Coaching para Concursos e OAB

sábado, 31 de agosto de 2013

Resenha de Livros: Direito Constitucional e Direito Administrativo em Mapas Mentais


Gostaria de agradecer imensamente aos Professores, Editoras e a Livraria Lei Nova que estão me apoiando nesse projeto, sempre oferecendo livros para resenhas e sorteios. Muito obrigada, parceiros! =)

Vamos à resenha desta semana??

Hoje falarei de 2 livros da série Mapas Mentais da Editora Impetus em parceria com a Editora Ponto:

Direito Constitucional e Direito Administrativo em Mapas Mentais



- Constitucional:

ISBN: 9788576267249
Autor(es): Thiago Strauss, Marcelo Leite, Roberto Troncoso
Ano: 2013
Idioma: Português
Edição: 2
Número de Páginas: 149
- Administrativo:
ISBN: 9788576267287
Autor(es): Thiago Strauss, Marcelo Leite
Ano: 2013
Idioma: Português
Edição: 2
Número de Páginas: 147 

Primeira impressão

Assim que os livros chegaram à minha casa, a primeira coisa que me chamou atenção foi o tamanho. Essa coleção possui um tamanho diferenciado (23x33cm), bem maior que os livros convencionais, o que é ótimo, pois possibilita que os mapas mentais sejam mais completos e utilizem fonte de fácil leitura.

Objetivo do Livro
A série apresenta todo o conteúdo de forma estruturada, sempre partindo da visão global aos detalhes, através dos mapas mentais, como forma de facilitar a revisão da matéria. Traz ainda comparação entre as características das espécies de mesmo gênero, possibilitando o encadeamento e associação das ideias.

Por exemplo, no que tange ao tema “Nacionalidade” encontraremos 2 mapas mentais: o primeiro apresenta noções gerais sobre o tema (conceitos de nacionalidade e povo, espécies de nacionalidade, critérios de atribuição de nacionalidade e regras sobre o brasileiro nato); enquanto o segundo aborda regras para os brasileiros naturalizados, distinção entre nato e naturalizado e perda da nacionalidade.

Essa esquematização possibilita o destaque dos principais conceitos da matéria e suas correlações, ajudando no estudo ao reforçar a memória associativa. Os esquemas são coloridos (contendo destaque das palavras chaves), possuem símbolos de alerta (indicando pontos importantes da matéria) e outros recursos que facilitam a memória visual e associativa.

Logo no início do livro, você encontrará um mapa mental com os pontos cobrados em provas de concurso e suas subdivisões. Esse recurso é bem interessante, pois direciona a revisão de acordo com o edital ou de acordo com os temas que o candidato sabe que mais precisa reforçar. “
Estrutrura dos Livros
O 1º capítulo do Livro de Administrativo apresenta o estudo de Introdução ao Direito Administrativo, representado por um mapa mental com conceito e critérios adotados ou não por nosso ordenamento jurídico, conforme cobrado em provas.

Ainda dentro deste capítulo encontraremos mais 2 mapas mentais com a representação de:
1. objeto e sistemas administrativos;
2. fonte e regime jurídico;

Já no livro de Direito Constitucional o 1º capítulo apresenta a Introdução ao Estudo da CF e os mapas são subdivididos da seguinte forma:
1. Princípios Fundamentais
2. Conceito da Constituição
3. Classificação da Constituição
4. Poder Constituinte
5. Eficácia das Normas Constitucionais
6. Entrada em Vigor de uma Nova CF
7. Princípios de interpretação
8. Elementos da Constituição.

O que você encontrará nos mapas?
Os mapas mentais são bem completos. Assumo que fiquei surpresa positivamente com o conteúdo deles e muito feliz com a profundidade que abordam os temas.

Os livros possuem praticamente todo o conteúdo necessário para a realização de provas objetivas. Seu estudo e visualização é facilitado a partir do destaque de palavras chaves em cores diferentes, indicação do artigo de lei e marcações que ajudam a identificação exceções, partes importantes, etc.

Seus mapas mentais não possuem figuras e eu, particularmente, prefiro assim. Acredito que o excesso de figuras para representação de palavras pode deixar o mapa mental poluído e acaba tirando o foco do conteúdo (minha opinião).

Estudo por mapas mentais
Conforme já comprovado por estudos científicos, o estudo através de mapas mentais permite que utilizemos os dois hemisférios do cérebro, inclusive aquelas que não são utilizadas com tanta frequência nos estudos. Isso faz com que as sinapses cerebrais sejam fortalecidas ainda mais, consolidando a memória de longo prazo e multiplicando a capacidade de absorção.

Leia um estudo já postado aqui no Blog (clique aqui)

Advertência
Embora a série seja excelente, me sinto na obrigação de alertá-los quanto a necessidade de conjugar seu estudo com a leitura de doutrina, letra de lei e jurisprudência (a depender do concurso para qual você está estudando).

Digo isso porque há muitos concurseiros que utilizam estas facilidades como única fonte de estudo ou, então, como a principal. Vamos combinar que aquele que nunca estudou ou entendeu determinada matéria, ao pegar um mapa mental, “continuará boiando” e tentará decorar tudo, certo?!
Sim, isso foi um puxão de orelha!! rs ;)

Pode ser utilizado para preparação de quais concursos?
Sinceramente, achei a coleção bem completa contendo, inclusive, indicação de correntes doutrinárias aplicadas em nosso ordenamento jurídico.

Portanto, indico para qualquer concurso com fase objetiva.  Mesmo provas das carreiras de maior complexidade cobram na fase objetiva questões cujo conteúdo está abarcado nestes mapas mentais, tais como os concursos para as carreiras da AGU, de Procurador da República, Magistratura Federal e Estadual. 

Prévia do Livro
A editora Impetus em seu site possui uma pequena prévia do livro para aqueles que antes de comprar desejam conhecer o conteúdo:
- Constitucional: http://goo.gl/5jc4El
- Administrativo: http://goo.gl/aLosvD

Foto tirada por mim de um dos livros:

E o sorteio?
Não deixe de participar do sorteio deste livro?
Veja como participar: http://goo.gl/WaqNFd


Até a próxima resenha!




2 comentários:

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis