Coaching para Concursos e OAB

domingo, 6 de outubro de 2013

As Usuais Comparações

Pessoas não são comparáveis. São únicas e possuem um traçado diferente em razão da própria história de vida e do modo como atuam nas suas superações, como é o caso de quem presta concursos.

O grau de maturidade da pessoa envolvida no processo de preparação e aprovação se dá na medida em que vai vivenciando tais etapas, de onde é possível avançar de um patamar a outro. Supera, portanto resolve a partir da compreensão de um novo alcance. Incorpora o desafio com base em novo patamar. As comparações são usuais em amadores e inseguros e naqueles que expiam o percurso de outro, como que desenvolvendo uma dinâmica baseada em atalhos, que dependendo do modo como são usados, reverte a resultados diferentes do seu propósito.
Os atalhos são mecanismos facilitadores, estratégias já pensadas e que funcionam. Mas se utilizados como forma de igualar todos a eles mesmos, promove num curto espaço de tempo, em efeitos contrários ao que se pretendia: – você passa a ser igual a todos, sem diferenciações, ou seja, sem estabelecer parâmetros próprios.

Atalhos que são utilizados para igualar você a outros, estabelecem comparações prejudiciais aos candidatos, proporcionando aceitação no grupo, fazendo-os agir dentro do esperado daquele grupo.

No entanto, os atalhos utilizados como estratégias de reforço para o seu percurso, pelo candidato diferenciado, ou seja, aquele com personalidade, que é ele mesmo; faz com que as superações lhe proporcionem consistência na execução da sua preparação. Ele se transforma a cada obstáculo vencido e superado. Passa por desafios de toda ordem e se diferencia, pois a sua referência tem por base ele mesmo. Não faz comparações com outros. Estabelece uma conexão direta consigo próprio, pois em se tratando de performance voltada para a obtenção de resultados, todo a preparação faz parte de uma evolução pessoal, resultado de seus esforços no decorrer das superações.

Fazer a gestão e manter o foco em formas que você mesmo desenvolve, são os reais meios facilitadores de superação. E possibilitam-lhe, centralizar suas forças e proporcionar segurança e confiança. Saber avaliar suas condições envolve maturidade. Sendo assim não precisará da aflição e nem da ansiedade, fruto do perder-se de si mesmo e de não identificar a necessidade de fazer novos planos diante da nova realidade que se apresenta. Quando você supera os desafios, os obstáculos naturais existentes, e pauta-se no seu próprio aperfeiçoamento, desenvolve recursos que diminuem o seu grau de dificuldade, aprende a enxergar a sua evolução e aquieta-se, sem precisar de referências outras, externas; das comparações com outros candidatos, o que tendere a igualar-se a outros.

A superação propicia a originalidade, portanto o diferencial do candidato, onde o resultado acontece de forma completa.

Fonte: IOB Concursos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis