Coaching para Concursos e OAB

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Resenha de Livro: Direito do Trabalho Esquematizado


Olá!

Estamos de volta com nossa resenha de livros em parceria com a Livraria Lei Nova! \o/

Desta vez o livro escolhido foi uma doutrina de Direito do Trabalho focada para concursos: Direito do Trabalho Esquematizado – Autor: Ricardo Resende.


Editora: METODO EDITORA
Autor Ricardo Resende
Nº de páginas: 1480
Edição: 3ª Edição
Ano: 2013
ISBN: 9788530945015

Confesso que ainda não tinha estudado por este livro, conhecia-o apenas por nome e já tinha dado uma rápida lida numa edição mais antiga. Fiquei bastante satisfeita com o conteúdo, linguagem, além de ser um grande facilitador para os estudos.

Esquematizado
Este livro definitivamente merece o título de Esquematizado. Digo isso não apenas porque apresenta esquemas de tópicos da matéria, mas também por apresentar recursos que ajudam muito a direcionar o seu estudo, como: marcadores, posicionamento das bancas, sugestão de estratégia de estudo, pequenas dicas, etc. Vou aqui analisar uma a uma e dar minha opinião:

Marcadores
Logo no início de cada capítulo o livro apresenta um tópico chamado “Marcadores” que consiste em expressões sinônimas dos assuntos tratados no capítulo. E qual a sua exata funcionalidade? Além de facilitar a busca através do índice remissivo, há editais que apresentam estas expressões sinônimas ao invés do título do capítulo. Assim, aquele que não possui muita intimidade com a matéria conseguirá reconhecer cada tópico do edital no livro, por mais que possuam nomenclaturas diversas.

Material de Estudo
Após os marcadores, o leitor encontrará o tópico “material de estudo”. Este apresenta de forma simples e objetiva qual material você precisará conjugar com a leitura do livro, como forma de complementação do livro. Trata-se do apontamento de artigos, leis, jurisprudência e, inclusive, indicação para um estudo mais avançado.

É mais um dos vários facilitadores do livro, pois logo após a leitura do capítulo você poderá ler a lei seca e jurisprudência relacionada com o assunto, para melhor compreensão e assimilação, sem perder tempo buscando-os no texto do capítulo ou índice remissivo da lei.

Há, ainda, no que tange a indicação da doutrina, uma indicação da relevância de seu estudo para aquele determinado assunto. Desta forma, quando a doutrina for imprescindível para determinado tópico haverá, ao seu lado, a marcação (+++). Da mesma forma o contrário, quando para o estudo da matéria o conhecimento doutrinário for menos relevante receberá a marcação (-).

Nos capítulos que apresentarem um estudo mais aprofundando você encontrará também a indicação da legislação para estudo mais aprofundado.

Estratégia de estudo sugerida
Abaixo da indicação do material de estudo, em alguns capítulos, o leitor encontra “estratégia de estudo sugerida”, que consiste em apontamentos quanto ao índice de cobrança dos sub-títulos do capítulo em provas e chamando atenção para determinados pontos da matéria.

Lembrando que mesmo com essa indicação você deve tomar cuidado, visto que as provas podem inovar e começar, justamente no seu concurso, a cobrar aquele tópico que você negligenciou por não ser muito cobrado.


Posição das bancas examinadoras Ao finalizar a explicação de determinados pontos da matéria e apresentar o entendimento doutrinário quanto ao tema, o autor teve o cuidado de apontar a posição das bancas sobre aquele determinado assunto, citando a banca, concurso ano, e a assertiva que corrobora com o estudo apresentado.


Deixadinhas
Ao final de cada capítulo o leitor encontrará dicas objetivas dos pontos com o intuito de auxiliar a fixação de conceitos apresentados. Ressalto que o autor deixa claro que elas não têm como objetivo apresentar um resumo dos pontos mais importantes do capítulo.

Índice Remissivo
Eu, honestamente, acho que todo livro deveria ter esse recurso. Facilita muito consultas rápidas.
Nele, você encontrará um índice remissivo bem minucioso e prático!

Caderno de Exercícios
Acompanha o livro um caderno de exercícios com aproximadamente 300 páginas com questões de diversas bancas separadas por perfis:
- Magistratura/MPT
- Advocacia Pública
- Tribunais
- AFT
- OAB
- outros perfil.

Os gabaritos podem ser encontrados ao final.

Grande diferencial
Este livro destaca-se dos outros existentes para concursos pelos tópicos expostos acima, mas também pelos capítulos destinados à Segurança e Saúde do Trabalho e o Direito Administrativo do Trabalho, muito cobrados em provas para AFT (Fiscal do Trabalho) e que não costumam ser explorados em livros da área trabalhista, especialmente para concursos.

Então, se você está se preparando para esse concurso não pode deixar de tê-lo como material de estudo e ler com muita atenção esses capítulos!

Para qual concurso é indicado?
Esta obra é indicada para qualquer concurso que cobre direito do trabalho, por ser bastante completo, de linguagem fácil e leitura gostosa (confesso que comecei a ler e não queria parar! rs). Contudo, se você estuda para a Magistratura e MPT indico que leiam também os livros mais clássicos como: Mauricio Godinho Delgado e Alice Monteiro de Barros.

Ainda assim, para revisar a matéria, não há fonte melhor! Pois nele você encontrará os entendimentos doutrinários destes autores e todo o conteúdo bem organizado e esquematizado. 

Dica final
Quer saber aonde comprar esse Livro com um super desconto?







Vá até o site da Livraria Lei Nova: http://tinyurl.com/lv9y3w7




E o sorteio?
Não deixe de participar do sorteio deste livro?
Veja como participar: http://tinyurl.com/ktfntyj

Até a próxima resenha!



3 comentários:

  1. Ótima resenha, muito obrigado. Foi de grande utilidade! ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela resenha. Estava na duvida sobre qual livro comprar e acabei optando por esse. =D

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis