sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dicas para otimizar seus estudos

1ª - na Segunda feira você escolherá entre as matérias constantes do edital que você tem em mãos, as 2 matérias que você mais gosta. Isso porque você vem do Domingo, logo, psicologicamente a tendência é chegar na Segunda sem ritmo e com certo desânimo. A partir do momento que você sabe que estudará duas matérias aprazíveis, a tendência é o estudo render.

2ª - A partir de Terça-feira até Sexta-feira você deve estudar duas matérias por dia, da seguinte forma:
- a primeira disciplina deve ser aquela que você não gosta muito;
- a segunda disciplina deve ser aquela que você gosta.

Veja que com isso haverá um equilíbrio de disciplinas, de forma que aquela que você não gosta você já estudou primeiro e como prêmio, veio aquela para estudar que você gosta.

3ª - Depois de ter em mente a estrutura acima, você pegará o edital que já havia selecionado e uma agenda anual e colocará na Segunda-feira até Sexta-feira, da forma que foi dividida acima, todos os itens do edital.

* Se você faz cursinho, você deve colocar na sua "agenda de estudos anual" as matérias que você está assistindo, de forma que seu estudo(edital + aula) estará acompanhando as aulas e neste caso o sucesso aumenta, porque uma "imagem vale mais do que mil palavras" - seria o método aprender fazendo - método learning doing

4ª - Depois de colocar na "agenda de estudos anual" todas os itens do edital, de Segunda a Sexta, você terá o que chamo de "disciplina de estudos", ou seja, você PROGRAMOU DURANTE UM ANO seu estudo, de forma disciplinada, dirigida ao edital que pretende concorrer("óculos de Promotora" - veja, estou colocando Promotora como exemplo, pode ser juíza, defensora pública, diplomata, especialização em Direito Internacional etc) e condizente com as aulas assistidas.

5ª - E o Sábado, o que devo fazer ?
a) a parte da manhã deve apenas acessar a internet, bancas de concurso(dicas nossas), questões de concurso etc, além de visitar outras páginas relacionadas ao seu concurso;
b) primordial: deve sempre resolver as provas dos concursos passados e sentir o estilo do concurso daquele Estado.

6ª - No Domingo, o que devo estudar ?
Aqui vou ser sincero: você decide se deve ou não estudar. Nos domingos eu não estudava, e sim, namorava(minha esposa morava em Minas Gerais na época), ficava com a família, assistia à missa, via TV, assistia diversos filmes no cinema, via o Jogo do Corinthians no Morumbi(nessa época morava em SP), enfim, fazia tudo menos estudar, porque a mente sadia é importante, até porque na Segunda eu chegava reposto de energias para começar novamente a semana de estudos.


Fonte: Tudo Para Concursos

8 comentários:

  1. Ana Flávia Molina12 de julho de 2013 17:17

    Desculpa, mas sou nova por aqui... conheci esse blog agora que um amigo meu compartilhou uma imagem para o sorteio.... e vc passou num concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, td bem? Ainda não, também sou concurseira! =)
      bons estudos!

      Excluir
  2. Meu sonho é ser que nem meu primo, já passou em 6... affe.. ainda chego lá =D

    Adorei as dicas! vou coloca-las em prática

    ResponderExcluir
  3. Olá concurseira dedicada! Já conheço seu blog há alguns meses e estou adorando! Acesso todos os dias. Parabéns pela iniciativa. Sucesso nos concursos!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,
    Gostaria de saber se vc sabe dicas ou conhece algum curso on line direcionado pra quem faz pós graduação (mestrado)... preciso escrever 3 artigos e estou tendo dificuldades para me organizar... e o prazo está se esgotando... obrigada!!!
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea, td bem?
      Olha, diretamente para essa finalidade não conheço.
      Mas dê uma olhada no Jus Navegandi, Jus Brasil e Atualidades do Direito. Eles possuem bastante coisa por lá.

      abs e boa sorte! =)

      Excluir
  5. Olá, concurseira dedicada! Parabéns pelo excelente conteúdo!

    Olá, Andrea!

    Olha, eu descobri há algum tempo um blog que é muito bom de uma mãe e professora PhD dando dicas de organização dos estudos.
    Ela escreve em inglês, mas qualquer dúvida tem o tradutor do Google.
    Dois artigos interessantes sobre como se organizar para escrever são estes: "Agende sua escrita em sua semana": (http://getalifephd.blogspot.com.br/2010/09/schedule-your-writing-into-your-week.html) e "Dez maneiras de como você pode escrever todos os dias" (http://getalifephd.blogspot.com.br/2010/05/seven-ways-you-can-write-every-day.html)

    Espero que ainda esteja dentro do prazo, a tempo de isso lhe ajudar.

    ResponderExcluir
  6. Andrea, também na tag desse blog da Rita tem vários artigos sobre como planejar a escrita acadêmica: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/search/label/ciência

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis