Coaching para Concursos e OAB

quinta-feira, 13 de junho de 2013

O que fazer quando a banca dá menos pontos do que calculei?

Vida de concurseiro não é fácil. Além de estudar várias horas ininterruptas, lutar para não ficar refém de lapsos de memória na hora da prova, ou seja, conseguir manter a tão almejada calma nesse momento crucial, o candidato precisa, ainda, conhecer um pouco da banca examinadora que o avaliará, pois cada uma tem formas diferentes de analisar o candidato.

Saber qual é o critério utilizado em cada exame pode ajudá-lo a se preparar adequadamente para conseguir a aprovação.

Isso porque as bancas examinadoras são responsáveis pela elaboração, divulgação e organização do concurso público.

E justamente por “vender” a imagem de rigidez na hora de elaborar e avaliar a prova final, talvez pelo excesso de candidatos ou pelo cansaço que também pode abater os avaliadores, é possível, sim, que a banca cometa algum erro na contagem de pontos.

Por isso, o concurseiro deve ficar muito atento.

Ele deve acompanhar sua pontuação, para não exigir uma recontagem da prova após o prazo de recurso, ou ainda, após os outros candidatos terem assumido o cargo.

Caso ocorra algum equívoco, o primeiro passo é observar o que determina o edital.

Se há prazo para recorrer da lista de aprovados, esse deve ser o melhor momento para impugnar o resultado e solicitar nova correção, com atribuição dos pontos perdidos.

Sempre importante ressaltar que o recurso, seja aquele que trata de conteúdo de questão, ou até mesmo o que requer nova correção e atribuição de pontos, tem que ser o mais objetivo possível, identificado de forma clara e sem muitos rodeios quais os pontos que devem ser observados pela comissão de recursos da banca examinadora.

Se o resultado do recurso não for positivo e o candidato tiver certeza da incorreção, poderá se valer do auxílio de um advogado e ajuizar mandado de segurança, visando seu direito líquido e certo de ter a prova corrigida de forma correta.

Por isso, atenção a todos os itens acerca da realização, elaboração e análise da prova. Nos sites oficiais de cada banca é possível visualizar os locais de aplicação das provas, a lista de aprovados, as provas realizadas e os gabaritos.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis