Desafio

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Qual a diferença entre dedicação, determinação e disciplina?

Vejo as pessoas utilizarem diversos termos tais como “determinação”, “dedicação”, “disciplina”, dentre outros. Contudo, muitas vezes, tais conceitos são utilizados de forma equivocada, o que acaba confundido todos mundo que pensa que está agindo de uma forma, mas, muitas vezes, não está.

Quando um candidato a concursos diz que tem “determinação”, geralmente, pensa que “determinação” significa “estudar muito”; “ter força de vontade”. Mas será que este é um significado correto? E qual seria a diferença entre estes conceitos?
Quando alguém está determinado a fazer algo significa que tal pessoa determinou o que pretende fazer. Nesse sentido, “determinação” significa determinar qual ação será tomada; quais as ações são necessárias para atingir um objetivo. No caso de candidatos a concursos, ter determinação significa determinar uma(s) ação(s) específica(s) que irá ajudar a passar, qual seja, estudar, principalmente.

Se uma pessoa quer emagrecer, precisa de determinação, ou seja, determinar qual ação será necessária para conseguir atingir tal objetivo. Neste caso, as ações podem ser, principalmente, duas: reeducação alimentar e atividade física. Mas e a dedicação e a disciplina?

Por sua vez, “dedicação” é diferente de “determinação” e muitas pessoas confundem estes conceitos, supondo que são sinônimos. Após ter determinado qual ação será necessária para conseguir atingir um objetivo, ou seja, após o candidato ter determinado que irá estudar, precisa efetivamente entrar em ação; precisa dedicar-se à ação que determinou.

Nessa perspectiva, “dedicação” é o ato de dedicar-se à ação que fora determinada. Assim, quando alguém está determinado mas não se dedica, nada acontece, pois somente ação tem poder para gerar resultado.

Sempre digo que há três D’s do sucesso em concursos: Determinação; Dedicação e Disciplina. Determinação é ter foco; é determinar o que precisa ser feito; Dedicação é o ato de implementar a ação que foi determinada; Disciplina é a forma de se dedicar à ação determinada, ou seja, dedicar-se com disciplina é fazer o que precisa ser feito com obediência. O indisciplinado é aquele que desobedece; é aquele que até faz o que precisa ser feito, mas não da forma que precisa ser feito.

Portanto, desenvolva estas três virtudes que seus estudos irão render muito mais.

Fonte: IOB - Por: Coach Charles Peterson

3 comentários:

  1. Adorei a explicação! Simples e objetiva!

    ResponderExcluir
  2. Há mais um D aí: O D de Desprendimento. Quando se tem disciplina para dedicar-se ao que foi determinado, temos que abrir mão de certas coisas que nos dão prazer imediato, e não podemos ficar com elas minando nossas cabeças enquanto estamos estudando.

    ResponderExcluir
  3. Por favor, faça uma matéria com recém mamães concurseiras e aprovadas. Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis