Coaching para Concursos e OAB

terça-feira, 30 de abril de 2013

Como aproveitar o tempo de estudo para concursos

A especialista em concursos Lia Salgado fala sobre técnicas que podem ajudar os candidatos a aproveitar melhor seu tempo de estudo.

Lia lembra que é importante ter uma estratégia e que os candidatos devem olhar sua realidade e buscar encontrar os períodos possíveis para o estudo.

"Estou estudando para o concurso da Polícia Militar. Se tiver o dia todo para estudar, quanto tempo de intervalo tenho que ter para memorizar o conteúdo?", pergunta o internauta Erivelton Dias.
A especialista lembra que é importante fazer uma pequena pausa, de cerca de 15 minutos, a cada 1 hora e meia ou 2 horas. Uma pausa maior, de 1 hora e meia ou 2 horas, deve ser realizada entre os turnos da manhã e tarde, e tarde e noite.

Para quem está só estudando, Lia indica a seguinte programação: das 9h ao meio dia, das 14h às 17h da tarde e das 19h às 22h da noite, sempre com o intervalo de 15 minutos no meio de cada período. "É uma programação equilibrada, que inclui 9 horas de estudo por dia, mas dá para levar durante muito tempo", completa.

Como o concurso citado pelo internauta inclui teste físico, é importante colocar a atividade pela manhã ou no fim da tarde. E, se ele quiser, a especialista ressalta que uma soneca após do almoço está liberada, desde que ele consiga estudar depois.

"Essa programação serve para todos que têm o dia livre, mas deve ser conquistada começando com menos tempo e aumentando aos poucos, como se fosse uma preparação de atleta", ressalta.

Trabalho e estudo
O internauta William Gomes está estudando para concursos, mas acorda todos os dias às 4h da manhã para trabalhar e chega em casa às 20h. "Não posso deixar o serviço e estou conseguindo somente passar nas provas, mas falta passar os candidatos. Tem alguma dica?", questiona o internauta.

"No concurso público, você não precisa passar os candidatos, são eles que vão sair da sua frente. É uma fila, então se você seguir estudando para concursos que cobram as mesmas matérias, as pessoas que sabem mais do que você serão aprovadas e vão sair da sua frente e outras pessoas vão desistir. Se você continuar estudando, naturalmente vai passar por posições mais adiantes na fila."

Para a estratégia do internauta, Lia indica o uso do tempo no transporte para o estudo. Como o candidato acorda cedo, ele pode aproveitar parte do tempo de deslocamento para estudar. "Se for viável, se você viajar sentado e com o mínimo de conforto, pode ler, sublinhar e fazer exercícios", aconselha a especialista.

Se isso não for possível, Lia indica o uso de parte do fim de semana para gravar a teoria para ser ouvida durante o trajeto. No sábado, o tempo de estudo pode ser dividido em três turnos, com exercícios, fichas-resumo e resolução de provas anteriores.

Por fim, a especialista lembra da importância de não desistir. "Coragem, muita coragem, porque você está lutando para mudar a sua vida e a da sua família, e vale a pena."

Estudo após cursinho
"Estou fazendo cursinho e também trabalho. O curso vai terminar em julho e pretendo continuar estudando em casa. O que você me aconselha como estratégia de estudo neste período? Meu objetivo é a carreira fiscal", diz o internauta Luciano SIlva.

Lia lembra que é muito importante estudar paralelamente às aulas. "É ruim ficar só assistindo às aulas", completa. Ela indica o uso de parte da hora do almoço ou da manhã para o estudo. Feriados e finais de semnaa também devem ser aproveitados. Reler a aula anterior da disciplina antes da aula começar também ajuda a melhorar o aproveitamento.

Quando acabar o curso, Lia sugere que o internauta volte ao início de cada disciplina para aparar as arestas e aprofundar o conhecimento. "Reveja a teoria fazendo exercícios e preparando fichas-resumo. Quando chegar ao final de cada matéria, passe a revisar as fichas uma vez por mês e resolver provas anteriores", diz a especialista.

Fonte: G1 - Por Lia Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Ajude seus amigos concurseiros, divulgue o blog. =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis