A, apenas este será encontrado no livro. Esse recurso direciona o concurseiro nos seus estudo, pois possibilita que ele saiba qual bibliografia adotar em atenção aos entendimentos da banca.

Esta estrutura se repete em todos os artigos, incisos e parágrafos da Constituição Federal.

Assim, o estudo da Constituição a partir deste livro te deixará muito bem preparado para as provas da Banca CESPE. O resultado final se revela como um quadro de estudos completo que possibilita ao concurseiro identificar quais são, como são elaboradas e onde estão as repostas para as principais questões de prova organizada por esta banca examinadora.

Portanto, indico o estudo através desta obra a qualquer concurseiro que esteja se preparando para concursos que cobrem jurisprudência e são organizados pela banca Cespe, independentemente do cargo.

Participe do sorteio de um exemplar: http://goo.gl/6Oanq5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis