Coaching para Concursos e OAB

domingo, 21 de julho de 2013

"A caminhada rumo à aprovação é longa, mas eu consegui!"

Acreditar no propósito almejado e ter disciplina são os mantras que André Fernandes, 32 anos, bacharel em Sistemas de Informações, adotou para alcançar seu objetivo: ingressar na carreira pública. Após uma rigorosa rotina de estudos, e de ter ultrapassado algumas adversidades, ele chegou lá. Já coleciona sete aprovações, sendo três com classificação dentro do número de vagas oferecidas.

Seu nome já figurou na lista de aprovados em órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, atua como especialista em execução orçamentária no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Aqueles que só enxergam a sua vitória podem não imaginar o quanto André se esforçou para ser aprovado. A ânsia de obter a tão sonhada estabilidade veio após a frustrante atuação na iniciativa privada. Em ascensão na carreira, a notícia da demissão veio como uma bomba surpresa - depois de mudanças na gestão na empresa. “A demissão me fez olhar para frente, mudar minha própria história e não depender da simpatia de nenhum gestor para permanecer empregado. Decidi canalizar toda a minha capacitação e dedicação para meu desenvolvimento e crescimento, de forma a realizar o desejo de me tornar servidor público”, relata.

Com o apoio da mulher, que lhe deu de presente a matrícula na turma do concurso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no preparatório Gran Cursos, ele iniciou sua nova jornada. Porém, a aflição provocada pelas circunstâncias não favoráveis foram agravadas, devido à internação da irmã - portadora de necessidades especiais - e o falecimento do avô. Esmorecido, a ideia de desistir da carreira pública se apresentou como opção. No entanto, André utilizou os acontecimentos para se fortalecer. A superação dos obstáculos veio da força proveniente das duas filhas, Maria Giulia e Maria Valentina, segundo ele suas "fontes de inspiração" para continuar com a preparação.

Produtividade nos estudos depende de disciplina
No início a maratona de estudos foi focada na solução de exercícios, ao mesmo tempo em que estudava as disciplinas. Foram cerca de 19 mil questões feitas ao longo do ano, contabilizadas através de uma planilha em Excel, para medir o aproveitamento, referenciando o conteúdo estudado em cada matéria. Eram oito horas diárias de estudo, seis vezes por semana, pois para ele, o treino é o segredo do sucesso. "Não existe mágica para ser aprovado. E sim, pressupostos como organização, disciplina, foco e força", garante.

Organizar um cronograma de estudo, definindo quando e o que vai ser estudado é uma das dicas citadas por ele para quem está na disputa pelo seu "lugar ao Sol". Outro ponto destacado por André são os professores que lhe ajudaram, solucionando dúvidas, além da qualidade do material de apoio, apontado como fator imprescindível no alcance de bons resultados. No entanto, apesar da rígida rotina de estudos, André alerta para a importância do lazer, de modo a não perder o rumo. "Relaxar? É essencial! Procurava ir ao cinema, realizar uma atividade física e acabei acostumando a me renovar a cada domingo”, declara, sobre utilizar o tempo livre de seu sagrado dia de descanso.

"A caminhada é longa, mas eu consegui", festeja
As adversidades não foram suficientes para fazer André desanimar. Como lições do período difícil, ele diz que "as dificuldades não eram exclusividades minhas, todos os concorrentes têm problemas e eles passam". A vontade de proporcionar uma qualidade de vida para a irmã e as filhas foi o combustível para que ele não desistisse desta empreitada. "Eu sabia que a caminhada seria longa, mas fui em frente e consegui", comemora. E ainda deixa um recado para os futuros servidores: "Acredite sempre e nunca desista dos seus objetivos! Não saia da fila, pois sua hora vai chegar!", diz.

Atualmente, além de ser servidor federal, ele atua como coaching na preparação de concursos, ajudando estudantes a criar um planejamento de estudos personalizado. Paralelamente, leciona Informática para concursos, além de utilizar as mídias sociais para levar dicas às pessoas que não possuem recursos financeiros para contratar sua consultoria. Mesmo se dividindo entre tantas tarefas, ele garante que a preparação nunca para e que ainda prestará novos concursos em breve. "Estou curtindo um pouco a sensação de sucesso, mas continuo estudando para outros certames", finaliza.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis