Coaching para Concursos e OAB

terça-feira, 18 de junho de 2013

Cespe/UnB: Novas regras para o cadastro de candidatos

Participantes dos eventos realizados pelo Cespe/UnB já podem incluir fotografias no cadastro. A inclusão será obrigatória a partir do segundo semestre.

Maíra Andrade
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

Já está disponível para os candidatos que se inscreverem nos eventos do Cespe/UnB a possibilidade de incluir fotografia nos cadastros individuais. A iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar os procedimentos de segurança e, assim, preservar o compromisso com certames e processos seletivos seguros e isonômicos para os órgãos contratantes e para os candidatos.

“A finalidade é que, a partir do segundo semestre, as fotografias sejam impressas na folha de resposta distribuída aos candidatos no momento das provas”, afirma Jorge Amorim, Coordenador de Tecnologia do Cespe/UnB. “A medida torna o processo de identificação infinitamente mais seguro e transparente, pois reduz possibilidades de falsidade ideológica”, completa o Coordenador.

Atualmente, a identificação do candidato na aplicação das provas é feita por chefes e fiscais de sala por meio de documentos oficiais válidos, previstos no edital de abertura do certame. O procedimento não muda, mas será acrescido da identificação visual realizada com fotografia na folha de respostas. Posteriormente, a fotografia inserida no cadastro e utilizada no dia de realização da prova, juntamente com os dados do candidato, serão enviados ao órgão contratante a que o certame se destina para auxiliarem na aferição visual dos novos servidores no momento da posse.

FOTOS – Nas próximas semanas, o Cespe/UnB enviará a todos os candidatos um e-mail convocando para a inserção da fotografia no cadastro individual. No entanto, aqueles que desejarem se antecipar, já podem acessar o cadastro on-line, escolher uma foto entre os arquivos pessoais e preencher o novo campo. A imagem deve ter extensão JPG, tamanho máximo de 200 kb e dimensão 3x4 em fundo branco, destacando o rosto do candidato. A fotografia será válida por um ano.

Além disso, também está em desenvolvimento um aplicativo que será capaz de analisar a foto postada no campo e averiguar se a imagem não contém conteúdo impróprio ou irrelevante para o cadastro.

AVANÇO –
A tecnologia desenvolvida é mais uma forma de resguardar a segurança dos eventos realizados pela Instituição e é destacada como arrojada pelo Diretor-Geral do Cespe/UnB, Paulo Portela. “Os trabalhos de aperfeiçoamento na segurança dos eventos são uma prática exercida com obsessão por nossos colaboradores. Assim, inovamos ao mostrar que é viável tecnologicamente apresentar uma foto atualizada do candidato no seu material de prova, minimizando a possibilidade de cometimento de falsidade ideológica na realização das provas sob responsabilidade desta Instituição”, conclui o Diretor.

Fonte: Cespe/UnB
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis