Coaching para Concursos e OAB

segunda-feira, 21 de abril de 2014

5 dicas para estudar melhor em menos tempo

O hábito de estudar é, sem dúvida, uma coisa complicada de se desenvolver. No entanto, se bem realizado pode ajudar você a adquirir mais conhecimento e contribuir para a sua formação.

Quando se trata de estudar – especialmente longe do colégio – a principal reclamação dos estudantes é o tempo. Os alunos acreditam que é necessário dedicar muito tempo aos estudos e afirmam que não têm essa disponibilidade. Porém, é possível estudar de maneira efetiva cumprindo um tempo curto.

Se você estudar da maneira correta, revisar mais materiais em menos tempo não irá prejudicar a qualidade do processo. Mas não se trata de estudar correndo, simplesmente “passando os olhos pelo conteúdo”. Estudar em menos tempo significa aperfeiçoar ao máximo as condições de estudo, para que cada segundo seja aproveitado. Veja dicas para conseguir estudar melhor em menos tempo:
1. Durma bem:
Por mais repetitivo que pareça, a qualidade do sono é fundamental para a saúde da sua mente. Tenha no mínimo sete horas de sono; isso permite que seu cérebro seja ativado e renda o máximo possível, o que evita as distrações enquanto você estuda.

2. Planeje as sessões de estudo:
Para que você tenha um bom rendimento em menos tempo, é necessário planejar detalhadamente cada uma das suas sessões de estudo. Leve em conta que longos períodos de estudo não irão ajudá-lo a absorver melhor o conteúdo e crie esquemas de estudos que durem no máximo 45 minutos seguidos. Descanse por 10 minutos e depois volte a estudar novamente.

3. Melhore as suas anotações:
Para gastar menos tempo nos estudos sem que a qualidade do processo seja prejudicada você vai precisar de anotações claras, concisas e objetivas. Se você tomou notas durante a aula, passe-as a limpo antes de começar a estudar. Se o que você precisa estudar é um livro, leve o seu tempo para extrair as ideias-chave e fazer um resumo, se necessário. Isso pode te custar tempo durante o processo, mas sem dúvida vai diminuir suas horas de estudos.

4. Compreenda e não memorize:
A premissa de aprender não é simplesmente memorizar; você precisa entender os conteúdos. Se você compreende o que está estudando as ideias se mantém no seu cérebro por muito mais tempo. Isso é possível estudando de uma maneira dinâmica, em voz alta ou traduzindo as ideias para uma situação real.

5. Desenvolva sua concentração:
Sem concentrar-se será impossível estudar de maneira rápida, portanto, é necessário evitar todo e qualquer tipo de distração. Comece por objetos que chamam a sua atenção mais do que o estudo, como computadores, televisão, livros, celulares, etc. Além disso, procure evitar as distrações mentais. Uma boa técnica, além de deixar a mente descansada, é esvaziá-la antes dos estudos com uma meditação rápida, de 10 minutos.

Fonte: Universia 


4 comentários:

  1. Post muito interessante!

    Tenho acompanhado seu blog e você sempre arrasa nas postagens.

    Muito Obrigado!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Será que é possível estudar pro vestibular e pra concurso público ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Thamyres, acho puxado.
      O melhor seria pegar um concurso com matérias correlatas.
      Depende tb se vc tem dedicação exclusiva para estudar, mas ainda assim acho que fica muita matéria. De toda forma, há quem trabalhe, faça faculdade e estude pra concurso. Basta muita dedicação.

      abs

      bjs

      Excluir
  3. Estou acessando seu blog pela primeira vez e já gostei! Me identifiquei bastante! Atualmente, estou terminando o curso de Direito e estudando para a 2º fase da OAB e já pensando em começar meus estudos para concurso público a partir do ano que vem. Minha meta é ser aprovada em cinco anos... vamos ver se consigo rsrsrsr.... Parabéns pela iniciativa do blog, isso fortalece a nossa busca! Abraços, Ana Ligia Correa

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis