Coaching para Concursos e OAB

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Resenha de Livro: 11.000 Questões Comentadas

Olá concurseiros! Como estão os estudos?
A resenha de hoje será do livro:

11.000 Questões Comentadas- Coleção: Passe em Concursos Públicos
Ed. Saraiva
Altura: 28 cm.
Largura: 21 cm.
Profundidade: 7 cm.
Acabamento: Capa Dura
Edição : 1 / 2013
Número de Paginas : 2400

Todos nós sabemos que a resolução de exercícios durante o período de preparação para concursos é essencial para a aprovação e boa classificação. Mesmo aqueles que estão iniciando os estudos devem testar o conhecimento adquirido através das aulas.
Esse é um erro que vejo muitos iniciantes cometendo: acreditam que por não terem ainda estudado todo o conteúdo da disciplina ainda não precisam resolver exercícios!

Resolvendo provas anteriores ficará mais fácil para o candidato (seja ele iniciante ou não) identificar o perfil de cada banca, seus entendimentos e temas de maior incidência , visto que muitos temas se repetem, de modo que a resolução sistemática de exercícios permitirá não só a identificação de quais são de predileção da banca, como também conhecer o estilo de cobrança de cada qual: se cobram a letra da lei, que tipo de pegadinha fazem, etc.

Este livro é, sem sombra de dúvidas, o mais completo atualmente no mercado, especialmente para concursos da área jurídica. São 11.000 mil questões comentadas por professores, não é a toa que alguns amigos meus o apelidaram de “O Gigante” e “A Bíblia do Concurseiro”. Os apelidos referem-se não apenas ao seu tamanho, que realmente é grande (2.393 páginas), como também pela quantidade de questões e matérias trabalhadas.

Disciplinas
  • Direito Administrativo
  • Direito Ambiental, Agrário, Agroambiental e Urbanístico
  • Direito Civil
  • Direito Constitucional
  • Direito do Consumidor
  • Direito Eleitoral
  • Direito Empresarial e Comercial
  • Direito Financeiro e Econômico
  • Direito Individual e Coletivo do Trabalho
  • Direito Internacional Público/Privado e Comunitário
  • Direito Penal
  • Direito Previdenciário
  • Direito Processual Civil
  • Direito Processual do Trabalho
  • Direito Processual Penal
  • Direito Tributário
  • Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos
  • Direitos Humanos
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Ética e Legislação Profissional
  • Português
Achei o livro super completo para estudantes de qualquer área, mas em especial a área jurídica. Apresenta, inclusive matérias que são restritas a alguns editais como: Agrário, Urbanístico e Ética e Legislação Profissional.

Estrutura
Além da separação por matéria, o livro também traz uma divisão por bancas e temas, nesta ordem. Portanto, caso você esteja estudando para um concurso da Banca CESPE/UnB, por exemplo, terá todas as questões desta banca reunidas e separadas por assunto.

Gostei muito desse detalhe, pois facilita bastante na hora do estudo. Então, nada de perder tempo!Basta que você abra o livro na parte destinada à banca do seu concurso e inicie seus estudos.

O livro possui aproximadamente 70 bancas organizadoras, sendo divididas da seguinte forma: Cespe, FCC, Outras Bancas (ex: Acadepol, MP, NUCEPE, Bancas dos Tribunais para provas de Juiz) e OAB/FGV.

Comentários
Sobre os comentários queria ressaltar um ponto importante: o tamanho. Sabemos que, muitas vezes, as questões de tribunais são bem objetivas e, alguns livros, se limitam a apontar o dispositivo de lei ou julgado referente ao gabarito. Já este livro, embora também apresente alguns comentários objetivos (apenas com a indicação do dispositivo de lei), possui muitos comentários bem elaborados, por alternativa, de acordo com a necessidade da questão explorada.

Primeiramente você encontra os comentários e logo em seguida o gabarito (sem destaque). Isso ajuda bastante curiosos que não conseguem se conter e responder a questão sem olhar o gabarito antes.

Ano das Questões

O livro foi lançado este ano e, portanto, está em sua 1ª edição. Entretanto, é possível encontrar questões de diversos anos.

Alguns leitores podem ficar desconfiados por encontrarem questões antigas como de 2005, 2006, mas não há com o que se preocupar. Isso não significa que não atualizaram o livro; pelo contrário, significa que, embora antigas, as questões continuam sendo cobradas em provas e estão de acordo com a legislação vigente.

Ainda assim há muitas questões atuais, como informado na capa: 70% das questões foram retiradas de provas realizadas a partir de 2010.
Bom, não custa nada lembrar que as bancas ADORAM repetir questões em prova, né?! Assim, nada melhor do que treinar questões mais antigas com a certeza de que estão com o gabarito atualizado e aumentar as chances de identificar uma destas em sua prova.

Diferencial
Para mim o grande diferencial deste livro é, além do enorme número de questões, a quantidade de matérias. São aproximadamente 30 matérias, inclusive aquelas que não costumam estar presentes em livros de questões.

E por que um livro para treinar questões?
Você pode estar pensando nesse momento: mas hoje em dia com tantos sites para resolução de questões por que vou comprar livro? Essa resposta é bem simples:
- Por ser um material impresso, você poderá treinar como se estivesse realmente fazendo a prova, destacando as palavras chaves das questões, descartando as alternativas erradas, etc.
- Possibilidade de fazer anotações ao lado das questões que o ajudem a memorizar determinado ponto da matéria ou para melhor compreendê-las.
- Como o livro físico é um pouco pesado, há a versão e-book. Com ela, o candidato terá praticidade para levá-lo a qualquer lugar, sem precisar do uso de internet, podendo resolver exercícios no ônibus, na sala de espera do médico, etc.

Para qual cargo é indicado
Indico o livro para qualquer concurso da área jurídica e OAB!

Nele você encontrará muitas questões de delegado, MP, Juiz, Defensor, AGU, Advogado e Analista. Lembrando que para aqueles que estudam para a OAB há, ao final de cada matéria, um espaço reservado com questões da OAB/FGV.

Ainda, para aqueles que estudam para a área não jurídica, mas querem treinar questões das matérias de direito do seu concurso, este também será uma ótima ferramenta de estudos

E o sorteio de um exemplar
Veja como participar: http://tinyurl.com/l2cw47a



9 comentários:

  1. nossa muito ótimo este livro, precisando - estou até participando do sorteio dele no facebook link compartilhamento https://www.facebook.com/dsilva.ribeiro.50/posts/1385982474969579

    ResponderExcluir
  2. Ótimo livro para estudar para concurso, por isso eu vou ser a vencedora!!!!

    ResponderExcluir
  3. poxa esse livro ensina muita coisa pra quem é iniciante em concurso como eu.

    ResponderExcluir
  4. Estava na dúvida mais realmente, vou compra-lo pra me ajudar nos estudos.
    Gostei muito da sua resenha =)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sua resenha ficou ótima. Esclareceu todas as minhas dúvidas e até coloquei o link do seu post no site da Saraiva. Parabéns pelo ótimo trabalho como blogueira e concurseira.

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Adoro seu blog, é realmente muito útil pra quem está estudando! Eu queria saber se vc tem informações de como e onde adquirir a versão ebook e se tem noção de valor...
    Valeu! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano. Fico feliz em saber que gosta do Blog. O versão e-book vc encontra na própria Saraiva, mas acho mais caro que o físico. Contudo o e-book será mil vezes mais prático e leve! rs
      Segue o link do e-book: http://oferta.vc/37Ij
      Link do livro físico: http://oferta.vc/37Is

      abs e bons estudos!

      Excluir
  7. Oi, Deborah Vou fazer o concurso do STJ e gostaria de saber qual o livro de Português Jurídico que você recomenda. Sou da área de Comunicação e esta matéria cai na parte específica da prova, então imagine o pânico...rs Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis