Coaching para Concursos e OAB

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Resenha de Livro: Como Passar em Concursos de Tribunais - Analista

Olá Concurseiros!

Inicio hoje uma nova coluna aqui no blog: Resenha de Livros.
Esta coluna é fruto da parceria com a Livraria Lei Nova e funcionará da seguinte forma:

Todo mês vou elaborar a resenha de um livro para concurso, escolhido por mim, e, neste mesmo mês, o Blog (em parceria com a Lei Nova) vai sortear um exemplar do mesmo. Legal né?!
A nossa primeira resenha será do livro:


Como Passar em Concursos de Tribunais - Analista - 5.350 Questões Comentadas. 

Editora: Foco 
Nº de páginas: 1200 
Edição: 4ª Edição 
Ano: 2013
ISBN: 9788582420201


Escolhi esse livro, pois, como todos nós sabemos, a resolução de muitos exercícios durante o período de preparação para concursos é essencial. Digo isso, inclusive para aqueles que estão iniciando os estudos. Ao resolver questões de provas anteriores ficará mais fácil para o candidato identificar o perfil de cada banca, seus entendimento e predileções.

Como diz o próprio título, trata-se de exercícios para concursos de Analista em geral. Contudo, isto não faz dele um livro básico ou sem foco. Pelo contrário, gostei bastante das questões exploradas. O livro possui diversos níveis de questões em cada tema, como costumamos ver em provas.
Seu foco são os seguintes concursos de tribunais: TRT, TRE, TRF, TJ, STJ, STF, TST, TSE, MPU, das principais bancas (FCC e Cespe).

Logo nas primeiras páginas o Coordenador da obra Wander Garcia apresenta dicas de como obter o melhor aproveitamento deste livro. Trata-se de 14 dicas, bem desenvolvidas, explicando a melhor forma de utilizá-lo. Vou aqui transcrever algumas para que tenham uma ideia:

“ 1º Tenha em mãos um Vade Mecum ou um computador no qual você possa acessar os textos de lei citados.
...
11º Faça um levantamento do percentual de acertos de cada disciplina e dos principais motivos que levaram aos erros cometidos; de posse da primeira informação, verifique quais disciplinas merecem um reforço no estudo; e de posse da segunda informação, fique atento aos erros que você mesmo mais comete, para que eles não se repitam.”

Disciplinas
Quanto às matérias contidas no livro, são elas:

- Língua Portuguesa;
- Informática;
- Matemática;
- Administração Pública;
- Administração Financeira e orçamentária;
- Redação;
- Regimento interno e legislação local;
- Lei 8.112/90;
- Lei 8.666/93;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil;
- Direito do Trabalho;
- Direito Processual do Trabalho;
- Direito Eleitoral;
- Direito Tributário;
- Outras Disciplinas (previdenciário, ambiental, ECA, internacional, consumidor, arquivologia)

Bem completo, não é mesmo? Achei bem interessante o fato do livro trazer, ao final, algumas matérias que são pouco exploradas (previdenciário, ambiental, ECA, internacional, consumidor, arquivologia), mas ainda assim, aparecem em alguns editais.

Estrutura
Além da separação por matéria, o livro também faz divisão por temas, o que facilita bastante na hora do estudo. Então, nada de perder tempo! Você rapidamente encontrará o tópico da matéria que deseja.

Comentários
Dois recursos que gostei bastante foram os comentários e o gabarito. Muitos livros os trazem ao final, já neste, eles se encontram logo abaixo da questão. Há pessoas que não gostam desse recurso, pois se dizem tentadas a lê-los em um momento de dúvida. Contudo, não podemos negar que ter o gabarito e o comentário logo embaixo agiliza muito o estudo! Quem nunca foi até o final de um livro procurar a resposta e esqueceu o número da questão, tendo que voltar na questão, e, com isso, perdendo preciosos minutos?!

Vale a pena ressaltar que o gabarito se encontra ao final dos comentários, com a fonte mais clara e de cabeça para baixo, o que dificulta a “cola”.

Veja uma imagem, como exemplo, que retirei do livro:


Para os ansiosos, que não conseguem ter a resposta à vista (rs), indico que usem um pedaço de papel e tapem a resposta da questão que está resolvendo.

Sobre os comentários queria ressaltar um ponto importante: sua completude. Sabemos que, muitas vezes, as questões de tribunais são bem objetivas e, alguns livros, se limitam a apontar o dispositivo de lei ou julgado referente ao gabarito.  Já este livro, embora também apresente alguns comentários objetivos (apenas com a indicação do dispositivo de lei) nas questões simples, nas questões que necessitam de maior explicação os comentários mais elaborados, por alternativa, de acordo com a questão explorada.

Breve Resumo
Um detalhe que chamou minha atenção foi que na parte reservada ao Direito Administrativo, antes de iniciar as questões, há um breve resumo do tema, o que ajuda muito na hora da revisão!

Ano das Questões
A edição mais recente é a 4ª, de 2013, e nela encontramos questões de vários anos. Alguns leitores podem ficar desconfiados por encontrarem questões antigas como de 2004, 2006, mas não há o que se preocupar. Isso não significa que não atualizaram o livro, pelo contrário, significa que, embora antigas, as questões continuam sendo cobradas em provas e estão de acordo com a legislação vigente.
Você poderia estar pensando agora: Então quer dizer que não há questões de 2012? Não disse isso... (rs). Vocês encontrarão sim questões atuais de 2011, 2012.
Ah! Não custa nada lembrar que o que mais ocorre em provas são questões repetidas. Assim, nada melhor do que treinar questões mais antigas com a certeza de que estão com o gabarito atualizado e aumentar as chances de identificar uma destas questões em sua prova.

Redação
Esse para mim é um dos grandes diferenciais desse livro! Há um capítulo reservado para análise de temas de redação.
Todos os comentários são completos e explicam de maneira objetiva, não só o conteúdo, como também a estrutura da redação cobrada.
As explicações seguem a seguinte fórmula: questão – comentário prévio – modelo de redação.
O modelo não se trata de um exemplo de estrutura padrão e sim uma redação prontinha com todos os argumentos apresentados nos comentários prévios.
No final deste capítulo, inclusive, você encontrará temas e exemplos de redações específicas de Direito do Trabalho e Direito Eleitoral (sempre de provas anteriores).

Brinde
A edição de 2013 vem com um Brinde bem legal: acesso durante 7 dias ao Curso Online de Técnicas de Resolução de Questões Objetivas com o Prof. Wander Garcia.

E por que um livro para treinar questões?
 Você pode estar pensando nesse momento: mas hoje em dia com tantos sites para resolução de questões por que vou comprar livro? Essa resposta é bem simples:
- Praticidade para levá-lo a qualquer lugar, sem precisar do uso de internet, podendo resolver exercícios no ônibus, na sala de espera do médico, etc.
- Por ser um material impresso, você poderá treinar como se estivesse realmente fazendo a prova, destacando as palavras chaves das questões, descartando as alternativas erradas, etc.
- Possibilidade de fazer anotações ao lado das questões que o ajudem a memorizar determinado ponto da matéria ou para melhor compreendê-las.
- Para aqueles que não conseguem manter a concentração utilizando a internet apenas para os estudos, possibilita que você se concentre 100% na resolução dos exercícios.

Dica final
Quer saber aonde comprar esse Livro com um super desconto?




Vá até o site da Livraria Lei Nova: http://migre.me/eIcgK





E o sorteio?
Já está participando do nosso sorteio deste livro?
Veja como participar: http://migre.me/eJAXa

Até a próxima resenha!


19 comentários:

  1. Adorei a resenha. Os seus comentários são objetivos e sucintos. Perfeito! Dá vontade de comprar o livro hoje mesmo! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Elaine!!
      Em breve lançaremos o sorteio deste livro.
      Fique ligada e bons estudos!

      bjs

      Excluir
  2. Interessante a resenha, mas ainda tenho uma dúvida. Não sou muito fã dessa série justamente porque os comentários ficam logo em seguida à questão. Gosto de fazer uma bateria de exercícios e só depois de verificar os erros e acertos que parto p/ os comentários. Mas, enfim, gostaria de saber o que você achou sobre a quantidade de questões por assunto das disciplinas. Eu tenho dois livros semelhantes a esse, mas em nenhum deles achei a quantidade de questões por assunto fosse razoável. Há temas que vem com apenas 2 ou 3 questões de um determinado assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa!
      A minha percepção sobre a quantidade de questões é a seguinte: a quantidade varia de acordo com incidência do tema em provas.
      Para te dar um exemplo desse livro:
      Tema: Improbidade Administrativa - 61 questões.
      Princípios do Processo Civil - 5 questões.

      Espero ter ajudado! =)

      abs e bons estudos!

      Excluir
  3. Super bacana, adorei. Parabéns pela dedicação. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Com vontade e um material fantástico como esse não tem como não alcançar o sucesso, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Excelente resenha...

    Não resta dúvidas de que este é um dos Blogs mais dedicados e comprometidos da área jurídica.

    Atenciosamente,
    Rafael Mendes - Marketing Digital e Mídias Sociais
    Equipe Lei Nova - www.leinova.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Estou adorando o blog, mas não consigo imprimir ou copiar apenas o conteúdo principal. Pode me ajudar,por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê!
      O blog não possibilita cópia do conteúdo, mas vc pode enviar o post que vc gostou para seu e-mail.
      basta clicar no símbolo do M que fica em uma barrinha cinza lá no final do post.
      É uma barrinha que tem o F do facebook, a bolinha do orkut, T do twitter, etc.

      abs

      Excluir
  7. Excelente resenha!!! Força, foco e fé pra nós!!!

    ResponderExcluir
  8. Valeu mesmo pela resenha. Estava precisando de informações. Mas ainda tenho uma duvida: Ele ajuda na área administrativa? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zemar, o livro é para todos os cargos de analista. Veja na lista de matérias se as do seu concurso estão lá.
      Abs e bons estudos

      Excluir
  9. Obrigado pelo dica. Vc sabe de alguma livro com resolução de questões para analista judiciário, área judiciária e que não englobe todas as áreas???

    ResponderExcluir
  10. Concurseira dedicada obrigado pelo dica.

    Vc sabe de alguma livro com resolução de questões para analista judiciário, área judiciária e que não englobe todas as áreas??? A área judiciária é mais específica. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coleção "Revisaço" da Juspodivm é excelente!

      bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis