Coaching para Concursos e OAB

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Estudei, estudei e reprovei. O que fazer?

O que fazer quando estudamos, estudamos, e mesmo assim a tão sonhada aprovação não vem?
Sentimos uma sensação de desânimo, de incapacidade, e logo vem a vontade de desistir. Alguns, inclusive, passam muito tempo até tentar retomar a rotina de estudo – isso quando não desistem de fazer carreira no serviço público.

Mas a boa notícia é que ser reprovado é normal. A regra é estudar e não passar. Acontece com quase todos os candidatos. A exceção, de outro modo, é estudar e passar. Então, não se desespere. Você não é nenhum anormal por ter sido reprovado em um ou outro concurso. Acontece que normalmente as pessoas amargam muitas reprovações e depois é que são aprovadas. Estudar e passar já no primeiro ou segundo concurso é raro nos dias atuais. Então, o primeiro passo é se conscientizar de que não há nada de anormal em ser reprovado – pelo contrário, quando você reprova, acaba apenas fazendo parte da regra geral, sendo nisso acompanhado por mais de 95% dos candidatos daquele concurso.
O segundo ponto a ser levado em consideração é que estudar para concurso é como entrar numa fila de espera para a investidura em cargos ou empregos públicos. A cada concurso a fila avança, pois algumas pessoas são aprovadas e abrem vagas para novos candidatos. Sendo assim, quando o concurseiro estuda e não desiste, não há segredo: a aprovação acontece mais ou cedo ou mais tarde! Porém, quando o concurseiro reprova num concurso e interrompe a preparação por conta do desânimo, medo ou qualquer outro sentido negativo, ocorre algo curioso: ele retorna ao fim da fila, pois outros concurseiros mais disciplinados assumem o lugar dele. Então, não esqueçamos: a fila anda e só poderemos acompanhá-la se estudarmos com afinco. Se você foi reprovado, pode até ficar chateado, mas deve voltar a estudar o mais rápido possível. Caso contrário, perderá seu lugar na fila.

E, por fim, não deixe a pressa dessa sociedade imediatista te corroer. Não tenha pressa de ser aprovado, pois a pressa só vai te deixar mais ansioso e irá atrapalhar sua concentração nos estudos. Tenha a máxima vontade de aprender. Não se preocupe em ser aprovado. Preocupe-se em aprender, pois com este aprendizado a aprovação será uma conseqüência.

Meu caro amigo concurseiro, se você está nessa caminhada para vencer, fique ciente de que não existe nada além de duas alternativas: ou você desiste ou você passa. A escolha é sua! Cabe a você decidir se, após mais uma reprovação, vai “levantar do chão, sacudir a poeira” e continuar a caminhada, consciente de que a reprovação é algo normal (acontece com todo mundo um dia), que ocupar cargo ou emprego público é uma questão de tempo e, acima de tudo, que não adianta ter pressa, pois definitivamente ela não é sua aliada.


Macetes para candidatos a concursos:

1 – Escolha o concurso em que deseja ser aprovado. De nada adianta ficar atirando para todos os lados. Escolha uma carreira (judiciária, bancária, militar etc) e estude apenas aquelas matérias relacionadas aos concursos da respectiva carreira. Muito cuidado! Você deve fazer o máximo de concursos que puder, mas somente se as matérias do conteúdo programático estiverem dentro daquele rol de matérias que você tem estudado.

2 – Não tenha pressa de aprender tudo de uma só vez. Prime pela qualidade do que se estuda, e não pela quantidade. Estude de maneira criteriosa, absorvendo o máximo de detalhes sobre o conteúdo.

3 – Escolha bem o seu material, pois 85% de sua preparação depende da qualidade dos livros, apostilas e resumos. É bom ressaltar que ninguém passa em concurso somente lendo apostilas compradas em banca. Nada contra esse tipo de material, mas acontece que passar em concurso requer um aprofundamento nas matérias. E as apostilas raramente oferecem esse nível de aprofundamento.

4 – Se possível, faça um cursinho. Apesar de não ser um determinante na sua aprovação, o cursinho pode ser uma útil ferramenta quando utilizada corretamente.

5 – Desenvolva hábito de estudar! Estude muitas horas por dia – o máximo que você conseguir. Não adianta achar que será aprovado sem acumular carga horária de estudo.

6 - Leia o nosso livro Os Sete Hábitos do Concurseiro. Lá você poderá encontrar mais dicas e macetes sobre como ser aprovado em concursos públicos.

7 – Acesse o site www.elyeslesilva.com.br O seu canal eletrônico de aprovação. Lá você poderá encontrar material gratuito, além de comentários às provas anteriores e muitos macetes de concursos. O conteúdo é 100% gratuito!


Fonte: Prof. Elyesley Silva.
Contato: Site, Facebook, Twitter

2 comentários:

  1. Dicas e macetes valiosos para quem quer ter êxito em concursos públicos. O Blog é excelente e a matéria tb!

    ResponderExcluir
  2. O site indicado não existe..está correto?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis