Coaching para Concursos e OAB

domingo, 12 de maio de 2013

Como saber se você já terminou a matéria?

Este tema é muito interessante, pois não há consenso sobre “o quando uma matéria pode ser considerada estudada.” Na verdade, os candidatos ficam perdidos com esta questão. Há uma sensação generalizada de “estudo, estudo e nunca termino a matéria toda”. Mas o que significa “estudar a matéria toda”?

Quando uma pessoa se programa a beber 2 litros de água por dia, não tem dúvida sobre “o quando ela consegue ou não cumprir sua meta”. Se ela beber 2 litros de água ficará feliz, pois atingiu sua meta. Ela tem um medidor que diz se conseguiu ou não atingir sua meta. Por sua vez, o candidato a concursos não possui um medidor para “estudar a matéria toda”.
Torna-se necessário criar um medidor capaz de dizer se você estudou ou não estudou a matéria “toda.” Estudar a matéria toda significar dizer “estudar tudo que é relevante”, pois não é possível estudar todas as informações que existem sobre a matéria.

Geralmente, estudar uma matéria toda significa estudar todos seus tópicos previstos no edital. Mas o que significa estudar os tópicos? Ler? Fazer exercícios? Os dois? Este é o problema. Não há um medidor definido que faça o aluno ter certeza que já terminou a matéria toda. Diante disso, ele estuda, estuda e estuda e nunca tem a sensação que finalizou a matéria, pois sempre parece ter algo mais para estudar.

Em meu trabalho junto aos meus alunos, defini um medidor que, assim como os ajuda, pode ajudar você também. Meu medidor, em linhas gerais, consiste em cumprir determinadas tarefas, que aqui irei demostrar resumidamente. Nesse sentido, para você dizer “finalizei determinado tópico” será preciso cumprir quatro passos. Pegarei o tópico Direitos Fundamentais, como exemplo:

1º Passo: Acessar o conteúdo, por meio de leitura e aulas sobre o tópico;

2º Passo: Raciocinar sobre o conteúdo, por meio da feitura de resumos e de alguns exercícios;

3º Passo: Fazer, em média, 30 exercícios sobre o tópico, corrigindo todos aqueles que você errar.

4º Passo: fazer simulado sobre o tópico e obter mais que 80% de acerto.

Após estes quatro passos, você poderá dizer “já acabei de estudar Direitos Fundamentais”. Isso não quer dizer que você esgotou todo o tópico, em virtude de tal ser desnecessário e impossível. Mas quer dizer que você pode passar para outro tópico, além de ter a sensação que já finalizou determinado tópico.

Faça as contas de quantos tópicos você tem para estudar e multiplique por 30 exercícios por cada. Na maioria das vezes, tal quantidade de exercícios por tópico é o suficiente para classificá-lo como “tópico estudado.”

Fonte: IOB Concursos - Por: Coach Charles Peterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis