Coaching para Concursos e OAB

domingo, 23 de junho de 2013

Coaching de Concursos. O que é isso?

Você já ouviu falar sobre “coaching de Concursos”? Hoje em dia, no Brasil, virou moda falar sobre esta profissão: Coach. E o “legal” é que todo mundo agora é Coach. Mas afinal, em que consiste tal profissão e como se livrar dos inevitáveis picaretas e aproveitadores?

O que é coaching?
Muitas pessoas confundem coaching com terapia, mentoring, consultoria e aconselhamento. Cada uma destas abordagens possui sua própria metodologia, características e princípios. Mas, apesar de semelhantes, em certa medida, não podem ser consideradas sinônimos.

Coaching é um processo que focaliza o presente e o futuro. O objetivo não é enfocar na emoções ou experiências relacionados com eventos passados. Tal princípio do coaching é o que, de forma mais nítida, o diferencia das terapias convencionais. No coaching, o olhar é voltado para as formas que uma pessoa se comporta atualmente, e não para as formas que ela se comportava; para o que ela quer fazer agora e no futuro, e não para o que ela fez ou deixou de fazer, no passado.

Coaching é uma metodologia que auxilia o indivíduo a encontrar as suas próprias respostas e soluções. Nessa linha, o desafio do coach é assessorar seu cliente a promover mudanças positivas em sua vida, aumentando sua clareza sobre si mesmo e sobre seus sonhos. Mas, diferentemente de mentoring, consultoria e aconselhamento, que tendem a sugerir o caminho que seu cliente deve seguir, o coaching, por sua vez, fornece ao seu cliente meios para que ele mesmo descubra qual caminho seguir.

Vale ressaltar que nenhuma das diferentes abordagens seja, a priori, melhor ou pior que as outras. Depende do objetivo da pessoa, pois será ele que irá definir qual abordagem é a mais apropriada para seu caso. Não se deve procurar um coaching para resolver problemas psicológicos, nem tão pouco para pedir conselhos ou respostas prontas.

O que é preciso para ser um Coach? 
Esta profissão ainda não é regulamentada como a advocacia, a psicologia e a medicina, por exemplo. Por isso tem muita gente se dizendo coach, mesmo não tendo experiência, já que, por enquanto, não é exigido um curso superior específico. Para ser advogado é preciso fazer Direito e ser aprovado na OAB. Não existe tal exigência para ser um coach, ainda. Existem cursos específicos, certificações e pós-graduação em coaching.

Geralmente, quem faz um curso para se “tornar” um coach já tem experiência como psicólogo, consultor ou em atendimentos individuais. Tal pessoa faz um curso para se “tornar” coach para ampliar suas ferramentas de trabalho. Assim, tem muitos consultores fazendo certificação em coaching a fim de ampliar sua atuação. Mas estes já possuem experiência como consultor. É como um professor que faz curso de métodos de ensino-aprendizagem para ampliar suas ferramentas de atuação.

Há também pessoas que não tem nenhuma experiência e fazem certificação coaching. Neste caso, elas terão que trabalhar bastante para ganharem experiência e se tornarem um coach competente. Não se consegue competência e experiência fazendo apenas uma certificação. É preciso mais que um diploma para uma pessoa ser um bom profissional.

Além disso, é preciso considerar o perfil de quem quer ser um coach profissional. Será que qualquer pessoa pode trabalhar como coach? Certamente que não. Nem todos possuem perfil para ser Juiz, Médico, Engenheiro, Programador, Psicólogo, Ator e Coach.

Coaching de Concursos seria uma especialidade. Nesse sentido, um candidato a concursos poderia utilizar um Coach para auxiliar na preparação para as provas. Neste caso, este profissional auxiliaria o candidato a planejar o estudo, organizar seu cotidiano e etc. Ocorre que tem muita gente se dizendo coach sem ter experiência em atendimento individual. Ora, ninguém se torna um coach da noite pro dia. É preciso muito cuidado, pois um coach picareta pode prejudicar e muito a vida de uma pessoa. Um bom coach pode ajudar sim uma pessoa a conquistar suas metas! A questão é: como você vai saber que pode confiar em um coach?

Uma coisa é um músico profissional, ou seja, um músico que vive de música. Neste caso, o dinheiro que ele recebe vem de seu trabalho como músico. Por outro lado, há muitos músicos amadores, ou seja, não vivem de música. Estes não se dedicam exclusivamente para música, não tem a música como profissão, não são os melhores, não sobrevivem financeiramente de música. São apenas amantes da música. Mas não são profissionais. Podem até ter talento, mas não são profissionais.

Albert Einstein tocava violino, mas de forma amadora e não profissional. Sua profissão: Físico e Cientista. Elvis Presley era faixa preta de Karatê, mas não era um profissional do Karatê. Sua profissão: Cantor e Ator. Conheço diversos Médicos, Promotores, Servidores Públicos e Psicólogos que exercem outras atividades tais como cantar, dançar, atuar, desenhar, palestrar e etc. Mas cada um deles exercendo tais atividades de forma amadora e não profissional. De forma que, quando eu preciso de um médico, procuro um médico profissional e não um amador; quando procuro um músico para tocar em meu casamento, contrato profissionais e não amadores e assim por diante.

Com efeito, quando você for contratar um Coach, tome o cuidado de contratar profissionais qualificados e com experiência comprovada, sob o alto risco dele te atrapalhar ao invés de te auxiliar. Ele pode te atrapalhar não por intenção, mas por incompetência profissional mesmo.

Por fim, coach profissional é aquele que trabalha como coach de forma profissional e não amadora; ele não é coach nas horas vagas ou nos finais de semana; ele não utiliza o termo “coach” como algo mais em sua lista de profissões; ele utiliza coach como sua profissão primeira e não como um assessório as suas outras profissões; tem experiência comprovada, certificações e cursos na área.

Fonte: IOB Concursos


Comentário - Deborah Cal: Eu, juntamente com a Catia Pipoca, lançamos recentemente um projeto chamado Coaching Aprovação. Temos experiência e juntas já atendemos aproximadamente 200 concurseiros que buscam ajuda para serem aprovados.

Fizemos nossa formação em Coaching e cursos de extensão para aprimoramento das técnicas. 
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho e planos, basta enviar e-mail para: coachingaprovacao@gmail.com
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis