Coaching para Concursos e OAB

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Resenha de Livro: Direito Administrativo - Coleção Tribunais e MPU



Gostaria de agradecer ao Prof. Leandro Bortoleto por disponibilizar sua obra para resenha aqui no blog e um exemplar extra para sorteio.
Obrigada, professor! =)
O livro escolhido de hoje é:
Coleção Tribunais e MPU – Direito Administrativo - Para Analista


Autor: Leandro Bortoleto
Coordenador: Henrique Correia


Estrutura
O livro faz parte da coleção Tribunais e MPU da Editora Juspodvm e contém exposição teoria com inserção de lembretes, súmulas, jurisprudência, tabelas e esquemas para facilitar a compreensão da matéria e, ao final de cada capítulo, apresentação de questões comentadas e não comentadas sobre os temas estudados.
As questões são divididas entre comentários item a item e comentários objetivos com artigos de lei.
 
 

 Linguagem
A linguagem do livro é fácil e bem didática, o que torna a leitura gostosa e nada cansativa. É difícil ficar entediado com o livro, tendo em vista ser bem dinâmico. Acredito que este fator é bem importante, pois possibilita que candidatos a cargos de técnico e analista, que não possuem formação jurídica, possam estudar através dele sem prejuízo da compreensão total da matéria. 

Conteúdo
Embora seja dirigido ao público de tribunais e MPU, seu conteúdo vai além do necessário para esses concursos, mas sem, contudo, pecar pelo desnecessário aprofundamento do tema, como já destaquei na resenha do livro de processo do trabalho desta coleção. A profundidade ocorre na medida certa para fazer com que o leitor entenda o assunto abordado, não apenas fique com uma visão superficial que leva, em última análise, a decoreba de termos e conceitos, como acontece com muitas apostilas para tribunais.

O livro aborda o direito administrativo como um todo, desde o estudo das fontes e princípios às Leis Complementares relativas as matérias que são constantemente cobradas nos concursos de tribunais e MPU. Sempre que necessário, aponta as teorias existentes de forma bastante objetiva, além das divergências doutrinárias, deixando claro qual é a majoritária. Além disso, apresenta, entendimento doutrinário de renomados autores do Direito Administrativo, sempre que necessário, como: Di Pietro, Helly Lopes Meirelles, etc.


Facilitadores de estudo
Como forma de deixar o estudo esquematizado e facilitado, o autor apresenta muitas tabelas, esquemas, notas de atenção no decorrer da explicação e destaque de palavras em negrito. As notas de atenção podem ser observações, pontos que costumam ser bastante cobrados em prova ou chamam a atenção para divergências da doutrina e/ou jurisprudência.

Outro facilitador interessante são os exemplos trazidos pelo autor, que ajudam a contextualizar a teoria, facilitando a compreensão e entendimento da matéria. 


Para qual cargo é indicado.
Embora o livro participe da Coleção Tribunais e MPU não vejo qualquer problema em ser utilizado em provas como: Advogado, Procuradorias (principalmente como revisão). Isto é, ele pode ser a única fonte de estudo para provas que não exijam do candidato conhecimento realmente aprofundado da matéria. Contudo, vale ressaltar que as questões serão de tribunais e MPU (bancas FCC e Cespe), que é o seu foco.

Dica final
Quer saber aonde comprar esse Livro com um super desconto?
Clique aqui: http://goo.gl/l92ZBs

3 comentários:

  1. amei.. quero ganhar pro meu esposo q está fazendo Direito

    ResponderExcluir
  2. esse livro vai me ajudar bastante por causa dos facilitadores.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro; é, de fato, muito bom. E a resenha aqui apresentada foi muito precisa: assino em baixo o que foi destacado.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis