Coaching para Concursos e OAB

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Resenha de Livro: Processo do Trabalho - Coleção Tribunais e MPU

Olá!!
Mais uma vez agradeço imensamente ao Prof. Henrique Correia por disponibilizar as obras de sua coordenação para as resenhas aqui do blog. Obrigada, professor! =)

O livro escolhido de hoje é:

Coleção Tribunais e MPU - Processo do Trabalho - Analista

Autor: Élisson Miessa
Coordenador: Henrique Correia
Estrutura
O livro faz parte da coleção Tribunais e MPU da Editora Juspodivm e é organizado da seguinte forma: exposição teórica com inserção de tabelas, lembretes e esquemas para facilitar a compreensão da matéria e,a cada 2 capítulos, apresentação de questões comentadas sobre os temas estudados anteriormente.

As questões possuem fundamentação não apena em artigos, como também explicações do autor objetivas e claras.

Linguagem
A linguagem do livro é fácil e bem didática,o que torna a leitura gostosa e nada cansativa. Inclusive, recentemente postei uma foto no facebook na qual eu estava estudando pelo livro e um seguidor postou o seguinte comentário: Empolgante! Concordo plenamente com ele, difícil ficar entediado com o livro, tendo em vista ser bem dinâmico. Acredito que este fator é bem importante, pois possibilita que candidatos a cargos de técnico e analista que não possuem formação jurídica possam estudar através dele, sem prejuízo da compreensão total da matéria.

Conteúdo
Embora seja dirigido ao público de tribunais e MPU, seu conteúdo vai além do necessário para esses concursos , mas sem, contudo, pecar pelo desnecessário aprofundamento do tema . A profundidade ocorre na medida certa para fazer com que o leitor entenda o assunto abordado, não apenas fique com uma visão superficial que leva em última análise a decoreba de termos e conceitos, como acontece com muitas apostilas para tribunais.

O livro aborda o direito processual do trabalho como um todo, desde o estudo das fontes e princípios à execução trabalhista. Sempre que necessário, aponta as teorias existentes de forma bastante objetiva e deixando claro qual é a majoritária. Além disso, apresenta, na íntegra, o conteúdo de súmulas e OJs pertinentes ao assunto tanto no corpo do texto quanto ao final de cada capítulo. 


Facilitadores de estudo
Como forma de deixar o estudo esquematizado e facilitado, o autor apresenta muitas tabelas, esquemas e notas de atenção no decorrer da explicação. Estas notas de atenção podem ser observações, como determinados entendimentos do TST ou até mesmo pontos que costumam ser bastante cobrados em prova.



Outro facilitador interessante são os exemplos trazidos pelo autor, que ajudam a contextualizar a teoria, facilitando a compreensão e entendimento da matéria.

Para qual cargo é indicado.
Embora o livro participe da Coleção Tribunais e MPU não vejo qualquer problema em ser utilizado em provas como: OAB, Advogado, Procuradorias (exceto MPT). Isto é, ele pode ser a única fonte de estudo para provas que não exijam do candidato conhecimento realmente aprofundado da matéria, como não é o caso da Magistratura do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, pois o livro possui o conteúdo necessário para que você vá muito bem nestas provas. Contudo, vale ressaltar que as questões serão de tribunais e MPU (bancas FCC e Cespe), que é o seu foco.

Ainda sobre a prova da Magistratura do Trabalho, me arrisco a dizer que este livro poderia ser utilizado para revisão (especialmente 1ª fase), porém não como única fonte de estudo por conta das fases seguintes do concurso. Já para o Ministério Público do Trabalho fica mais complicado, pois mesmo a 1ª fase costuma ser mais puxada. 

Dica final
Quer saber aonde comprar esse Livro com um super desconto?
Confira: http://goo.gl/OHlbVD

Um comentário:

  1. Valeu pela resenha, decidi-me a comprar esse livro!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis