Coaching para Concursos e OAB

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como evitar problemas de concentração durante o estudo

Muitas pessoas acreditam que têm problemas de concentração, mas, segundo Lia Salgado, a maioria não tem reais dificuldades e podem melhorar o desempenho se prestarem atenção em apenas três fatores: falta de prioridades, monotonia e necessidades fisiológicas.

De acordo com a especialista, esses fatores interferem na capacidade de manter o foco nos estudos e podem ser resolvidos com planejamento e organização.

Falta de prioridades
Segundo Lia, quando o candidato não define o foco, o cérebro fica sem saber se deve apenas pensar no estudo ou também em outras tarefas que devem ser realizadas. A especialista lembra que é importante definir o horário de início e fim do estudo e como serão os intervalos.

"Dessa forma você informa ao cérebro que depois daquele horário ele poderá cuidar das outras tarefas", ressalta.

Para manter o cronograma, o candidato deve fazer um quadro de horários com planejamento das matérias por mês para definir as prioridades durante o período de estudo.

Monotonia
"Imagina se eu fizer vídeos falando baixo, com o mesmo tom de voz e sem me mexer. Será que você ficaria aqui comigo ou iria embora? A mesma coisa acontece se você resolver estudar somente lendo a matéria. Vai dando um sono e isso é ótimo para quem tem problema para dormir", diz Lia.

Segundo ela, os candidatos devem ter uma postura ativa diante do estudo. A especialista sugere a leitura da teoria e, logo após o término do conteúdo, a realização de exercícios com consulta. "Assim, você está se mexendo e mantém o cérebro atento ao trabalho realizado."

Ao terminar o estudo de cada disciplina, o candidato precisa rever o conteúdo para fazer as fichas-resumo. "No concurso público, precisamos de sucessivas repetições para fixar o conteúdo", diz. Com essa estratégia, o estudo ficará mais dinâmico e o cérebro ficará atento e interessado.

Necessidades fisiológicas

Fome, sono, sede, calor, frio e vontade de ir ao banheiro podem atrapalhar o estudo, já que é difícil para o cérebro manter a concentração com demandas físicas que solicitam atenção e solução.

"O ideal é que você se organize para que antes do horário de estudar tudo isso esteja resolvido", afirma Lia.

Agora, se durante o período de estudo acontecer algum imprevisto, a especialista ressalta que é preferível que o candidato interrompa o estudo e resolva o desconforto para voltar e seguir com mais qualidade.


Fonte: G1 - Por: Lia Salgado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis